Maior reservatório de água do Rio de Janeiro atinge volume morto, nível do Rio Paraibuna caiu a zero, diz ONS


22.01.2015 -

n/d

O nível do reservatório de Paraibuna – o maior de quatro que abastecem o estado do Rio de Janeiro – atingiu o volume morto nesta quarta-feira (21). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a usina hidroelétrica foi desligada após a água atingir nível zero.

O estado do Rio é abastecido por quatro reservatórios de água: o Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil. Todos ficam dentro de hidroelétricas e armazenam água do Rio Paraíba do Sul – que passa por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Rio Paraíba do Sul também abastece a capital e Região Metropolitana do estado, através de uma transposição para o Rio Guandu – administrado pela Cedae – na altura do município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. A Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) não informou, até as 14h50, se a falta de água no reservatório do Paraibuna pode afetar a operação do Guandu e disse que o assunto é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Ambiente.

n/d

No fim do ano, a Agência Nacional de Àguas (ANA) disse que já considerava autorizar a captação de água do volume morto dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul. Ainda assim, a Cedae garantiu que o abastecimento na Região Metropolitana do Rio não vai ser afetado por essa medida.

Em dezembro, o volume útil médio dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul no Rio de Janeiro chegou a cair para 3%, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). O nível é considerado muito baixo por técnicos da companhia e caiu mais da metade em um mês (era de 6,8% em novembro).

Se comparado com anos anteriores, os dados da ANA são ainda mais significativos. Em outubro de 2013, o volume médio era de 48,2%. O nível chegou a 80,8% em 2009.

Fonte: G1

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Se lembraram Dele? Deus é brasileiro e deve trazer mais chuva para recuperar os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, diz ministro de Energia

Cientistas tentam responder: cadê as chuvas do Cantareira?

Caos iminente: Cantareira não tem mais solução. Em 2015 São Paulo ficará totalmente sem água

Cantareira precisa de dilúvio, diz presidente da Agência Nacional de Águas

Se não chover, Sabesp vai tirar água de lodo, diz presidente da Agência Nacional de Águas

Saiam de São Paulo porque aqui não tem água, diz diretor da Sabesp em áudio

Reportagem: Seca histórica transtorna a vida dos moradores de São Paulo

Águas do rio Tietê em Salto (SP) ficam negras e matam milhares de peixes

Onde só passava barco dá para caminhar: O nível de 8 reservatórios que formam o sistema Alto Tietê chegou a nivel critico

EUA: Califórnia vive pior seca em mais de mil anos, diz estudo

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne