O Padre de ontem é o mesmo de hoje?


04.05.2010 - Os grifos do artigo säo nossos  -   www.rainhamaria.com.br

Quando falamos na palavra "padre" qual é a primeira coisa que nos vem à cabeça?
- Um homem de batina preta? - Um homem celebrando uma Missa com uma túnica branca? - Ou um homem comum como todos os outros?

Nestes dias de hoje, este termo está mais para a última opção, não por apelância, mas sim por que os próprios padres de hoje buscam isto!

Vejamos esta foto:

Algumas pessoas perguntariam: "Em mil novecentos e quanto foi tirada esta foto?", já outras que possuem um pouco mais de conhecimento poderiam dizer: "Isso foi no Concílio de Trento?" e tendo as chances de várias outras perguntas mirabolantes. Vemos nada mais, nada menos do que dois padres caminhando na calçada usando roupas que eram tão comuns na época, quanto a famosa "camisa clerical" dos dias de hoje.

A foto foi tirada em um tempo onde era perfeitamente normal verem padres usando batina, saturno ou barrete, seminaristas vestidos da mesma forma, andando por aí sem "vergonha" nenhuma. Coisas que infelizmente são raríssimas nos dias de hoje. Me entristesse um pouco ver um padre abandonando uma veste que é e continuará sendo tão importante até o fim dos dias para todos os padres do mundo inteiro.

Nos dias de hoje, alguns padres optam por usar roupas que os façam parecer mais com as pessoas normais, mas tendo uma pequena característica que os distinguem dos leigos: Uma pequena palheta branca que se usa entre as duas golas da camisa, fazendo então a camisa clerical, como vemos na foto:

Como me dizia um amigo: "A camisa clerical faz o padre da cintura para cima, basta tirar a palheta e pronto! Não se parece mais com um padre!"

Não condeno quem gosta de usar tal veste sacra, mas uma coisa que ninguém jamais poderá negar é que a roupa própria do padre é nada mais, nada menos do que sua batina. Ora, nos dias de hoje, a finalidade de tudo é de se modernizar, até mesmo o padre! Mas não devem fazer isto a pessoa do padre. Ele deve ser o mesmo de ontem, de hoje e de sempre! Eles não podem aderir às modernidades (infelizmente grande maioria já aderindo) e deixando sua veste talar de lado, trocando por uma camisa que não é criação de nossa Igreja, mas qual padre hoje em dia se importa com isto? Poucos! Infelizmente é uma questão muito triste que choca a qualquer Cristão que reconheça e que realmente se preocupe com a situação da Igreja hoje. Uma vez vi em um site confiável Católico que 97% dos padres hoje, não levam ou não buscam uma vida santa.

Para muitos o padre evoluiu, deixou de usar a batina, usa roupas comuns, tem um linguajar informal, gírias, agindo então de uma forma que não convém à um sacerdote ou seja: Não clerical. Quem vê um padre na rua hoje é capaz até mesmo de faltar com respeito com ele, pois o respeito que se tinha pelo menos à uns 30, 40 anos atrás se perdeu totalmente! Quem acredita que à algumas décadas atrás, até mesmo Protestantes e membros de outras religiões respeitavam a pessoa do padre? Pois é a mais pura verdade!

Esta imagem é bastante interessante, pois comparando aos dias de hoje, seria uma coisa meio que, se podemos chamar desta forma "impossível":

(Soldados se ajoelhando perante à um padre para ouvir a Palavra)

Antigamente, ver um padre era sinônimo de ver o "Cristo" em sua frente, era respeitado por tudo e por todos mostrando então a sua verdadeira autoridade agindo In Persona Christ Caput Ecclesia ou Em Pessoa de Cristo Cabeça da Igreja, é esta a função do Sacerdote! Pregar à palavra com autoridade, não por obrigatoriedade, ser respeitado e impor respeito sobre as pessoas, como diz aquele velho ditado: "Se não vai por bem...", pois para muitos é
conservadorismo demais, só que é inexplicável o poder e autoridade que o padre tem em mãos.

Esta pessoa do padre que era "tão comum" à algumas décadas atrás se destruiu nos principais pontos, hoje em dia, ele é apenas um "trabalhador" de Cristo que está para suprir as necessidades Espirituais do povo, estando ali apenas para celebrar missas, Ministrar Primeira Eucaristia à crianças e jovens, celebrar casamentos, batismos, matrimônios e outras funções convenientes à um padre; tudo ficou mecânico para muitos deles, celebrar Missa, casamento, extrema-unção, confissão e outros, pois as pessoas não dão o merecido valor a isto. Quem hoje chega a acreditar plenamente que um padre pode salvar uma vida? Poucas pessoas! Quem hoje crê na Eucaristia como deveria crer? Poucas pessoas! Quem hoje acredita e respeita o padre como verdadeira Pessoa de Cristo? Poucas pessoas!

Neste último exemplo, não é culpa das pessoas, mas sim do próprio padre, que termina criando uma imagem que termina sendo generalizada para todos os padres, levando à culpa mesmo os que estão "quietos". É tão normal o padre passar a imagem de uma pessoa qualquer, ou a tão famosa de "padre galã", que usa calças apertadas, camisas de mangas curtas mostrando um braço "malhado" e cantando músicas, que faz a cabeça das pessoas e do próprio padre que termina se vendo em um perfil de "estrela" e fazendo shows por aí, levando as pessoas (principalmente as assanhadinhas) ao delírio como geito que o padre age no palco.

Isto não convém à um padre, pois como já foi dito aqui, ele é o Cristo! Ele está na Pessoa do Cristo vivo em nossas frentes! Por acaso, se o Cristo estevesse entre nós, ele subiria num palco e começaria a cantar? Ou faria como todos sabem, o que lhe seria mais conveniente? Ajudando os doentes, os necessitados, salvando almos e levando a palavra ao que mais precisam? Claro que seria esta última opção.

O que é hoje em dia uma "confissão"? Antigamente, era tido (e é!) como o Tribunal de Deus, onde ali seria perdoado os nossos pecados, quando nós o confessaríamos ao Cristo (padre) com o arrependimento e buscaríamos o perdão de nossos "crimes", das nossas faltas cometidas. O padre dava conselhos de Moral Católica, ensinando a verdade, ensinando aquilo que à Igreja ensina aos seus filhos, enquanto nos dias de hoje o padre aconselha coisas terrenas, dá conselhos como se uma pessoa comum estivesse aconselhando. Como por exemplo: Um caso de um padre que disse à um jovem que não era pecado ter relações antes do casamento com uma garota. Pasmem!!! Isto deveria ser motivo de escândalo tanto nos dias de hoje como seria antigamente, um padre jamais pode aconselhar isto à uma pessoa, ainda mais à um jovem que não tem tamanho conhecimento e que busca alguém experiente para ajudar em questões deste tipo.

(Padres confessando condenados à morte)

Como vemos nesta foto acima, dois padres fazendo a última confissão à dois condenados à morte. Seria momento inapropriado para uma confissão? Não! É um dos momentos mais corretos para se dar a absorvição dos pecados. Mas porque? O dever do padre é o de salvar almas, não o de deixar uma alma se perder e ser condenada ao inferno. O padre tem como deve ouvir todos os pecados dos que estiverem se confessando para poder dar a absorvição, lembrando que o padre mesmo após ouvir todos os pecados poderia absover ou não o que estiver se confessando.

Há um caso bem interessante, de São Padre Pio, que era um padre confessor. Como ele mesmo em vida, já era Santo, tinha o dom de ler mentes ou seja: Se uma pessoa não tivesse arrependimento em ter pecado ou se ela não contasse tudo o que tinha de contar, ele não perdoava a mesma. Isto não é errado, é corretíssimo! Pois na confissão não se deve negar nenhum pecado, ou estaremos mentindo ao próprio Cristo, que está ali no tribunal, lembrando as palavras da Sagrada Escritura que diz: "Deus abomina a lingua mentirosa". Precisamos de Sacerdotes mais santos para que saibam discernir quando uma pessoa estiver e omitindo algum pecado e/ou não tiver não arrependimento sobre o mesmo.

Nesta imagem abaixo vemos a preocupação e exigência (tanto dos padres como da Igreja) para com a Santíssima Eucaristia. Um padre entregando a Santa Hóstia à uma mulher, ajoelhada (com um pequeno prato em baixo da Santíssima Eucaristia) e recebendo em sua boca o Nosso Senhor, o jeito mais do que correto de se comungar. O Papa São Pio X em seu Catecismo Maior, nos diz o jeito correto de se receber o nosso Senhor: "No ato de a Sagrada Comunhão, devemos estar com a boca suficientemente aberta e com a lingua um pouco estendida sobre o lábio inferior (...)" Catecismo Maior do Papa São Pio X.

Aqui vemos o jeito mais do que correto para recebermos o Nosso Senhor.

Com esta tal de "modernização" na Igreja, alguns padres perderam o amor e a devoção na Santíssima Eucaristia, Em uma aparição de Nossa Senhora em La Salette: "Nossa Senhora tem dito que já 2/3 dos padres não acreditam mais na presença viva de Jesus na Eucaristia o que vale dizer que a maioria das Santas Missas que hoje se celebram em todo o mundo já não tem valor para eles (mas tem para os fiéis pois a Transubstanciação ocorre) e isso representa uma perda irreparável."

Nos vemos em uma situação muito triste, pois se os padres, aqueles que tem o poder de consagrar o pão ázimo para o Corpo de Nosso Senhor e o vinho para o Sangue d'Ele não acreditam na presença do Cristo na Eucaristia, sendo automaticamente uma "Missa mecânica". Isto são palavras de Nossa Senhora a Virgem Maria, se ela diz isto, é porque não é brincadeira o que se ocorre com o padres. Antigamente, se tinha um amor incondicional pela Santíssima Eucaristia, enquanto nos dias de hoje, comungar na boca ou de joelhos pode ser escandalizador para muitos. Um fato interessante que aconteceu com uma garota, que em uma paróquia onde o padre na hora da comunhão, se negou a dar a Eucaristia na boca, dizendo que apenas iria dá-la nas mãos da comungante. Isto é horrível! Como um padre pode dizer tal coisa?

O Concílio do Vaticano II (o que teoricamente causou tudo isto) diz que: "Os fiéis têm sempre o direito de escolher se desejam receber a Comunhão na boca, mas se o que vai comungar quiser receber o Sacramento na mão, a comunhão deve ser dada". Redemptionis Sacramentum

Infelizmente, nem mesmo a porta do modernismo os padres modernistas respeitam mais. Esta nova "lei" que "cobriu" o Catecismo Maior do Papa São Pio X, desvalorizou o valor da Eucaristia, tornando-a uma coisa comum, como se fizesse parte apenas de um rito da Missa, devemos ter conhecimento, que o fato de leigos começarem à distribuir a Eucaristia foi uma idéia proposta por maçons. Não nego que eles são muito inteligentes, pois esta nova "onda", diminuiu o valor do Sacramento. Eu dúvido um padre naqueles tempos não crer na Eucaristia com as condições que se eram dadas o Sacramento.

Uma vez me vi em uma situação onde o padre soube que uma mulher da assembléia pegou a Santa Hóstia e a colocou em seu bolso, o padre não disse nada mais do que: "Não se coloca a Comunhão no bolso" e a situação ficou por isso mesmo. Cadê o respeito com Nosso Senhor?

"Feliz aqueles que crêem sem ter visto."

Um caso que ocorreu em uma paróquia comum, foi o padre entregar a Sagrada Comunhão sob duas espécies (Corpo e Sangue) aos fieis. Na hora de receber a Santa Hóstia com o Sangue de Cristo, o comungante pegou-a com a mão, os dedos melados com o vinho Transubstanciado que foi limpado nas roupas dele. Nestas horas me pergunto, será que o padre tinha amor pela Eucaristia? Como ele pode deixar o comungante receber na mão? Deus tenha piedade disto!
O maior motivo de não acreditar na Eucaristia é a ignorância, é falta de fé!

"A fé é a certeza daquilo que não se vê"

E quando falamos na Santa Missa, qual a postura do Sacerdote perante à ela? A Missa de uma forma definida, é o Calvário. É o Sacrifício do Cristo na Cruz. O padre é aquele que está seguindo ao mandamento de Cristo na ultima ceia que Jesus diz: "Fazei isto em minha memória".
A ultima ceia, é uma prefiguração do Sacrifício d'Ele na Cruz.

"Tomai todos e comei, isto é o meu corpo..."
"Tomais todos e bebei, este é o cálice do meu Sangue..."

O que Cristo disse, o padre diz todas as missas, fazendo o Papel de Cristo e sendo O Cristo, seja na hora da Santa Missa, seja em seu dia-a-dia. Mas porque os padres de hoje celebram uma Missa "mecânica"? O seu valor foi todo derrubado com esta mudança litúrgica proposta pelo Concílio do Vaticano II, que "traduziu" o Rito Tridentino para a lingua de cada país, e abrindo portas para "novidades", ou seja: Na Missa Nova tudo é permitido, como vemos em muitas fotos ou em vídeos, os padres que inventam novos "ritos" para a missa, quebrando totalmente o seu verdadeiro valor pouco a pouco. Particularmente, eu ficaria muito mais feliz se um padre tivesse amor até mesmo pela missa nova e em vez de celebrar com toda aquela festa e euforia, celebrasse de uma forma tranquiloa e pacata, sendo capaz das pessoas meditarem sobre o Sacrifício de Cristo na Cruz. Muitos celebram a missa apenas por celebrar, não reconhecem o seu valor, fazem algo "mecânico". Os modernistas gostam de fazer as pessoas sorrir, cantar, dançar, bater palmas e outras barbaridades na hora da Santa Celebração, que é errado, pois não convém à realidade Católica.

Em uma entrevista, perguntaram à São Padre Pio o jeito de como devemos assistir à Missa. Ele logo respondeu: "Como estivéssemos assistindo ao Sacrifício de Cristo na Cruz, da mesma forma que Maria e o discípulo amado assistiram ao sofrimento e agonia de Jesus na Cruz." Lembrando que São Padre Pio se negou a celebrar a Missa Nova, pediu permissão ao Papa Paulo VI para ter uma "licença" para não celebrar neste novo rito proposto pelo Concílio Ecumênico do Vaticano II.

O padre deve estar sempre pronto para ajudar os homens, pois ele é o único que nos pode dar o Cristo. Dizia Santa Terezinha: "Se eu ver um Anjo e um padre em minha frente, eu me ajoelharei aos pés do padre, pois ele pode me dar o Cristo, o Anjo não."

São frases como estas, que para muitos é sentido figurado, mas é real, isto é a mais pura verdade! O padre é um Cristo em nossa frente, não importa o padre, desde o mais pecador ao mais santo, todos têm as mãos ungidas, todos são Sacrados pelo Sacramento da Ordem e Sacrados pela Tonsura. Todos merecem respeito apenas pela autoridade que lhes foi concedida.

Este é o perfil de que todo padre deve ser: Santo. Todo padre é um Cristo, todo padre pode te dar o Cristo, todo padre deve ser tratado e respeitado como seria o Cristo pois o Cristo está nele.

Rezemos pelos Bispos, Presbíteros e Diáconos do mundo inteiro! Rezemos pelo Papa e pelo Clero, os Sacerdotes do reino de Deus!

Por Rodrigo de Luna:

Fonte: http://catolicostradicionais.blogspot.com


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne