Aranhas gigantes assustam australianos


06.05.2009 - Uma espécie de tarântula que pode ultrapassar 20 cm de comprimento invade a cidade de Bowen depois de fortes chuvas na região. Elas não são venosas, mas sua picada pode deixar um homem doente.

O mundo todo estava de olho no estado de Queensland, na Austrália, por conta do concurso para "o melhor emprego do mundo". O vencedor, Ben Southall, vai tomar conta de uma ilha paradisíaca no litoral do estado. Enquanto isso, os moradores de uma cidade do interior vivem uma situação bem diferente. Eles estão assustados com o tamanho das tarântulas que estão invadindo as ruas de Bowen. A espécie Theraphosa blondi, conhecida como “aranha comedora de pássaros”, pode ficar maior do que a palma da mão de um homem. Contando com longas patas de até 16 centímetros, seu tamanho pode ultrapassar os 20 cm. As informações são do site do diário britânico The Times.

O número de animais que apareceram rastejando em jardins e espaços públicos só aumenta depois que a região foi atingida por fortes chuvas. Essas aranhas teriam sido “expulsas” de seu hábitat por conta das tempestades. Audy Geiszler, que trabalha no centro de controle de pestes da cidade, capturou no começo da semana uma aranha que, segundo ele, seria do tamanho da sua mão. Ele disse que está sendo bombardeado por ligações de pessoas assustadas. No entanto, a espécie não é venenosa e, ao contrário do que o nome popular sugere, não come pássaros. Mas uma picada pode matar um cachorro ou deixar um homem muito doente.

Geiszler diz que essa espécie é muito comum no leste da Austrália, mas elas costumam ficar fora da vista dos humanos, vivendo debaixo de folhas e árvores cortadas. Quando questionado sobre o que ele faria com a aranha que capturou, afirmou: “Acho que vou guardá-la num pote de acrílico para mostrar às pessoas como ela era grande. Vai ficar ótimo como um peso de papel”.

Fonte: G1

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Alerta dos biólogos: Escorpiões invadem as grandes cidades

12.04.2007 - Segundo biólogos, animais estão saindo da mata para viver perto do homem.
De 2001 a 2005, número de picadas passou de 18 mil para 36 mil casos.

Biólogos fizeram o mapa de uma praga que tem se espalhado pelo Brasil, o escorpião, e alertam: esses animais estão se acostumando a viver em grandes cidades, perto do homem. De 2001 a 2005, o número de registros de picadas de escorpião no Brasil passou de 18 mil para 36 mil casos.

Pesquisadores do Instituto Vital Brasil, do Rio, perceberam um aumento no número de picadas de escorpião em lugares como casas simples, com terrenos grandes, cheios de entulho, principalmente tijolos. Buracos em tijolos são ideais para a reprodução do escorpião.

“Toda vez que as pessoas acumulam entulho, lixo ou madeira, a gente vai ter ambientes onde o animal vai preferir em vez de ficar vivendo na natureza, onde tem de fugir do gavião, da coruja, do lagarto, correr atrás dos insetos”, explica Cláudio Maurício, pesquisador do Instituto Vital Brasil.

Segundo o mapa traçado pelos cientistas, em Minas Gerais e Pernambuco há focos no tanto no interior quanto em Belo Horizonte e no Recife.

Na Bahia e em Alagoas, a maioria dos casos está aparecendo nas periferias de Salvador e de Maceió. O mesmo acontece no Distrito Federal. Em São Paulo, a ocorrência maior ainda é no interior do estado. No Rio de Janeiro, os escorpiões aparecem em quase todo o interior e agora também na Região Metropolitana.

Entre os biólogos, há uma certeza: os escorpiões não deveriam estar trocando a mata pelo asfalto. “Nós estamos criando abrigo para eles”, afirma o pesquisador Cláudio Maurício.

Fonte: Globo.com
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne