São Paulo deve se preparar para um cenário ainda pior: No auge da crise, paulistanos terão que cortar 65% do consumo de água


23.01.2015 -

n/d

São Paulo enfrenta um dos momentos mais dramáticos de sua história com relação à disponibilidade de água e deve se preparar para um cenário ainda pior. As previsões apontam que a chuva nos próximos meses não serão suficientes para encher os reservatórios, e o rodízio de água será um caminho inevitável.

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, já afirmou que está preocupado com a quantidade de chuvas e admitiu que o Cantareira, principal manancial de São Paulo, pode secar em março. Os reservatórios do sistema sofreram nesta quinta-feira (22) sua 11ª queda consecutiva e operam com 5,4% da capacidade.

n/d

Para o professor titular de Recursos Hídricos da Poli-USP, Mario Thadeu Leme de Barros, caso as chuvas continuem em patamares baixos, as mudanças nos hábitos de consumo deverão ser bastante rigorosas. Segundo estimativas do especialista, será necessária uma economia de água de cerca de 65%.

— Hoje em São Paulo um habitante gasta por dia algo em torno de 150 litros de água por dia. Estima-se que o racionamento deverá exigir um consumo máximo diário de 50 litros de água. Deverá ser dada prioridade para beber (2 a 3 litros por dia) e para atividades de higiene, outros usos serão prejudicados e alguns até eliminados.

n/d

Ainda de acordo com Barros, diante desse cenário extremo, alguns usuários deverão ter prioridade, principalmente os hospitais.

— A vida da cidade deverá se adaptar a essa situação, o que pode significar a paralisação de certas atividades cotidianas. Enfim, é uma situação que vai requerer forte participação e diálogo com a sociedade, ação e controle intenso do poder público.

n/d

Para o professor de infraestrutura urbana Antônio Giansante, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o que levou São Paulo a chegar a esse ponto foi a falta de  investimentos públicos.

— O governo investiu tanto em tratamento de esgoto, em aprimoramento da coleta, que a água foi deixada de lado. E aí resultou na atual situação.

Fonte: R7 noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa"? (Jeremias 9, 11)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visões do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visões do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Brasil sem água e no escuro? Sem chuva, água das usinas só daria para um mês de consumo de energia no Brasil

Maior reservatório de água do Rio de Janeiro atinge volume morto, nível do Rio Paraibuna caiu a zero, diz ONS

Cientistas tentam responder: cadê as chuvas do Cantareira?

Água deve acabar e colapso acarretará em êxodo urbano e risco de guerra civil em São Paulo, afirmam especialistas

Caos iminente: Cantareira não tem mais solução. Em 2015 São Paulo ficará totalmente sem água

Haverá um êxodo industrial em massa? Empresas começam a deixar São Paulo pela falta de água

Seca afeta região do Ceará que antes era beneficiada por fartura de água

Quarenta milhões de brasileiros vivem seca e podem ficar sem água

EUA: Califórnia vive pior seca em mais de mil anos, diz estudo

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne