O Supervulcão Yellowstone, um dos maiores na Terra, teria acordado?


21.04.2014 -

n/d

Como esse, no mundo há pouco mais de vinte. O Yellowstone, no noroeste dos Estados Unidos, não é apenas um vulcão, é um supervulcão. Um dos maiores na Terra. E faz quase um mês que ele superou todos seus irmãos vulcânicos no campo mundial de informação... porque “acordou”!

Os primeiros a sentirem os tremores – ainda no final de março – foram os habitantes do estado norte-americano de Wyoming. Naturalmente, eles se assustaram. E ficaram ainda mais assustados quando viram que os animais estão nervosos. Começou o pânico. E os cientistas – como é próprio de cientistas – começaram uma discussão: haverá ou não uma erupção, varrerá ou não o Yellowstone metade do planeta da face Terra... E continuam discutindo!

O professor do departamento de petrologia da Faculdade Geológica da Universidade Estadual de Moscou Pavel Plechov está entre aqueles que acreditam que não há razão para temer Yellowstone, pelo menos por agora:

“Nos últimos 70 mil anos – depois da mais recente erupção de Yellowstone – houve pelo menos mil terremotos assim. No entanto, isso não causou erupções. Uma série bastante grande de terremotos ocorreu em 2004, em 2007, e em 2009-2010. Esta é a vida normal da área. Por enquanto não existem nem se esperam nenhumas indicações de uma erupção global.”

n/d

Yellowstone é uma terra esplêndida e maravilhosa. Não é por nada que lhe foi atribuído o estatuto de parque-reserva nacional. Yellowstone não é uma montanha. Tipicamente, vulcões têm geralmente a forma de um cone. Mas Yellowstone é um supervulcão: quando explodem gigantes assim, já não restam montanhas, formam-se cavidades, depressões, chamadas caldeiras. As dimensões da caldeira de Yellowstone são aproximadamente 55 por 72 km! Ela tem paredes íngremes de uma altura de 2.805 metros acima do nível do mar. Esta cavidade é tão grande que só foi conseguido observá-la e estabelecer seus limites nos anos 60 do século passado, quando apareceram as primeiras imagens de satélite de alta qualidade.

Só então os cientistas perceberam que por baixo de florestas, prados, rios, lagos, cânions está um mar de magma. Tornou-se clara também a origem das centenas de gêiseres de Yellowstone... Um paraíso na cratera de um vulcão – eis o que é Yellowstone!

Ao longo de toda sua história este supervulcão entrou em erupção três vezes: pouco mais de dois milhões de anos atrás, passado mais um milhão, e 640 mil anos atrás. Segundo vulcanólogos, os piores danos foram causados da primeira vez: toda a vida ao redor foi queimada e destruída. Foi depois daquela erupção que surgiu a caldeira, e depois ela apenas mudou de forma. E essas mudanças resultaram naquilo que agora é admirado por milhões de turistas: gêiseres, flora única, fauna única.

No Parque Nacional de Yellowstone habitam alces, bisões, veados, ursos, lobos, coiotes, castores, águias, pelicanos. Rios e riachos locais estão cheios de peixes. O lugar está constantemente cheio de fotógrafos. Aqui trabalham incansavelmente biólogos.

n/d

E equipes de filmagens gostam de vir trabalhar em Yellowstone. No entanto, depois disso muitas vezes surgem “histórias de horror” como o filme-catástrofe “2012”, que mostra um tremor das entranhas da terra que leva à explosão do supervulcão de Yellowstone. Depois de filmes assim é fácil assustar-se com qualquer terremoto, o que aconteceu esta primavera. Mas os cientistas mantêm a calma. Segundo Pavel Plechov, existe um serviço especial nos EUA que prevê que na área de Yellowstone não haverá erupções catastróficas por mais um milhão de anos no mínimo:

“A caldeira de Yellowstone é uma das caldeiras mais bem observadas na Terra. Existe lá um observatório vulcanológico permanente. A atividade sísmica, o comportamento dos gases, e muitos outros parâmetros estão sendo monitorados 24 horas por dia... Yellowstone está bem estudado – é por isso que qualquer pequeno acontecimento lá causa uma reação imediata da mídia mundial.”

Esperemos que os cientistas estejam certos. No entanto, outra coisa também está clara: explorar 100% um milagre da natureza como o Yellowstone é impossível em princípio. Por mais que nos acalmemos a nós próprios, pode-se esperar qualquer coisa dele.

Fonte: Voz da Rússia

============================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igrreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades...Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".

Diz na Sagrada Escritura:

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

 

Leia também...

EUA: Supervulcão Yellowstone registra o maior terremoto em 34 anos

Tempo de despertar: Vulcões acordando em toda a Terra

Visôes do Autor deste Site : O Grande Monte Explode

Cientistas dão alarme para o super vulcão Yellowstone que está mostrando sinais de vida

Cientistas alertam: Perigo de erupções de Supervulcões é maior do que se pensava

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne