Às vésperas da Páscoa, Papa diz que padres devem ser mensageiros da paz


31.03.2010 - O papa Bento 16 voltou a exortar os sacerdotes a "deixar-se conquistar por Cristo" e a se tornar "mensageiros de paz, esperança e reconciliação" durante a audiência geral desta quarta-feira, ás vésperas da celebração da Páscoa.

Cerca de 11 mil fieis estiveram na manhã desta quarta-feira na Praça de São Pedro. O pontífice falou aos presentes sobre os eventos que envolvem a celebração da Páscoa, que será iniciada com a Santa Missa Crismal de amanhã, a partir das 9h30 (4h30 no horário de Brasília).

"Viver intensamente estes dias, para que orientem decisivamente a vida de qualquer um à adesão generosa e convicta a Cristo, morto e ressuscitado por nós", convidou o Papa durante a audiência.

Além da missa da Quinta-feira Santa, na qual serão consagrados os óleos usados nos ritos católicos --entre os quais o do sacramento sacerdotal--, o chefe máximo da Igreja Católica presidirá uma celebração na Basílica de São João de Latrão.

Nesta solenidade, marcada para as 17h30 (12h30 no horário de Brasília), o pontífice lavará os pés de 12 sacerdotes, em alusão ao que fez Jesus Cristo com seus apóstolos. A solenidade estará incluída na Santa Missa da Ceia do Senhor.

Durante o ato, os presentes serão convidados a contribuir para a reconstrução do seminário de Porto Príncipe, destruído pelo terremoto que atingiu fortemente a capital do Haiti em janeiro, matando mais de 220 mil pessoas. A soma recolhida será confiada a Bento 16 durante a oferenda.

Já na Sexta-feira Santa, o papa tomará parte da Celebração da Paixão do Senhor, que será iniciada às 17h (12h no horário de Brasília). Ele não se pronunciará neste evento, deixando a palavra para o Pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa. Às 21h15 (16h15 em Brasília) ocorrerá a tradicional Via-Sacra no Coliseu, um dos mais famosos cartões postais de Roma.

No Sábado Santo, começa às 21h (16h em Brasília) a Vigília Pascal na Noite Santa, com a bênção do fogo, símbolo da ressurreição. Bento 16 presidirá a missa e batizará seis pessoas provenientes de diferentes países do mundo.

No dia seguinte, o Domingo de Páscoa, o Pontífice abrirá a solenidade às 10h15 (5h15 no horário de Brasília), executando a bênção Urbi et Orbi a partir da sacada central da Basílica Vaticana.

Após as celebrações, já à noite, o chefe máximo da Igreja Católica viajará para a residência papal de Castel Gandolfo, na região italiana do Lazio, onde repousará por alguns dias. De lá, ele recitará o Angelus de segunda-feira.

Fonte: UOL noticias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne