Princípio de tornado assusta moradores do Distrito Federal


16.03.2009 - Um fenômeno meteorológico impressionou e assustou moradores de Sobradinho (DF), uma das cidades-satélites de Brasília. Por volta das 13h deste domingo, uma nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado, foi avistada por cerca de 10 minutos.

O aparecimento foi precedido por uma grande formação de nuvens e seguido por relâmpagos. "Eu nunca tinha visto algo assim no Distrito Federal", conta o universitário Guilherme Teixeira, 19 anos, que fotografou o fenômeno.

Considerada comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a formação de nuvens funis no Distrito Federal não surpreende o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o meteorologista Manoel Rangel, as condições climáticas eram plenamente favoráveis à formação do fenômeno neste domingo.

A massa de ar seco que predominava na atmosfera entrou em confronto com áreas de instabilidade procedentes da Amazônia, que provocaram um contraste térmico. Esse é o cenário propicio para o aparecimento de nuvens funis. Essas mesmas condições, segundo o meteorologista do Inmet, retornarão à região entre os dias 23 e 30 deste mês.

O tornado se difere da nuvem funil por atingir maior intensidade e tocar o solo, o que não ocorre no caso da nuvem. O formato similar ao do tornado é o que impressiona os moradores onde é visto. "A mecânica, do ponto de vista físico, é a mesma da nuvem funil e do tornado. O que os difere é a velocidade, a intensidade e o potencial destruidor", explica Rangel.

Fonte: Terra notícias

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Tornado atinge zona rural de São Luís e de manhã foi registrado outro tornado em Santarém, no Pará.

26.08.2008 - Um tornado passou pela zona rural de São Luís. O fenômeno durou cerca de cinco minutos. Este é o segundo registro desse tipo de fenômeno na cidade em menos de dois meses. As informações são da TV Mirante.

O Sistema de Vigilância da Amazônia já havia previsto a formação de tornados na região. Pela manhã foi registrado outro tornado em Santarém, no Pará.

Redação Terra

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Tornado é registrado por moradora da cidade de Tubarão, no Sul de Santa Catarina

17.02.2008 - Daniela Sachetti Elias viu da frente da sua casa a formação de um possível tornado no final da tarde de sábado em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, e decidiu registrar o fenômeno. Ela mora com o marido e filhos na rua Emídio João dos Santos, bairro São Cristóvão, e observou as mudanças nas nuvens junto com seus vizinhos:

— No início parecia nuvem de poeira. Resolvemos filmar e ficamos muito apreensivos e com medo. Os vizinhos estão nervosos até agora. O pessoal pensa que só acontece em filme, só nos Estados Unidos.

No domingo, Daniela chegou a conferir a destruição provocada pelos ventos e garante que não há como esquecer o fenômeno.

O meteorologista da Central RBS de Meteorologia Cléo Kuhn explica que o tornado se forma devido à conjunção de calor e umidade do mar, que dá origem a um tipo de nuvem chamado cúmulo-nimbos. Esta nuvem pode se transformar em um tornado, dependendo do relevo da região e dos ventos:

— É comum em qualquer época do ano, mas acontece com mais freqüência no verão aqui na região sul, no nosso litoral. É difícil conseguir imagens pois ele aparece e vai embora rapidamente. Não tem como prever pois é uma formação momentânea, que dura em média cinco minutos — explica Cléo Kuhn.

A Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram estudam a possível ocorrência do tornado. Segundo o meteorologista Daniel Calearo, é possível que o fenômeno tenha realmente ocorrido na região. O radar meteorológico da Epagri/Ciram registrou uma frente fria que passou pela região e provocou chuvas fortes. Ela pode ter influenciado na formação do tornado.

Mas a confirmação só será feita durante a semana, quando técnicos da Defesa Civil e meteorologistas da Epagri/Ciram forem até a região conversar com os moradores e analisar os destroços. Ele explicou que o tornado deixa sinais específicos, como objetos retorcidos.

Na noite do tornado, um temporal destelhou sete residências e deixou uma pessoa ferida em Tubarão. A chuva provocou estragos principalmente na localidade de Lajeado. Uma mulher teve uma perna fraturada ao ser atingida por uma porta, dentro de casa, devido ao vendaval. Árvores também foram derrubadas.

Fonte: Jornal Zero RS/ Diario Catarinense SC
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne