Vulcão na Nicarágua expeliu gases e cinzas por 49 vezes em dez dias


21.03.2010 - Manágua.- Um total de 49 explosões de gases e cinzas foi registrado no vulcão de Concepción, na Nicarágua, desde o início de um período de atividades, há dez dias.

Segundo o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), uma coluna de gases e cinzas registrada às 12h locais (15h em Brasília) na quarta-feira atingiu uma altura de 600 metros, enquanto as demais não passaram de 100 metros.

O Ineter indicou que a atividade do vulcão, de 1.610 metros, afetou hoje as comunidades de Moyogalpa e Los Angeles, na Ilha de Ometepe, sudeste do país, onde está o vulcão.

"Observamos que o movimento constante dos gases do vulcão segue aumentando. O mesmo se observou com as exalações de gases, que se mantiveram constantes", explica o Instituto.

Nesta quinta-feira será instalado um posto de vigilância permanente na ilha de Ometepe, além de uma estação sísmica que vai monitorar a situação e continuar a aferir os gases.

Autoridades da Defesa Civil e do Exército da Nicarágua indicaram que foi preparado um plano de evacuação da ilha de Ometepe, com 276 quilômetros quadrados e 37 mil habitantes.

O plano foi fechado em fevereiro, com uma simulação de transferência dos habitantes da ilha pela via aquática.

O Ineter recomendou a todos os habitantes locais que cubram os alimentos e recipientes de água para que não sejam contaminados pelos agentes poluentes expelidos pelo vulcão.

Fonte: G1

--------------------------------------------------------------------------------

Nota de www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades...
Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".

--------------------------------------------------------------------------------

 Acesse: Vídeo - Documentário do Discovery Channel - Super Vulcões

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne