Infestação de aranhas fecha hospital na Austrália


23.04.2008 - Um pequeno hospital de Sydney, na Austrália, terá de ser interditado temporariamente em função de uma infestação de aranhas venenosas, informou a agência AP. O Baralaba Multi Purpose Health Service será fechado a partir da manhã de quinta-feira para dedetização.

A ação é necessária porque centenas de redback spiders, espécie também conhecida como aranha australiana, foram encontradas em várias partes do hospital. Três ou quatro pacientes tiveram de ser removidos para outra casa de saúde, de acordo com as autoridades australianas.

Essa espécie de aranha é muito comum no país e tem uma picada venenosa muito dolorida. Segundo especialistas, o clima mais quente dos últimos tempos vem proporcionando condições ideais de reprodução. O hospital optou pela dedetização para tentar matar não só as aranhas, mas também os seus ovos.

Redação Terra

------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Alerta dos biólogos: Escorpiões invadem as grandes cidades

12.04.2007 - Segundo biólogos, animais estão saindo da mata para viver perto do homem.
De 2001 a 2005, número de picadas passou de 18 mil para 36 mil casos.

Biólogos fizeram o mapa de uma praga que tem se espalhado pelo Brasil, o escorpião, e alertam: esses animais estão se acostumando a viver em grandes cidades, perto do homem. De 2001 a 2005, o número de registros de picadas de escorpião no Brasil passou de 18 mil para 36 mil casos.

Pesquisadores do Instituto Vital Brasil, do Rio, perceberam um aumento no número de picadas de escorpião em lugares como casas simples, com terrenos grandes, cheios de entulho, principalmente tijolos. Buracos em tijolos são ideais para a reprodução do escorpião.

“Toda vez que as pessoas acumulam entulho, lixo ou madeira, a gente vai ter ambientes onde o animal vai preferir em vez de ficar vivendo na natureza, onde tem de fugir do gavião, da coruja, do lagarto, correr atrás dos insetos”, explica Cláudio Maurício, pesquisador do Instituto Vital Brasil.

Segundo o mapa traçado pelos cientistas, em Minas Gerais e Pernambuco há focos no tanto no interior quanto em Belo Horizonte e no Recife.

Na Bahia e em Alagoas, a maioria dos casos está aparecendo nas periferias de Salvador e de Maceió. O mesmo acontece no Distrito Federal. Em São Paulo, a ocorrência maior ainda é no interior do estado. No Rio de Janeiro, os escorpiões aparecem em quase todo o interior e agora também na Região Metropolitana.

Entre os biólogos, há uma certeza: os escorpiões não deveriam estar trocando a mata pelo asfalto. “Nós estamos criando abrigo para eles”, afirma o pesquisador Cláudio Maurício.

Fonte: Globo.com

Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne