Calor pode ter matado milhares em Moscou, dizem cientistas


17.08.2010 - Alguns milhares de moscovitas teriam morrido em julho em consequência da onda de calor sem precedentes que atingiu a região e essa cifra poderia aumentar no mês de agosto, disseram cientistas russos nesta terça-feira.

Moscou, uma metrópole de mais de 10 milhões de habitantes, está sendo afetada por um calor intenso desde o final de junho, com temperaturas chegando a quase 40 graus Celsius durante o dia.

A crise causou a redução de um terço da plantação de grãos da Rússia, cortando em bilhões o crescimento anual do país este ano e matando ao menos 54 pessoas nos incêndios florestais. O calor arrefeceu nesta terça-feira.

Citando um relatório do cartório de registro civil de Moscou, Boris Revich, pesquisador de demografia e ecologia na Academia de Ciências da Rússia, disse que em julho morreram 5.840 pessoas a mais em Moscou do que no mesmo mês do ano passado.

Revich disse acreditar que a grande maioria dessas mortes foi causada pela violenta onda de calor.

"Essa situação era absolutamente fácil de prever", afirmou ele em entrevista à imprensa. "A única coisa pela qual eu me culpo... é que a minha estimativa (de mortes) era muito baixa no início da onda de calor."

"Mas nós nunca tivemos experiência em estimar um calor tão monstruoso, simplesmente porque nunca tivemos um calor assim."

Um total de 27.724 incêndios, inclusive 1.133 de queimadas de turfeiras, foi detectado na Rússia desde julho, disse a jornalistas o chefe de departamento do Ministério de Emergências, Yuri Brazhnikov.

Ele declarou que os incêndios afetaram um total de 134 vilarejos e cidades, e destruíram mais de 2 mil casas. Cerca de 1.100 pessoas foram deslocadas para abrigos temporários.

"Os países europeus já acumularam uma vasta experiência em como agir no calor", disse Revich. "Lamentavelmente, estamos começando agora a caminhar em direção a um plano nacional."

Fonte: Terra noticias

------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Onda de calor eleva temperaturas a 51ºC nos Estados Unidos

06.07.2007 - Prossegue nesta sexta-feira a onda de calor que atinge há vários dias o oeste americano em meio à expectativa de temperaturas recordes. Avisos foram divulgados pelos Estados de Nevada e do Arizona assim como por algumas regiões da Califórnia. Os moradores são aconselhados a limitar as exposições ao sol e a manter as pessoas mais frágeis sob vigilância.

Os serviço de meteorologia registrou temperaturas de 47ºC na região de San Diego na Califórnia e, na cidade de Baker, os termômetros chegaram a 51ºC. Os bombeiros acompanham a situação com atenção, devido a altas temperaturas combinadas a uma primavera particularmente seca formando, segundo eles, um coquetel explosivo para incêndios.

A polícia de fronteiras do Arizona, onde a cidade de Phoenix registrou quinta-feira uma temperatura de mais de 46ºC, dirigiu advertência a eventuais imigrantes ilegais para preveni-los dos perigos de tentar atravessar os limites entre os dois territórios com este calor. Dez imigrantes ilegais foram socorridos na quarta-feira em estado de desidratação severa.

Fonte: Terra notícias

-------------------------------------------------------------

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades..."

www.portalanjo.com


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne