Apostasia: Fim da Igreja Católica na Bolívia?


02.02.2009 - Vejam para que servem estes foruns comunistas e socialistas como o que acontece agora em Belém do Pará.

O ex-bispo e presidente do Paraguai, Fernando Lugo, propôs no Fórum Social Mundial, que seja criada a “religião do Mercosul",no que ele é apoiado pelos líderes teologia da libertação, que é contrária à doutrina da Igreja Católica.
O Paraguai exerce neste semestre, a presidência rotativa do Mercosul e Lugo, em um encontro com religiosos da Teologia da Libertação, disse que pretende dar uma "cara do povo" para o bloco que inclui Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
"Nós não queremos que o Mercosul seja apenas uma reunião de chefes de estado", disse Lugo.
De acordo com o presidente paraguaio, você tem que dar a este organismo oportunidade para o diálogo entre os trabalhadores, os agricultores e os jovens e não perder o diálogo das religiões que é tão importante para os países da região.
Lugo declarou que convidou para esta reunião de teólogos Leonardo Boff e brasileiro Carlos Alberto Libanio Christo, conhecido como Frei Betto, que são dois dos ideólogos da Teologia da Libertação.
Após o encontro com os religiosos, o presidente foi agendado para um encontro com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir questões bilaterais antes de retornar ao Paraguai.

Fonte: www.hoybolivia.com

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Postado por Marcelo Motta Cypriano às 15:29
Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009

Fim da Igreja Católica na Bolívia?
Morales quer substituir a Igreja Católica.

29/01/2009 - 22:49:18

O Presidente Evo Morales afirmou nesta quinta-feira, em Belém do Pará, que é possível substituir a Igreja Católica, por outra igreja, considerando que ela se tornou o inimiga das mudanças que ele está executando em seu governo.
Morales disse, no Fórum Social Mundial que está sendo realizado nesta cidade brasileira, que a Igreja Católica é o principal "inimigo da mudança pacífica" que o seu Governo pretende implementar no seu país e assegurou que é possível substituir esta religião por outra.

"Na Bolívia, há muitos adversários, não só a imprensa da direita, mas grupos da Igreja Católica, os líderes da Igreja Católica, é que são os inimigos da mudança pacífica."

O presidente diz que ele "tem refletido, e por isso grita constantemente: Outro mundo é possível, eu quero dizer outra fé, outra religião, outra igreja também é possível irmãos e irmãs", disse ele.
Morales, uma semana antes do referendo constitucional, ainda se diz um católico e recebeu a comunhão da igreja em uma aldeia Potosina. Assim, o presidente queria mostrar que a Bolívia não eliminar a formação da religião.
A Igreja Católica e todas as igrejas são contra a Constituição de Evo Morales, porque continham artigos que eram contrárias à Palavra de Deus.
Isto provocou um forte ataque verbal principalmente contra a Igreja Católica e contra o Cardeal Terrazas julio, que fez declarações que não eram do agrado do governo.

Postado por Marcelo Motta Cypriano às 02:29 (gentileza Ercília)

www.hoybolivia.com

Fonte: www.recados.aarao.nom.br

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Diz na Sagrada Escritura:

"Cuidai de que ninguém vos leve novamente à escravidão com filosofias falazes e vãs, fundadas em tradições humanas, nos elementos do mundo e não em Cristo." ( Cl 2, 8 )

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Lembrando...

Teologia da Libertação: O Comunismo invade a Igreja

Um dos muitos problemas que assolam a Igreja nos dias de hoje é a gravíssima heresia chamada “Teologia da Libertação”. Trata-se de uma heresia materialista, que apresenta uma visão de mundo contrária à Doutrina da Igreja disfarçada com um vocabulário aparentemente cristão.
Esta heresia é um dos muitos aspectos que tomou o modernismo, heresia que o Santo Padre Pio X qualificou de “síntese de todas as heresias”. Segundo o modernismo, a Verdade absoluta não existe; toda “verdade” é apenas uma opinião, uma visão pessoal que pode e deve mudar com o tempo. Assim, para o modernista, a Doutrina da Igreja, ensinada por Nosso Senhor Jesus Cristo, pode e deve ser substituída por algo mais... “moderno”.

A “Teologia da Libertação” (TL) é o nome dado a esta vertente do modernismo, peculiar à América Latina. Este nome, na verdade, é enganoso; “Teologia” significa “conhecimento, estudo de Deus”- e esta heresia aplica-se apenas à organização social humana. Do mesmo modo, o termo “Libertação” é por eles utilizado como significando algo diametralmente contrário à noção cristã de libertação.

Os erros da TL são muitos, todos eles baseados em uma negação da ação sobrenatural de Deus. “Sobrenatural” é um termo teológico que significa “acima da natureza humana”.

Sabemos, porque a Igreja o ensina, que é pela ação sobrenatural de Deus, pela graça de Deus, que podemos evitar o pecado e alcançar a Santidade.

Sabemos, porque a Igreja o ensina, que o nosso objetivo maior é sermos Santos.

Sabemos, porque a Igreja o ensina, que no fim dos tempos Nosso Senhor Jesus Cristo voltará em glória para julgar os vivos e os mortos e então, só então, haverá um paraíso na terra.

A TL, porém, prega um conceito marxista (inspirado pelo teórico do marxismo - do comunismo -, Carlos Marx) segundo o qual haverá um paraíso na Terra quando os pobres retirarem dos ricos as riquezas e as distribuírem, criando assim uma sociedade sem classes.

O mecanismo desta revolução seria a “luta de classes”: os pobres, revoltando-se contra a sua pobreza, conquistariam o poder e assegurariam uma distribuição igualitária de todos os bens materiais. Para o marxista, logo para o TL, o único pecado que existe é a acumulação de riquezas, vista por eles como essencialmente ruim. Do mesmo modo, eles vêem em qualquer hierarquia um pecado contra a “igualdade” que eles crêem existir entre os homens.

Assim, a TL considera que o que realmente importa é pregar entre os pobres a revolta contra os ricos, com o fim de estabelecer uma sociedade igualitária. Para a TL, a hierarquia eclesiástica é na verdade um “roubo” do poder que pertenceria ao Povo feito pelos Bispos e padres.

Para a TL, a Doutrina da Igreja não interessa, assim como não interessa o céu. Interessa sim a organização de movimentos populares para lutar por reivindicações puramente materiais: terras (como o MST), aumentos salariais, etc.
Vejamos portanto quais são as principais diferenças entre a Doutrina Cristã e a ideologia da TL:

1 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que o homem tende ao mal devido às conseqüências do Pecado Original. É mais fácil fazer o mal que o bem, e assim os vícios devem ser combatidos e as virtudes incentivadas.
b) Para a TL, o homem é naturalmente bom, mas a organização social “opressora” é má e deve ser combatida.

2 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é pela Graça de Deus, infundida e aumentada pelos Sacramentos, que podemos fazer o bem.
b) Para a TL, a graça de Deus é apenas uma expressão, e os Sacramentos são apenas símbolos - a Eucaristia é símbolo da partilha do pão material, o Batismo é símbolo de compromisso com a causa da Revolução comunista, etc.

3 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que somos chamados à Santidade, ou seja, à libertação do pecado, de que só gozaremos em plenitude no Céu após a nossa morte e na Terra após a nossa ressurreição.
b) Para a TL, “Libertação” significa a obtenção de condições materiais adequadas na terra através de reivindicações políticas: terra, casa própria, sistemas sanitários, etc.

4 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a propriedade particular é uma coisa boa e querida por Deus; é perigoso o apego aos bens materiais, mas ser rico não é pecaminoso.
b) Para a TL, a propriedade particular é uma abominação, o único pecado existente. O apego aos bens materiais - terra, casa, etc. - porém, é visto por eles como um bem. O objetivo do homem, para eles, é justamente lutar por bens materiais.

5 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a Hierarquia da Igreja é instituída e mantida por Deus.
b) Para a TL a existência da Hierarquia é sinal de um roubo de poder que deveria pertencer ao “Povo”. É por isso que nas dioceses ainda em poder da TL, não são incentivadas as vocações sacerdotais e as paróquias são substituídas por comunidades dirigidas por leigos.

6 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que é essencial conhecer e seguir a Verdade para podermos chegar à Santidade.
b) Para a TL qualquer pessoa que “lute contra a opressão”, ou seja, que participe da subversão comunista, é um modelo a ser seguido, ao passo que, por exemplo, um Santo que tenha se dedicado apenas à oração é um exemplo do que deve ser evitado. Assim Che Guevara, Fidel Castro e outros comunistas são considerados por eles como modelos a seguir, enquanto Santa Terezinha do Menino Jesus é para eles um exemplo de vida inútil.

7 - a) Pela Doutrina Cristã, sabemos que a oração é de suma importância, e a alma, por ser imortal, deve ser cuidado com mais cuidado que o corpo, evitando-se o pecado e buscando-se a Virtude.
b) Para a TL, a alma não importa, a oração é vista apenas como uma preparação para a ação política e o pecado pessoal não existe. Não há problema em roubar, mentir, cometer adultério, matar até. O único pecado seria o pecado social, ou seja: ter bens materiais em quantidade maior que outras pessoas. Assim, para a TL, todo pobre é santo e todo rico é bandido.

Devemos, portanto, procurar evitar ao máximo a leitura de livros e folhetos escritos pela TL, assim como procurar sempre impedir suas investidas em nossas regiões, principalmente através da oração. Alguns dos autores TL mais conhecidos são: Gutiérrez, Leonardo Boff (frade franciscano que apostatou, traiu seus votos e hoje vive com uma mulher casada), Frei Betto, Marcelo Barros...

Autor: Prof. Carlos Ramalhete


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