Calor e ar seco explodem número de queimadas sobre o Brasil


13.08.2015 -

n/d

Apenas o fortalecimento da atual “bolha de calor” – que atua em grande parte do Brasil – nos últimos dias, e com isso o declínio acentuado dos valores de umidade relativa do ar, além da intensificação do vento diurno, os focos de queimadas, literalmente “explodiram” nas últimas 48 horas.
Até então, a média de focos diários monitorada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vinha se mantendo entre 300 e 600 focos desde o início do mês de julho, mas nas últimas 48 horas foram contabilizados pelos satélites, 1.929 focos, apenas sobre o território brasileiro.

n/d

O estado que mais queimou no período foi o Maranhão, com 321 focos, e onde a temperatura máxima já tem alcançado os 40°C na região de Carolina, no sudoeste maranhense, nos últimos dias. Além disso, a irregularidade da chuva sobre o estado desde o início do ano rapidamente tornou a vegetação ainda mais seca.
Em segundo lugar apareceu o estado de Mato Grosso, com 304 focos. A maioria, no chamado “arco do desmatamento”, em que as áreas de derrubada avançam Amazônia adentro.
E em terceiro lugar esteve o estado do Pará, com 220 focos, também dentro do mesmo arco vicioso de desmatamento.

n/d

No ranking municipal, Porto Velho, em Rondônia, teve 50 focos de queimadas, seguido de Barra do Corda, no Maranhão, com 49 focos e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, com 46 focos.
A quantidade absurda de queimadas verificadas sobre o Brasil modificou totalmente o parâmetro de comparação com o mesmo período do ano passado que até então vinha acompanhando uma margem anômala negativa, ou seja, com menos focos de calor que em 2014. Com as últimas atualizações, o país já tem, no acumulado anual, 35.889 focos, o que gera um aumento de 4% em comparação com o ano passado.

n/d

Devido à intensificação do fenômeno El Niño sobre o Oceano Pacifico Equatorial, a tendência é de que os focos de queimadas fiquem ainda mais intensos sobre o país, pois a regra implica em um atraso do início da estação chuvosa entre as Regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, além de ondas de calor, como a atual, cada vez mais frequentes e intensas.

Fonte: De Olho No Tempo Meteorologia

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br 

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visões do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Sensação térmica de 72ºC no Irã: Uma das leituras mais extremas já registradas no mundo, afirma meteorologista

Forte onda de calor supera 50°C por 13 dias seguidos entre a Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuwait

Clima do Fim dos Tempos: Onda de calor na Itália faz carros derreterem no sol

Profecia Biblica se cumprindo: Rio Eufrates secando rapidamente

Sinal dos Tempos: Um terço dos aquíferos do mundo está secando, mostram dados da Nasa

Sinais na Natureza: Com temperatura de quase 50ºC, onda de calor na Índia já matou mais de 1.100 pessoas

Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito (São Lucas 21, 22)

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne