Peixes à beira da extinção: Governo admite que a vida marinha está ameaçada na costa brasileira


16.11.2008 - Reportagem da revista ISTOÉ, novembro 2008.

São comuns as listas divulgadas por órgãos públicos e ONGs sobre espécies ameaçadas de extinção - e, a cada rol que vem à luz, geralmente aumenta o número de animais condenados. Na semana passada, surgiu mais um desses documentos, só que desta vez trata-se de uma listagem inédita feita pelo Ministério do Meio Ambiente: pela primeira vez peixes e invertebrados marinhos aparecem em situação crítica. Ao todo são 154 espécies do mar que correm risco, conforme o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Segundo o responsável pelo Departamento de Recursos Genéticos do Ministério, Lídio Coradin, todas as espécies citadas encontram-se nessa situação de perigo devido a um fator: a ação humana. A poluição, a pesca predatória, a destruição da costa e a introdução de espécies predadoras são fatores que desequilibram esse frágil ecossistema.

O Livro Vermelho é fruto do trabalho de 282 especialistas. A última listagem desse tipo, feita em 1989, tinha 219 espécies. O fato de peixes e crustáceos não terem aparecido nela não significa, no entanto, que eles estavam a salvo. "Havia uma grande deficiência de conhecimento sobre tais grupos", disse à ISTOÉ Gláucia Drummond, superintendente técnica da Fundação Biodiversitas, que coordenou o estudo atual. Foi só nos últimos anos que as pesquisas avançaram e deram aos biólogos e ambientalistas a possibilidade de olhar com mais acuidade para o mar. "Essa lista é um tapa na cara pela irresponsabilidade", declarou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Segundo Coradin, ela agora servirá de base para ações específicas direcionadas a cada espécie em extinção. "Não podemos comemorar a edição desse livro. Ele é, isso sim, motivo de vergonha. A comemoração tem de ser quando uma espécie sair do rol dos condenados à morte", afirmou ele. A pesquisa também ajudará o Ministério a decidir as áreas para a criação de parques de conservação marinha, praticamente inexistentes no País.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne