Tromba d'água assusta moradores de municípios do Rio Grande do Sul


28.03.2009 - Uma tromba d’água assustou moradores de São José do Norte e de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, na tarde de sexta-feira (27). O fenômeno ocorreu na Lagoa dos Patos e passou pelo canal que marca o limite entre os municípios.

Apesar disso, o Corpo de Bombeiros não havia recebido comunicado de estragos por conta da tromba d’água. A Defesa Civil de Rio Grande também não registrou prejuízos.

Segundo testemunhas, o fenômeno durou apenas alguns minutos. Em seguida, uma forte tempestade atingiu a região, com granizo e muitos raios.

Em Rio Grande, algumas ruas ficaram alagadas. Segundo os bombeiros, uma casa teve o telhado danificado pela chuva, mas o problema já foi resolvido.

Fonte: G1

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Princípio de tornado assusta moradores do Distrito Federal

16.03.2009 - Um fenômeno meteorológico impressionou e assustou moradores de Sobradinho (DF), uma das cidades-satélites de Brasília. Por volta das 13h deste domingo, uma nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado, foi avistada por cerca de 10 minutos.

O aparecimento foi precedido por uma grande formação de nuvens e seguido por relâmpagos. "Eu nunca tinha visto algo assim no Distrito Federal", conta o universitário Guilherme Teixeira, 19 anos, que fotografou o fenômeno.

Considerada comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a formação de nuvens funis no Distrito Federal não surpreende o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o meteorologista Manoel Rangel, as condições climáticas eram plenamente favoráveis à formação do fenômeno neste domingo.

A massa de ar seco que predominava na atmosfera entrou em confronto com áreas de instabilidade procedentes da Amazônia, que provocaram um contraste térmico. Esse é o cenário propicio para o aparecimento de nuvens funis. Essas mesmas condições, segundo o meteorologista do Inmet, retornarão à região entre os dias 23 e 30 deste mês.

O tornado se difere da nuvem funil por atingir maior intensidade e tocar o solo, o que não ocorre no caso da nuvem. O formato similar ao do tornado é o que impressiona os moradores onde é visto. "A mecânica, do ponto de vista físico, é a mesma da nuvem funil e do tornado. O que os difere é a velocidade, a intensidade e o potencial destruidor", explica Rangel.

Fonte: Terra notícias

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Defesa Civil registra mais dois tornados em Santa Catarina

10.03.2009 - A Defesa Civil registrou a ocorrência de dois tornados em Santa Catarina nesta terça-feira. As cidades de Turvo, no sul do Estado, e Ponte Alta, na Serra, foram atingidas por chuva e ventos que derrubaram pontes, destelharam casas e causaram alagamentos. Ponte Alta é uma das cidades que decretaram situação de emergência nesta terça-feira.

As chuvas que atingiram o Estado no final de semana devem continuar nos próximos dias. Pelo menos até a próxima quinta-feira, há risco de alagamentos e deslizamentos em áreas e encostas no litoral e no Vale do Itajaí. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), deve chover mais 150 mm nas duas regiões.

Até agora, a Defesa Civil contabilizou 587 pessoas prejudicadas pela chuva, sendo que 196 estão desbarigadas e 391 desalojadas. Dezesseis cidades decretaram situação de emergência. São elas: Alfredo Wagner, Botuverá, Itajaí, Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú, Florianópolis, Praia Grande, Ituporanga, Criciúma, Rio do Sul, Turvo, Ponte Alta, Porto Belo, Otacílio Costa e Bocaina do Sul.

Ontem, a costureira Bernadete Búrigo, 34 anos, e seu filho, Matheus Tomaz, 7 anos, morreram afogados após serem arrastados pela correnteza em uma estrada na cidade de Itajaí. De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, eles estavam em um carro Fiesta conduzido pelo marido de Bernadete, quando a forte chuva começou a elevar rapidamente o volume de água de um córrego das proximidades. O homem conseguiu deixar o veículo, mas a mulher e a criança não conseguiram sair.

Redação Terra

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Princípio de tornado é visto em Campo Grande na região de Dourados MS

29.01.2009 - Uma nuvem funil, que se caracteriza por ser o estágio inicial de um tornado, foi vista por um morador de Campo Grande na região de Dourados (MS). Entre 15h20min e 16h de terça-feira, Fluvio Luna observou a nuvem enquanto se deslocava no sentido Dourados-Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

O fenômeno é considerado comum nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região de Dourados, a existência de extensas pastagens e a ausência de prédios altos pode ter favorecido o aparecimento de correntes de vento ascendentes, que formam o fenômeno.

De acordo com o meteorologista Franco Villela, do 7º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de São Paulo, o tornado se difere por atingir maior intensidade e tocar o solo, o que não ocorre no caso da nuvem funil.

"Nessa intensidade, a nuvem funil não causa danos e dura apenas alguns minutos. A origem deve ter sido uma instabilidade muito localizada, pois não havia indicativo de instabilidade severa na região na terça-feira", explica o meteorologista.

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne