Artigo do Padre José do Vale: Tempo do Engano


13.02.2009 - “Não se pode enganar todo mundo o tempo todo”.
Abraham Lincoln (1809-1865)  Ex - presidente dos Estados Unidos

A era da internet é vivida por tamanha irracionalidade e monstruosa ignorância.
O nosso tempo está passando por uma engenharia de engano nunca visto na história da humanidade.
O ser humano está sendo enganado por uma nova e terrível visão de mundo, mais perspicaz, mais sutileza, salaz e demolidora do que qualquer coisa que o mundo já passou.
O ser humano tem sido bombardeado demais por inúmeras fantasias e tremendas mentiras. A arte da ilusão tem tornado o espaço da mente e do coração.
As pessoas que são tomadas pela ilusão da vida, são receptivas ao falso. Passa acreditar ao falso. Passa acreditar em atual e em todos.
O nosso tempo está sendo invadido demasiadamente de manuais de auto-ajuda; tratados de conselhos para o alcance da felicidade conjugal, social, emocional e sexual em quinze minutos.
Nos cursos dos gurus, bruxos e mentores, as coisas são resolvidas no final com sucesso em todas as áreas da vida.
É incrível como as pessoas conseguem dar sentido ao que não tem sentido, ter fé no vazio, no nada, no engano. Acreditar onde tudo falhou, onde tudo deu errado, onde a invenção foi boçal.
O psicólogo britânico Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, do Reino Unido, afirma: “as pessoas se comportam de forma tão estranhas por muitas razões: elas gostam de pensar que o universo é mágico, que há uma explicação simples para os seus problemas gostam de acreditar que alguns são capazes de ver o futuro ou empunhar uma varinha de condão e resolver tudo. Quão irracionais e errôneas são tais idéias”.
Depois de numerosos estudos foi comprovado cientificamente, sem margem para questionamento ou sombra de dúvida: superstição faz muito mal à saúde e pode até matar, diz Wiseman, estudo da ciência do bizarro (1).

A NOVA ERA

Diz Sentença Latina: “Vulgus vult décipi – o povo quer ser enganado”.
O povo não pensa não sobe o esquema do sistema. O povo sofre pela sua escandalosa boçalidade.
Os meios de comunicação sabem muito bem controlar o povo. Em toda segmento social existe ideologia para alienar, manipular e escravizar o povo.
Os ideólogos vencem porque acreditam na ignorância da massa. As pesquisas provam o crescimento da idiotice.
Estudos conduzido no reino unido em 2003, por Wisemam revelou que 80% da população tinha o hábito de bater na madeira, 64% de fazer figa e 49% de evitar de passar debaixo de escadas.
Na França, terra da racionalidade iluminista, uma pesquisa revelou que 42% cidadãos franceses acreditam em telepatia, 36% acreditam em astrologia, e 33% extraterrestres.
Estima-se que Braga na Itália 100.000 ocultistas de tempo integral que oferecem consultas; quase três vezes o numero de padres católicos.

A Igreja Católica perdeu mais de 10 milhões de fieis para Nova Era, para as seitas, para o ocultismo e secularismo materialista (2).
Estima-se que existam hoje na Rússia cerca de 800 mil curandeiros. Pagina dos principais jornais trazem todos os dias dezenas de anúncios de curandeiros, magos e afins. Prometem mundos e fundos aos crédulos: de riqueza a cura de doença, passando pelo amor eterno e a extração indolor de dentes. Há também os chamados curandeiros VIP, e o preço da consulta sai por US$ 5 mil.
Este mercado não é regulado. É caótico cheio de charlatões pessoa fora de controle. Temos que por ordem, goste-se ou não.
“É a saúde das pessoas em primeiro lugar, diz a deputada de Moscou Ludmila Stebenkova (3).
Segundo Marilyn McGuire, Diretora Executiva da “New Age Publishing and Retailing Alliance”, existente cerca de 2.500 livrarias sobre ocultismo nos Estados Unidos e mais de 3.000 editores de livros e revistas de ocultismo. A venda de livros da Nova Era, em especial, são calculadas em um bilhão de dólares por ano. Isso torna o movimento da Nova Era um indústria multibilionária, e tais indústrias recebem a atenção das empresas e das autoridades americanas.
Artistas famosos estão sendo influenciados pelo Movimento da Nova era, e eles, por sua vez, influenciam muitos da Nova Era, eles por sua vez, influenciam, muitos. Helen Reddy, Marsha Mason, Lisa Bomet,Tina Tuener, e o musico Paul Horn são apenas alguns dos artistas da industria de entretenimento conversativos á Nova era. Os livros de Shirley MacLaine e a serie de televisão out on a Limb (Minhas Vidas) fizeram com que milhares de espectadores conhecem o ocultismo e o contato com espíritos da Nova Era.
Diafilmes sobre ocultismo estão promovendo sessões espíritas e necromancia (contrato com os mortos) em algumas escolas elementares; leituras de cartas de tarô são oferecidas num restaurante McDonald’s; milhares de estudantes universitários estão indo ouvir palestras sobre o ocultismo. Uma nova fé esta também emergindo no “misticismo científico”, mistura de ocultismo e ciência, e temas ocultistas da Nova Era estão causando impacto em muitos setores da sociedade (4).

O Ilustre filosofo carioca Leandro Konder diz “que estamos vivendo numa sociedade embananada. Não me refiro aqui à sociedade brasileira em sua singularidade, mas penso no modelo que nos está sendo imposto pelos países tidos como bem sucedidos” (5).
É desta sociedade que os charlatões, curandeiros, magos, bruxos, pregadores da teologia da prosperidade e falsos lideres religiosos adoram.
A maior parte dos mentores espiritualistas, guias religiosos são gananciosos por bens materiais e seu foco e o mercado financeiro.

Conclusão

O mundo criado pelo esoterismo, ocultismo, sectarismo, e do sistema da Nova Era é do fabuloso, fantástico, imaginário, misterioso e espirituoso. Deste fascínio mitológico surgem receitas para solução de tudo e de todos. Na verdade, esse é o mundo do engano.
Onde existe o exótico, o excêntrico, o bizarro, o mórbido, a prática é sórdida com fins obscuros.
A pós - modernidade vive o relativismo, o neoliberalismo, o hedonismo e o ateísmo de um lado, do outro lado extremo vive o fundamentalismo das seitas, o fanatismo de crença em seguimento aos lideres cegos.
No centro, grupos de pensadores que trabalham pela dignidade da pessoa humana. Buscando renovar conceitos e de demolir preconceitos e absurdos no campo da religião.
Tais pensadores propõem à sociedade uma fé conectada com valor da vida e da justiça e extirpar todo o extremismo da religião.
A verdade deve ser o fundamento em todo seguimento social. Estejamos prontos para denunciar o engano e seus congêneres. Em nome do amor, da paz e da verdade, para que a humanidade tenha vida e vida com abundância.

Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História da Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
E-mail: [email protected]


NOTAS:

(1) O Globo, 26/10/2008, p.62.
(2) Revista Alcance, 3º trimestre de 2005, p.24.
(3) O Globo, 07/09/2008, p.49.
(4) Ankenberg, John e Weldon, John. Os fatos sobre o movimento da Nova Era, Porto Alegre: Obra chamada de Meia – Noite, 1999, pp. 14 e 15.
(5) Jornal do Brasil, 12/07/2008, p.16.

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne