Um fenômeno raro no céu de São Paulo chamou a atenção de moradores


24.03.2009 - Um fenômeno raro no céu de São Paulo chamou a atenção de moradores do bairro de Moema, na Zona Sul da capital paulista. Um redemoinho de vento se formou e só não virou um tornado porque o funil de vento não teve força suficiente para tocar o chão. Faltou umidade para fortalecer o fenômeno.

As imagens foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (23) por Marcus Vinicius, que filmou o fenômeno da janela do 20º andar de um prédio. Ele não informou quando fez a gravação.

Pelas imagens, dá para ver que o céu nublado indica a formação de um temporal com raios. Os ventos entram em rotação acelerada por mais de 30 segundos e se dissipam antes de atingir o solo.

Os meteorologistas estimam que esses ventos tenham alcançado 110 km/h. Se o redemoinho tivesse atingido a cobertura de um prédio ou o asfalto, haveria destruição em uma área de pelo menos um quilômetro.

A previsão para esta terça-feira (24) é de sol entre nuvens e chuva rápida à tarde. As temperaturas variam de 19º C a 25° C.

Fonte: G1

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Princípio de tornado assusta moradores do Distrito Federal

16.03.2009 - Um fenômeno meteorológico impressionou e assustou moradores de Sobradinho (DF), uma das cidades-satélites de Brasília. Por volta das 13h deste domingo, uma nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado, foi avistada por cerca de 10 minutos.

O aparecimento foi precedido por uma grande formação de nuvens e seguido por relâmpagos. "Eu nunca tinha visto algo assim no Distrito Federal", conta o universitário Guilherme Teixeira, 19 anos, que fotografou o fenômeno.

Considerada comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a formação de nuvens funis no Distrito Federal não surpreende o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o meteorologista Manoel Rangel, as condições climáticas eram plenamente favoráveis à formação do fenômeno neste domingo.

A massa de ar seco que predominava na atmosfera entrou em confronto com áreas de instabilidade procedentes da Amazônia, que provocaram um contraste térmico. Esse é o cenário propicio para o aparecimento de nuvens funis. Essas mesmas condições, segundo o meteorologista do Inmet, retornarão à região entre os dias 23 e 30 deste mês.

O tornado se difere da nuvem funil por atingir maior intensidade e tocar o solo, o que não ocorre no caso da nuvem. O formato similar ao do tornado é o que impressiona os moradores onde é visto. "A mecânica, do ponto de vista físico, é a mesma da nuvem funil e do tornado. O que os difere é a velocidade, a intensidade e o potencial destruidor", explica Rangel.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Princípio de tornado é visto em Campo Grande na região de Dourados MS

29.01.2009 - Uma nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado, foi vista por um morador de Campo Grande na região de Dourados (MS). Entre 15h20min e 16h de terça-feira, Fluvio Luna observou a nuvem enquanto se deslocava no sentido Dourados-Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

O fenômeno é considerado comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região de Dourados, a existência de extensas pastagens e a ausência de prédios altos pode ter favorecido o aparecimento de correntes de vento ascendentes, que formam o fenômeno.

De acordo com o meteorologista Franco Villela, do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de São Paulo, o tornado se difere por atingir maior intensidade e tocar o solo, o que não ocorre no caso da nuvem funil.

"Nessa intensidade, a nuvem funil não causa danos e dura apenas alguns minutos. A origem deve ter sido uma instabilidade muito localizada, pois não havia indicativo de instabilidade severa na região na terça-feira", explica o meteorologista.

Fonte: Terra notícias

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Tornado atinge zona rural de São Luís e de manhã foi registrado outro tornado em Santarém, no Pará.

26.08.2008 - Um tornado passou pela zona rural de São Luís. O fenômeno durou cerca de cinco minutos. Este é o segundo registro desse tipo de fenômeno na cidade em menos de dois meses. As informações são da TV Mirante.

O Sistema de Vigilância da Amazônia já havia previsto a formação de tornados na região. Pela manhã foi registrado outro tornado em Santarém, no Pará.

Redação Terra

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne