Tornado de 200 km/h destruiu cidade em SC, diz Defesa Civil


 09.09.2009 - A Defesa Civil confirmou nesta quarta-feira que um tornado atingiu a cidade de Guaraciaba, em Santa Catarina, e causou destruição e duas mortes na cidade na terça-feira. Segundo a corporação, estima-se que os ventos causados pelo fenômeno chegaram a 200 km/h. A cidade está em estado de calamidade pública

A Polícia Militar (PM) enviou um helicóptero com remédios, água e comida para ajudar os afetados pelo temporal em Guaraciaba. A equipe que chegará ao município vai avaliar ainda a necessidade de mais uma aeronave com ajuda.

Dez mil edificações danificadas
Balanço da Defesa Civil indica que 10.102 edificações foram danificadas pelo temporal que atingiu o Estado na terça-feira. Os danos vão desde casas destelhadas até prédios completamente destruídos pelos ventos.

Em um dos casos, o ginásio da única escola de Guaraciaba teve o telhado arrancado inteiro pelo vento. As paredes do prédio desabaram e atingiram o colégio. A Defesa Civil contabiliza ainda 83003 pessoas afetadas pelos ventos e chuva, 1152 desabrigadas, 5862 desalojadas, 138 feridas e quatro mortas.

Sete cidades estão em situação de emergência: Dionísio Cerqueira, Ipuaçu, Santa Terezinha do Progresso, Schroeder, São Domingos, Vargem Bonita e Vargeão.

Redação Terra

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Tornado deixa 10 mortos no norte da Argentina

08.09.2009 - Um tornado arrasou um pequeno povoado no norte da Argentina na noite de segunda-feira, provocando a morte de 10 pessoas, entre elas sete crianças, e deixando centenas de feridos, informaram nesta terça-feira autoridades da província de Misiones.

A forte tormenta teve como epicentro o povoado de Santa Rosa, de cerca de 20 mil habitantes e localizado perto da fronteira com o Brasil.

Mais de 100 famílias ficaram desabrigadas.

"Durante a noite aconteceu uma forte tempestade no município de San Pedro, em uma colônia que se chama Santa Rosa, que afetou muitas famílias", disse Ricardo Corrales, diretor da Defesa Civil de Misiones, a um canal local de televisão.

A polícia e o Exército trabalhavam na zona afetada para ajudar as vítimas. O governo federal também se mobilizou e enviou à região o ministro da Saúde, Juan Manzur, que coordenará a assistência aos afetados pelo tornado.

"A situação é crítica", disse Manzur, que revelou que as tarefas de socorro às vítimas são afetadas pelo quase isolamento de Santa Rosa após o tornado.

"Colocamos em alerta todos os hospitais da região", disse Manzur a jornalistas. "O tornado criou uma situação catastrófica", acrescentou.

O povoado atingido pelo fenômeno tem casas precárias, na maioria de madeira, e está em uma área de floresta.

Fonte: Terra noticias

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Aquecimento global gera tornados até na Inglaterra

07.12.2006 - Passagem de tornado por Londres deixa seis feridos

Seis pessoas ficaram feridas hoje em conseqüência da passagem de um tornado pelo noroeste de Londres, onde parte de uma casa ficou destruída, informou o Serviço de Ambulâncias.

Um homem com ferimentos na cabeça foi levado para um hospital próximo, enquanto as outras cinco pessoas, com ferimentos leves, foram atendidas no local.

O tornado passou esta manhã pelo bairro de Kensal Rise (noroeste), onde a tempestade derrubou árvores, quebrou janelas, arrancou telhados e derrubou parte de uma casa.

Um porta-voz do serviço médico também informou que a tempestade - que durou cerca de 40 segundos - causou danos estruturais a várias propriedades.

Tornados eram raros na Inglaterra. Mas nos últimos 18 meses eles começaram a surgir com freqüência, o que deu vazão a alertas de que estariam relacionados ao aquecimento global. Em julho de 2005, um deles atingiu a cidade de Birmingham e danificou mil edifícios. Em outubro desse ano, outra tormenta foi registrada em Brighton, ao Sul do País.

Fonte: Terra notícias

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne