Será que as pragas bíblicas voltaram? A invasäo das cidades...


11.05.2010 - Nota de www.rainhamaria.com.br  -  por Dilson Kutscher

Será que as pragas bíblicas voltaram? Recentemente parece que toda a natureza, principalmente os seres vivos, que dela fazem parte, estäo se rebelando contra os homens, a ponto de invadirem as cidades.

Diz na Sagrada Escritura:

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

-------------------------------------------------------------------------------------------

Algumas noticias:

Segunda invasão de rãs em uma semana causa pânico na China

Pela segunda vez em uma semana, um imenso grupo de rãs invadiu uma localidade chinesa, o que gerou uma onda de pânico pela infundada teoria de que as migrações dos animais são indício de um terremoto, informa o jornal Xin Beijing. A última praga aconteceu em torno de um lago do distrito de Jiangnin, na cidade de Nankin, quando aproximadamente 100 mil rãs de menos de dois centímetros invadiram as estradas seguindo uma mesma direção.

O jornal pequinês destaca que os animais causaram uma situação de desespero em parte da população a um dia de se completarem dois anos do terremoto de Sichuan, que deixou cerca de 87 mil mortos e desaparecidos. No último dia 5 de maio, uma invasão de aproximadamente dez mil rãs em Sichuan provocou pânico semelhante entre a população.

Os especialistas e sismólogos garantem que a teoria não tem fundamento. Yang Jianjun, responsável pela administração local de sismologia, que lembra que Nankin não registra nenhum tremor desde o ano 548, com magnitude 5,25 na escala Richter. Yang explica que é verdade que antes de um terremoto certos animais podem mostrar um comportamento anormal, mas estes comportamentos nem sempre precedem um abalo, e por isso uma coisa não pode ser vinculada a outra.

Fonte: Terra noticias

----------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Gafanhotos invadem cidade na Austrália

A pequena cidade de Longreach, no interior da Austrália, uma nuvem de gafanhotos vem causando prejuízos há mais de uma semana. Moradores disseram à rede de televisão australiana NBC que a praga chegou à região na última quinta-feira e que já no fim de semana seguinte a maior parte das árvores tinha perdido as folhas.

Um morador contou que saiu para passar o fim de semana fora e quando voltou encontrou uma árvore que estava florescendo totalmente pelada. Segundo os moradores, esta é a pior praga de gafanhotos a atingir o Estado de Queensland nos últimos 20 anos. Até a chegada dos insetos, os fazendeiros locais comemoravam uma colheita relativamente boa na temporada.

Fonte: UOL noticias

----------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Invasão de cobras em grandes cidades próximas à Amazônia aumentou de forma significativa

12.03.2008 - O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) informou na terça-feira que o número de cobras que têm invadido as grandes cidades próximas à Amazônia aumentou de forma significativa neste ano. Segundo o Ibama, apenas em 2008 foram capturadas 21 cobras em Belém (PA). A informação é da CNN.

De acordo com o Ibama, a invasão das cobras nas cidades se deve ao aumento do desmatamento da Amazônia por parte de madeireiros, rancheiros e fazendeiros. Segundo a assessoria do instituto, em situações normais não há mais do que um ou dois chamados por mês para esse tipo de ocorrência.

Ainda de acordo com o Ibama, não houve registro de nenhuma cobra venenosa nas cidades, mas uma sucuri com cerca de 3 m de comprimento foi capturada.

O instituto informou também que possui uma equipe de veterinários treinados para capturar as cobras e levá-las em segurança para um zoológico ou para reservas florestais.

Redação Terra

-----------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Alerta dos biólogos: Escorpiões invadem as grandes cidades.

12.04.2007 - Segundo biólogos, animais estão saindo da mata para viver perto do homem.
De 2001 a 2005, número de picadas passou de 18 mil para 36 mil casos.

Biólogos fizeram o mapa de uma praga que tem se espalhado pelo Brasil, o escorpião, e alertam: esses animais estão se acostumando a viver em grandes cidades, perto do homem. De 2001 a 2005, o número de registros de picadas de escorpião no Brasil passou de 18 mil para 36 mil casos.

Pesquisadores do Instituto Vital Brasil, do Rio, perceberam um aumento no número de picadas de escorpião em lugares como casas simples, com terrenos grandes, cheios de entulho, principalmente tijolos. Buracos em tijolos são ideais para a reprodução do escorpião.

Segundo o mapa traçado pelos cientistas, em Minas Gerais e Pernambuco há focos no tanto no interior quanto em Belo Horizonte e no Recife.

Na Bahia e em Alagoas, a maioria dos casos está aparecendo nas periferias de Salvador e de Maceió. O mesmo acontece no Distrito Federal. Em São Paulo, a ocorrência maior ainda é no interior do estado. No Rio de Janeiro, os escorpiões aparecem em quase todo o interior e agora também na Região Metropolitana.

Entre os biólogos, há uma certeza: os escorpiões não deveriam estar trocando a mata pelo asfalto. “Nós estamos criando abrigo para eles”, afirma o pesquisador Cláudio Maurício.

Fonte: Globo.com

---------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Aranhas gigantes assustam australianos

06.05.2009 - Uma espécie de tarântula que pode ultrapassar 20 cm de comprimento invade a cidade de Bowen depois de fortes chuvas na região. Elas não são venosas, mas sua picada pode deixar um homem doente.

O mundo todo estava de olho no estado de Queensland, na Austrália, por conta do concurso para "o melhor emprego do mundo". O vencedor, Ben Southall, vai tomar conta de uma ilha paradisíaca no litoral do estado. Enquanto isso, os moradores de uma cidade do interior vivem uma situação bem diferente. Eles estão assustados com o tamanho das tarântulas que estão invadindo as ruas de Bowen. A espécie Theraphosa blondi, conhecida como “aranha comedora de pássaros”, pode ficar maior do que a palma da mão de um homem. Contando com longas patas de até 16 centímetros, seu tamanho pode ultrapassar os 20 cm. As informações são do site do diário britânico The Times.

O número de animais que apareceram rastejando em jardins e espaços públicos só aumenta depois que a região foi atingida por fortes chuvas. Essas aranhas teriam sido “expulsas” de seu hábitat por conta das tempestades. Audy Geiszler, que trabalha no centro de controle de pestes da cidade, capturou no começo da semana uma aranha que, segundo ele, seria do tamanho da sua mão. Ele disse que está sendo bombardeado por ligações de pessoas assustadas. No entanto, a espécie não é venenosa e, ao contrário do que o nome popular sugere, não come pássaros. Mas uma picada pode matar um cachorro ou deixar um homem muito doente.

Fonte: G1

-------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Alerta: Estado de Santa Catarina sofre com proliferação de taturanas assassinas

13.11.2007 - A descoberta de uma espécie rara e extremamente venenosa de lagartas numa residência localizada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, deixou as autoridades sanitárias do Estado em alerta. Segundo os especialistas, o registro das taturanas assassinas na região comprovaria que o desequilíbrio ambiental na capital catarinense é responsável por problemas sérios, como a proliferação da temida espécie.

Chamada de lonomia obliqua e também conhecidas popularmente como taturana assassina, a espécie chega a ter 8 centímetros de comprimento quando adulta e se caracteriza por possuir grandes espinhos verdes pelo corpo, em forma de pinheiro, e de viver em grupos alojadas em árvores. Nos espinhos, está o veneno, que chega a ser mais letal do que o de uma cobra jararaca.

Em contato com os seres humanos, a taturana libera o veneno que influencia na coagulação do sangue, provocando hemorragias, náuseas e até mesmo um quadro grave de insuficiência renal crônica. "O veneno ativa a coagulação do sangue, consome rapidamente as proteínas resultando numa incoagulabilidade sangüínea", destaca Zannin. "O paciente, horas depois, começa apresentar hemorragias graves e insuficiência renal aguda."

O que preocupa, no caso registrado em Florianópolis, é que a espécie nunca esteve tão perto do homem. "Estas lagartas sempre existiram, mas é importante destacar que em número controlado. Tanto a lagarta como os seus predadores (pequenas moscas e vespas) viviam mais na mata", afirma a coordenadora do CIT.

A taturana assassina, ou lonomia obliqua foi registrada em várias regiões do oeste do Estado. Na capital catarinense nunca havia sido notada a sua presença até a tarde do último sábado. A fiscalização em alguns bairros pode aumentar nos próximos dias, mas as autoridades estão pedindo que a comunidade permaneça em alerta.

"Cada mariposa coloca em média 70 ovos nas folhas das árvores e após cerca de 15 dias nascem de 60 a 70 lagartas. A proliferação é grande e o risco também: durante o dia elas ficam agregadas no tronco das árvores, mimetizam o tronco da árvore, o que dificulta a sua visualização", revela Marlene.

Redação Terra

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne