Aparição de tromba d’água assusta no Rio de Janeiro


21.04.2009 - Apesar do tempo chuvoso, quem passou pela praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira (21), foi surpreendido por uma tromba d´água no mar. Foi o caso de alguns praticantes de voo livre, surfistas, porteiros e moradores da região.

“Como o tempo não estava bom para decolar, estávamos aqui no calçadão quando aconteceu. O trânsito parou e as pessoas desceram dos carros para ver. Tudo começou a uns 500 metros da praia, passou pelos surfistas que estavam na água e terminou nas pedras. Levou uns 15 minutos”, conta o instrutor, que faz voo duplo, Rafael Watson.

Mesmo com o movimento fraco, o assunto no quiosque onde trabalha Francisco Pereira era o fenômeno meteorológico. “Tinha quase a altura de um poste, mas não fiquei com medo porque percebi que estava indo para o outro lado”, conta. “Trabalho há 30 anos aqui na praia. Já vi golfinho e baleia, mas isso eu nunca tinha visto”, completa o ambulante Ademir Ribeiro.

Morador de um dos prédios de frente para o mar, o corretor José Ribeiro Santiago, estava passeando com o cachorro e não se conformava de ter perdido o flagrante. “Nunca vi isso acontecer no quintal da minha casa, foi uma pena ter perdido”.

O empresário Rodrigo Castro esteve em São Conrado para aproveitar as ondas e conversou com surfistas que estavam dentro da água na hora da tromba. “Eles disseram que as gaivotas tentavam voar contra o vento. Mas não teve nada de assustador, todo mundo achou bonito”, comenta.

Fonte: G1

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Tromba d'água assusta moradores de municípios do Rio Grande do Sul

28.03.2009 - Uma tromba d’água assustou moradores de São José do Norte e de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, na tarde de sexta-feira (27). O fenômeno ocorreu na Lagoa dos Patos e passou pelo canal que marca o limite entre os municípios.

Apesar disso, o Corpo de Bombeiros não havia recebido comunicado de estragos por conta da tromba d’água. A Defesa Civil de Rio Grande também não registrou prejuízos.

Segundo testemunhas, o fenômeno durou apenas alguns minutos. Em seguida, uma forte tempestade atingiu a região, com granizo e muitos raios.

Em Rio Grande, algumas ruas ficaram alagadas. Segundo os bombeiros, uma casa teve o telhado danificado pela chuva, mas o problema já foi resolvido.

Fonte: G1

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Tromba d'água, com formação semelhante a um tornado, assusta banhistas em SC

03.03.2008 - O forte calor registrado hoje em Santa Catarina acabou gerando temporais no final da tarde em cidades. Uma tromba d'água assustou banhistas no início da noite. O fenômeno ocorreu em alto-mar e pôde ser visto na praia de Canasvieiras, na região norte de Florianópolis, e na cidade de Governador Celso Ramos.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros da capital informaram que não houve vítimas e que a tromba d'água, com formação semelhante a um tornado, ocorreu a cerca de 200 m da costa, deixando o mar bastante revolto.

A ocorrência foi confirmada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri-Ciram), que destacou que o fenômeno é impossível de se prever com antecedência.

Foi o segundo registro de ocorrências meteorológicas raras em menos de um mês no Estado. No último dia 16 de fevereiro, um tornado classificado como F1 (o mais baixo na escala Fujita) trouxe ventos de 150 km/h e vários prejuízos na zona rural da cidade de Tubarão, no sul catarinense.

O forte calor registrado hoje , associado às áreas de instabilidade, podem ter causado o fenômeno, típico de verão.

Ocorrências foram notificadas em outras regiões do Estado. Em Tubarão, uma forte chuva de granizo destelhou várias casas, derrubou árvores, outdoors e danificou a rede elétrica. A delegacia de polícia foi um dos locais que ficaram alagados na cidade.

Uma árvore chegou a cair sobre um carro que estava estacionado na região central. Não há registro de feridos e a Defesa Civil não informou o número de desalojados.

Redação Terra
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne