Big Brother Militar: 100 câmeras de alta tecnologia monitorando 15 regiões


A Polícia Militar inaugurou nesta quarta-feira (23), no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), na Luz, região central de São Paulo, o novo sistema de monitoramento por câmeras de vídeo da capital paulista. A instalação dos aparelhos começou em julho e custou mais de R$ 6 milhões ao governo de São Paulo.

Das 100 câmeras previstas, 80 já estão em operação, de acordo com o capitão Marcel Soffner, assessor de imprensa da PM. Até o final do ano, o governo do estado deverá adquirir mais 100 câmeras para incorporar ao policiamento da capital. Há a previsão da aquisição de outras 30 câmeras para Aparecida e mais 30 para Campos do Jordão, no Vale do Paraíba (SP), perfazendo um total de 260.

O sistema vai monitorar 15 regiões da cidade por meio de câmeras ligadas 24 horas por dia a uma central. Das 100 câmeras previstas, 80 já estão em operação, de acordo com o capitão Marcel Soffner, assessor de imprensa da PM.

O governo afirma que, até 15 de agosto, serão instaladas outros equipamentos na cidade. Estão na mira das filmadoras ruas de comércio, bairros da periferia e regiões com grande circulação de pedestres. Os estádios do Morumbi, Pacaembu e Parque Antarctica serão monitorados.

As imagens serão criptografadas e transmitidas por radiofreqüência até a sala da PM, no centro da capital. Cada câmera pode aproximar a imagem em até 36 vezes, o que representa um alcance de até 3 km em área aberta. Outra qualidade é que não precisa de muita luz para se obter uma boa imagem.

“O equipamento até pode identificar uma pessoa. Se um policial focar uma determinada pessoa e esta tiver um sinal característico ele pode, através de outros equipamentos utilizados pela polícia, fazer uma pesquisa de imagem para fazer esta identificação”, explicou o capitão.

Exclusividade

Há cerca de um ano, a Polícia Militar vinha utilizando de forma compartilhada as imagens geradas por 40 aparelhos da Guarda Civil Metropolitana. Junto à distribuição das câmeras, também foi elaborada uma estratégia de policiamento para obter resposta imediata. Para isto, contará com o apoio do Programa de Policiamento ROCAM e do Rádio Patrulhamento.

“É importante destacar que o sistema é uma ferramenta a serviço da segurança pública. O próprio policial que monitora a câmera já faz o registro da ocorrência e aciona a equipe de policiamento que estiver mais próxima ao local”, disse o capitão Soffner.

Fonte: G1

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Debate sobre fim da privacidade ressurge no Reino Unido, o 'Estado Big Brother'

07.02.2008 - LONDRES - Uma polêmica deflagrada na Grã-Bretanha após a revelação, esta semana, da escuta em um deputado no momento em que se encontrava na prisão com um suspeito de terrorismo, relançou o debate sobre os rumos de um Estado sob vigilância no estilo "Big Brother".

Desde os atentados do 11 de Setembro, nos Estados Unidos, a multiplicação das medidas de segurança alimentou as preocupações sobre o volume de informações coletadas pelas autoridades e sua capacidade de protegê-las.

A revelação, no início da semana, de uma escuta no deputado trabalhista Sadiq Khan por parte da polícia antiterrorista, quando ele visitava Babar Ahmad na prisão, suspeito de terrorismo e alvo de um pedido de extradição dos EUA, reavivou o debate.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, prometeu uma rápida investigação, destacando, contudo, que a vigilância é "necessária para defender nossa segurança, manter nossa liberdade e, em alguns casos, salvar vidas".

Pôr uma escuta nos parlamentares não é formalmente ilegal, mas as autoridades se abstêm de fazê-lo, por tradição, desde 1966, de acordo com a "doutrina Wilson", ditada pelo ex-premier Harold Wilson.

Na quarta-feira, Nick Clegg, chefe do Partido Liberal, segundo partido da oposição, acusou Gordon Brown de fazer dos britânicos "a população mais espionada do planeta". O primeiro-ministro rebateu, afirmando que as pessoas estavam mais "tranqüilas" com a presença de câmeras de circuito interno de TV (CCTV).

Hoje, a Grã-Bretanha é vigiada 24 horas por 4,2 milhões de CCTVs, ou seja, uma câmera a cada 14 habitantes, a proporção mais alta do planeta. Algumas têm até alto-falante para chamar a atenção de quem estiver fazendo o que não devia.

"Trabalhamos para proteger as liberdades dos cidadãos", disse Brown aos deputados, anunciando um estudo sobre "a eventual possibilidade" de usar como prova em processos as informações coletadas pela interceptação das comunicações, como e-mail e telefone.

"Autorizar os grampos telefônicos como prova é lógico e preferível a medidas antiterroristas, como o período excessivo de detenção sem acusações, que dá uma vitória de propaganda aos extremistas", alegou a Liberty, organização de defesa das liberdades civis.

Além disso, em julho passado, Brown já havia anunciado a generalização de vistos e passaportes biométricos em 2008 e o registro eletrônico de cada passageiro que entra e que sai do território.

Os projetos do governo também dizem respeito, diretamente, aos britânicos: cada habitante deverá ter, pela primeira vez, uma carteira de identidade biométrica, em 2009, e as autoridades pretendem ampliar seus arquivos de DNA.

Este arquivo já é, hoje, o mais expressivo do mundo, com o DNA de 5,2% da população, cerca de 4 milhões de pessoas, compilado. Desde 2004, o perfil do DNA de qualquer pessoa presa na Inglaterra e no País de Gales (salvo infrações menores), declarado culpado, ou não, é conservado.

A perda recente de uma série de dados sensíveis de milhões de britânicos, utilizados pela Receita, polícia e Exército, e seu possível vazamento estão longe, porém, de tranqüilizar a população, cada vez mais vigiada.

Fonte: Terra notícias

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne