Escorpiões invadem berços de creche com 80 crianças no interior de SP


07.01.2009 - Uma creche em Pirapozinho (584 km distante da capital de São Paulo) foi fechada por tempo indeterminado desde terça-feira (6) devido a uma invasão de escorpiões. Na segunda (5), seis deles foram encontrados no berçário das crianças. Outros quatro foram achados na terça.

A interdição ocorreu por questão de segurança porque os bichos venenosos colocaram em risco a vida de mais de 80 crianças de até cinco anos atendidas na creche. Uma comissão de funcionários da saúde e o responsável pelo controle de endemias foram ao local.

A prefeitura da cidade determinou a interdição do prédio. Com o fechamento, o atendimento às crianças do município pode ficar comprometido. É que as outras cinco unidades já estão no limite de sua capacidade. E ainda há fila de espera de vagas. Mas, segundo ele, esta foi a única alternativa para evitar problemas mais graves.

De acordo com os funcionários da creche, os escorpiões invadiram o prédio há muitos anos. A vigilância epidemiológica afirma que já sabia da existência de escorpiões no local.

Ainda segundo a prefeitura, não há prazo para o retorno das crianças à creche.

Fonte: G1

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Alerta dos biólogos: Escorpiões invadem as grandes cidades

12.04.2007 - Segundo biólogos, animais estão saindo da mata para viver perto do homem.
De 2001 a 2005, número de picadas passou de 18 mil para 36 mil casos.

Biólogos fizeram o mapa de uma praga que tem se espalhado pelo Brasil, o escorpião, e alertam: esses animais estão se acostumando a viver em grandes cidades, perto do homem. De 2001 a 2005, o número de registros de picadas de escorpião no Brasil passou de 18 mil para 36 mil casos.

Pesquisadores do Instituto Vital Brasil, do Rio, perceberam um aumento no número de picadas de escorpião em lugares como casas simples, com terrenos grandes, cheios de entulho, principalmente tijolos. Buracos em tijolos são ideais para a reprodução do escorpião.

“Toda vez que as pessoas acumulam entulho, lixo ou madeira, a gente vai ter ambientes onde o animal vai preferir em vez de ficar vivendo na natureza, onde tem de fugir do gavião, da coruja, do lagarto, correr atrás dos insetos”, explica Cláudio Maurício, pesquisador do Instituto Vital Brasil.

Segundo o mapa traçado pelos cientistas, em Minas Gerais e Pernambuco há focos no tanto no interior quanto em Belo Horizonte e no Recife.

Na Bahia e em Alagoas, a maioria dos casos está aparecendo nas periferias de Salvador e de Maceió. O mesmo acontece no Distrito Federal. Em São Paulo, a ocorrência maior ainda é no interior do estado. No Rio de Janeiro, os escorpiões aparecem em quase todo o interior e agora também na Região Metropolitana.

Entre os biólogos, há uma certeza: os escorpiões não deveriam estar trocando a mata pelo asfalto. “Nós estamos criando abrigo para eles”, afirma o pesquisador Cláudio Maurício.

Fonte: Globo.com
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne