Onda de calor já deixou mais de 30 mortos no Paraguai


09.02.2010 - Médicos do Instituto de Previsão Social do Paraguai (IPS) admitiram nesta terça-feira que a onda de calor já deixou mais de 30 mortos, em sua maioria pessoas de idade avançada, por complicações causadas pelo clima. (temperaturas que têm superado os 40°C no país)

"Este foi um dos piores fins de semana que tivemos no hospital. Morreram 14 pacientes, todos estavam acima dos 60 anos", disse nesta terça-feira em uma coletiva de imprensa o diretor médico do IPS, Rubén Aguilar.

A eles se somam outros 17 falecimentos por morte súbita, reportados pela polícia.

Segundo Aguilar, cerca de 80% dos internados em estado grave pelo mesmo mal são pessoas maiores de 80 anos, e a maioria dos pacientes está em estado grave.

O diretor advertiu à população que o calor causa desidratação e outras descompensações, principalmente em pessoas com idade avançada.

Fonte: UOL noticias

----------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Romênia: calor de mais de 40ºC à sombra e 54,5ºC ao sol, mata 40 pessoas

26.06.2007 - Pelo menos 40 pessoas morreram na Romênia devido ao calor registrado nos últimos oito dias, com temperaturas de até 40ºC à sombra e que, na capital, chegaram a atingir 54,5ºC ao sol.

O Ministério da Saúde romeno informou hoje que quatro homens entre 40 e 61 anos morreram em locais públicos por causa de infarto do miocárdio agudo nas últimas 24 horas, e que estas mortes se juntam a outras 26 registradas até domingo em todo o país.

As autoridades informaram que 19 das vítimas morreram na capital Bucareste, que fica no sul da Romênia e onde hoje ao meio-dia os termômetros marcavam 54,5 graus ao sol. O Serviço de Ambulâncias de Bucareste disse ter recebido quase mil ligações nas últimas 24 horas, 68 delas para atender pessoas que desmaiaram na rua.

A onda de calor levou as autoridades a impor restrições para o tráfego de caminhões com peso superior a 7,5 t pelas estradas. As altas temperaturas, que chegam a 70ºC no asfalto, provocam deformações irreversíveis nas vias e determinam a perda da estabilidade, explicou em comunicado a companhia nacional de estradas da Romênia.

Redação Terra

------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Onda de calor de 52°C faz dezenas de vítimas na Índia e Paquistão

11.06.2007 - Pelo menos 29 pessoas morreram no Paquistão em conseqüência da onda de calor que atinge nos últimos dias o país, com máxima de 52°C em alguns pontos, informou uma fonte oficial.

As mortes ocorreram na região oriental de Punjab, que faz fronteira com a Índia, onde outras 21 pessoas morreram por causa do calor.

No centro de Punjab, a temperatura chegou aos 48°C, segundo um oficial paquistanês do ministério da Saúde que informou à emissora de TV "Geo" a morte de 29 pessoas nos últimos dois dias.

Pelo menos seis desses falecimentos aconteceram na capital da província, Lahore, onde dezenas de pessoas foram admitidas em vários hospitais.

O serviço de meteorologia paquistanês previu para esta semana um tempo seco e cálido, o que também ocorrerá em alguns pontos da Índia, com máximas de aproximadamente 45°C.

As ondas de calor são freqüentes no subcontinente indiano nos meses de maio e junho, que precedem a chegada da monção.

No ano passado morreram 80 pessoas devido às altas temperaturas no Paquistão, enquanto o forte calor de 2003 causou mais de 230 mortes.

Fonte: G1

-------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Onda de calor eleva temperaturas a 51ºC nos Estados Unidos

06.07.2007 - Prossegue nesta sexta-feira a onda de calor que atinge há vários dias o oeste americano em meio à expectativa de temperaturas recordes. Avisos foram divulgados pelos Estados de Nevada e do Arizona assim como por algumas regiões da Califórnia. Os moradores são aconselhados a limitar as exposições ao sol e a manter as pessoas mais frágeis sob vigilância.

Os serviço de meteorologia registrou temperaturas de 47ºC na região de San Diego na Califórnia e, na cidade de Baker, os termômetros chegaram a 51ºC. Os bombeiros acompanham a situação com atenção, devido a altas temperaturas combinadas a uma primavera particularmente seca formando, segundo eles, um coquetel explosivo para incêndios.

A polícia de fronteiras do Arizona, onde a cidade de Phoenix registrou quinta-feira uma temperatura de mais de 46ºC, dirigiu advertência a eventuais imigrantes ilegais para preveni-los dos perigos de tentar atravessar os limites entre os dois territórios com este calor. Dez imigrantes ilegais foram socorridos na quarta-feira em estado de desidratação severa.

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------------------

Nota de www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."
 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne