Forte Terremoto causou abertura da crosta terrestre na Nicarágua


13.04.2014 -

n/d

O terremoto de magnitude 6,2 sacudiu nesta quinta-feira a costa do Pacífico da Nicarágua causou uma abertura de uma polegada na crosta da Terra, alertou hoje um especialista em eventos sísmicos em Manágua.

Angélica Muñoz, diretor do Instituto Geofísico de Estudos Territoriais (INET), disse que os especialistas estão "em alerta e preocupados" com as consequências do violento terremoto que ocorreu sob o lago Xolotlán a cerca de 30 quilômetros a noroeste de Manágua.

"Que devemos estar alerta e preocupados, porque eu realmente não sei o "efeito dominó ", que pode ocorrer", disse o funcionário durante uma reunião com a primeira-dama Rosario Murillo e autoridades do setor de serviços e de resposta a desastres.

Muñoz disse quinta-feira após o terremoto, cujo epicentro foi 10 quilômetros de profundidade sob o lago, houve mais de 1.000 tremores secundários, incluindo terremotos de magnitude 4 e 5 na escala de Richter.

Um dos terremotos de magnitude 4 marcado e registrado sexta-feira na província vizinha de Carazo epicentro "muito superficial", o que "leva-nos a ser mais vigilantes", disse ele.

"Esperamos que (a atividade sísmica) é mantida em escalões inferiores e a tendência tem sido de 5 graus, embora a possibilidade de um grande evento não desprezar" para ontem insistiu Muñoz.

O terremoto na quinta-feira deixou uma pessoa morta por ataque cardíaco, 33 feridos e mais de 1.000 casas danificadas de leve a grave, em Manágua e nas cidades de Mateare e Nagarote, a noroeste da capital, de acordo com relatórios oficiais preliminares.

O governo decretou "alerta vermelho" e ativou os Comitês de Defesa Civil e sistema de monitoramento em mais de 20 vulcões ativos na orla do Pacífico, com o risco de possíveis erupções.

n/d

Um dos vulcões mais perigosos do chamado "anel de fogo" do Pacífico é o Momotombo, de quase 1.300 metros de altura e localizado mesmo ao lado do Lago Xolotlán Manágua.

O "alerta vermelho" significa vontade máximo para colocar em todas as instituições do Estado e especialmente as agências de ajuda humanitária para responder a situações de emergência, incluindo a rápida evacuação de famílias em situação de risco ou afetadas por tremores secundários.

As aulas foram suspensas na sexta-feira nas escolas e universidades em Manágua e na província de León, bem como o trabalho em vinte instituições da capital do estado localizado no centro antigo, que foram evacuados.

Fonte: Blog Libertar  -  Por Gisele Emerick

=================================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

 

Leia também...

Brasil: Terremoto de 5.1 graus é registrado a 89 km de Tarauacá, no Acre

Montes Claros MG: Novo tremor de 4.2 graus cortou fornecimento de energia

Tempo de despertar: Vulcões acordando em toda a Terra

EUA: Supervulcão Yellowstone registra o maior terremoto em 34 anos

Cientistas dão alarme para o super vulcão Yellowstone que está mostrando sinais de vida

Cientistas alertam: Perigo de erupções de Supervulcões é maior do que se pensava

El Salvador: Após 37 anos em silêncio vulcão desperta assustando população

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne