Piracicaba tem índice de raios 6 vezes maior que o considerado alto, cidade teve 600 raios no período de 24 horas


26.01.2015 -

n/d

Durante a forte chuva que atingiu Piracicaba (SP) entre a noite de domingo (25) e a segunda-feira (26) foram registrados 600 raios na cidade, em um período de 24 horas. Apesar da incidência do fenômeno ser comum durante as tempestades no verão, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice está seis vezes acima do valor que já é considerado alto para o mesmo intervalo de tempo.

A ocorrência de raios e trovões foi tão grande que assustou moradores da cidade. O publicitário Vinícius Storer, de 30 anos, mora no bairro Terras de Piracicaba e enviou imagens da tempestade por meio do VC no G1. (Confira no vídeo acima)

Ele contou que, apesar de não ter o costume de fazer fotos e registros, principalmente em momentos de tempestades, estava com o celular em mãos na hora em que os clarões começaram e decidiu apertar o rec. O áudio da gravação de Storer chegou a registrar um raio que, segundo ele, caiu ao lado de sua casa. Mas o susto não o deixou gravar o momento exato da incidência.

"A chuva chegou de repente e com ela vieram os raios também. Eu estava gravando, mas levei um susto e imediatamente larguei o aparelho, tanto que não consegui flagrar o exato momento em que o raio atingiu a área próxima da minha residência", relatou.

Em nota, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Inpe informou que tempestades com grande número de raios são mais comuns no verão. Segundo o órgão, a ocorrência de 100 raios em 24 horas para um município é considerada alta.

Dicas de proteção

Quando a incidência de raios é grande, o Inpe recomenda algumas medidas de proteção. Se a pessoa estiver em um local que não tenha abrigo próximo e sentir que os pelos estão arrepiados ou que a pele começou a coçar, é preciso ficar atento, já que isso pode indicar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Nessa situação, o Elat aconselha que a pessoa se ajoelhe e curve-se para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. A orientação é que ela jamais fique deitada.

n/d

Para evitar acidentes, o melhor é que as pessoas não saiam ou permaneçam nas ruas durante as tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nesses casos, o ideial é procurar abrigo em moradias ou prédios, veículos metálicos não conversíveis, metrôs ou túneis, barcos ou navios metálicos fechados. Não é recomendável estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

Dentro de casa, o aconselhável é que os moradores evitem usar telefone com fio ou celular ligado à rede elétrica. Ficar próximo de tomadas, canos, janelas e portas metálicas também pode ser perigoso.

Fonte: G1

=================

VEJA TAMBÉM...

Tempestade com 120 raios em 30 minutos atinge Curitiba, no Paraná

Visões do Autor deste Site: Nuvens Negras nos Céus das Cidades Brasileiras

Lembrando: Visões do Autor deste Site - A Tempestade Negra (sempre tenho este sonho)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne