Peixes mortos na Lagoa no Rio de Janeiro ultrapassam 52 toneladas


27.02.2010 -Rio de Janeiro - Mais de 52 toneladas de peixes mortos foram recolhidas na Lagoa Rodrigo de Freitas até as 18 horas de hoje. De várias espécies, eles começaram a morrer na manhã de sexta-feira. De acordo com a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, uma espécie de alga ainda não identificada pode ter causado o acidente ambiental.

De acordo com Marilene Ramos, a medição na água feita no início da semana havia constatado nível alto do micro-organismo (400 mil); o índice encontrado anteontem foi de 1,8 milhão. A secretária disse que um dos motivos para a alta proliferação da alga foi a queda brusca de temperatura, depois de semanas de sol forte.

Segundo o ambientalista Mario Moscatelli, o volume de peixes mortos deve aumentar ainda mais. Isso porque ocorre um efeito bola de neve: os peixes que morreram e ficam no espelho d'água acabam dificultando os demais a também conseguirem oxigênio. De acordo com Moscatelli, esse é o pior acidente com peixes na Lagoa desde 2002. O ambientalista acredita que o problema esteja diretamente ligado ao despejo de esgoto, por causa do rompimento de uma tubulação na Praia do Leblon.

A secretária Marilene Ramos, porém, foi enfática ao negar que a mortandade de peixes da Lagoa esteja relacionada com o despejo de esgoto. "A medição indicou que o nível de oxigênio na água está normal. Se houvesse entrada de esgoto, a quantidade de oxigênio teria caído" afirmou. Amostras da água foram recolhidas e enviadas para serem analisadas no laboratório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Inicialmente, a secretária Marilene Ramos havia estimado a mortandade em 500 quilos. (Colaboraram Clarissa Thomé e Nicola Pamplona)

Fonte: UOL noticias

 

-------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Peixes mortos no Arroio Dilúvio espantam moradores de Porto Alegre RS

13.01.2010 - Centenas de peixes mortos no Arroio Dilúvio chamaram a atenção dos porto-alegrenses nesta quarta-feira. Ao longo do leito, alguns animais mortos e outros vivos se debatiam nas águas sujas e poluídas do arroio que corta a Avenida Ipiranga, na Capital.

O fato ocorre deste o fim da tarde de ontem, mas se intensificou nesta manhã. Os animais boiavam entre garrafas, sacolas plásticas e outros dejetos.

— Passo por ali (Ipiranga) todos os dias. Já teve isso em outros anos, mas o que aconteceu agora foi demais. Olho sempre para o dilúvio para ver o volume da água e me apavorei — diz o aposentado Marcos Pereira, 48 anos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, professor Carlos Garcia, técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foram chamados ao local para fazer a coleta da água, no trecho próximo à Avenida Erico Verissimo, no bairro Azenha. O resultado deve sair entre hoje e amanhã.

— Tinha bastante gente olhando. As aves estavam fazendo a festa por ali — brinca o jornalista Márcio de Almeida Bueno.

— O interessante é ver que havia peixes vivos ali, que é possível ter vida no Dilúvio. Dá esperança de que nem tudo está destruído — completa.

Fonte: Jornal Zero Hora RS

------------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne