Arcebispo de Bruxelas diz que a Aids é justa, porque o amor é maltratado


16.10.2010 - A Aids é “uma forma de justiça consubstancial que ocorre quando o amor é maltratado”, declarou André Léonard (foto), máximo responsável da Igreja Católica belga em um livro publicado nesta quinta-feira. Declarações que despertaram duras críticas em toda a Bélgica.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 14-10-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Rejeitando a ideia de que a Aids é “castigo divino” pela libertação sexual, o primaz da Bélgica explica que, pelo contrário, “essa epidemia é uma forma de fazer justiça, não um castigo”.

Léonard, conservador que chegou à cúpula da Igreja em janeiro deste ano, compara a enfermidade com desastres ecológicos ocorridos por meio da ação do homem.

“Quando o meio ambiente é maltratado, ele nos maltrata. Quando maltratamos o amor entre os homens, este pode se vingar”, declarou Léonard no livro que contém várias entrevistas.

Duras críticas às declarações do bispo

O partido liberal flamengo Open VLD qualificou essas declarações de “incompreensíveis, ofensivas e insuportáveis”. Trata-se de um “insulto para todos os que padecem dessa doença, que lutam diariamente contra ela”, explica o comunicado redigido por dois parlamentares do Open VLD, Gwendolyn Rutten e Nele Lijnen.

Além disso, o partido verde Ecolo também se mostrou “chocado por essas perigosas palavras” de Léonard. “Tais ideias podem ter um impacto devastador na formação da identidade sexual dos jovens”, dizem os membros do Ecolo.

Sobre os abusos

Voltando às ideias de Léonard, máximo responsável da Igreja Católica no país, ele insiste que é favorável ao celibato entre religiosos, uma questão que está sendo debatida nestes dias na Bélgica depois que foi revelada uma multidão de casos de abusos sexuais por parte de padres e bispos do país.

Sobre isso, Léonard afirma que, “na maioria das vezes, a pedofilia ocorre dentro das famílias, mas por acaso alguém quer eliminar por isso o matrimônio?”.

Fonte: http://fratresinunum.com/

--------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Contra avanço da Aids, estilo de vida saudável e valores humano-cristãos

02.12.2008 - Conferência episcopal brasileira pede solidariedade com os infectados

Contra o avanço da AIDS, a Igreja no Brasil indica um estilo de vida saudável e comportamentos pautados nos valores humano-cristãos.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), recordou ontem, no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a importância da solidariedade com os infectados pelo vírus HIV.

«Na recente história, não existe uma outra doença que possa ser comparada à infecção do HIV, diante das repercussões que esta tem determinado sobre as relações humanas e com as instituições sociais», afirma o organismo episcopal em nota.

A Conferência episcopal convida à reflexão «sobre a solidariedade que se deve prestar aos milhões de irmãos e irmãs infectados pelo vírus da AIDS, cuja dor e sofrimento aumentam ainda mais com o preconceito e a discriminação de que são vítimas».

A CNBB enfatiza que reconhece e aplaude «os que, movidos pela compaixão do Bom Samaritano, se colocam ao lado dos que têm HIV/AIDS, renovando-lhes o sentido da vida».

«A Igreja, sobretudo através da Pastoral da AIDS, assumindo o serviço de prevenção de HIV e da assistência a soros-positivos, sem preconceitos, acolhe, acompanha e defende o direito à assistência médica e gratuita das pessoas que foram infectadas pelo vírus da AIDS.»

A CNBB recorda que a assistência «às pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS precisa ser marcada pelo acolhimento sem preconceito e discriminação, bem como pela defesa dos direitos das pessoas infectadas».

«A prevenção, baseada em critérios éticos e cristãos, deve implementar a informação, promover a educação e levar a assumir atitudes responsáveis diante da epidemia.»

O organismo pede que se desenvolvam «campanhas educativas, formativas e informativas que visem ampliar os conhecimentos de toda a população, especialmente dos adolescentes e jovens, para que tenham um estilo de vida saudável e comportamentos pautados nos valores humano-cristãos».

«O momento é de busca, aprofundamento e construção de uma resposta adequada a este mal que aflige toda a humanidade. Que Deus, na sua infinita sabedoria, inspire todos os que, comprometidos com a vida, se colocam em marcha na luta contra a AIDS», afirma o texto, assinado pelo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio, e o secretário-geral, Dom Dimas Lara.

Fonte: www.zenit.org
 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne