Falta de água na grande São Paulo é oficial, declara Governo do Estado, devido a gravidade da situação


19.08.2015 - Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Muitos tem enviado mensagens zombando e fazendo sarcasmo, sobre sonhos que tive e ainda tenho sobre as fontes de água secando e um calor nunca visto se abater em muitos lugares do mundo, como este sonho de 2013...

Visões do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Devo lembrar, que primeiramente eu não sou nenhum profeta. Sou somente, como sempre disse, mais um operário da messe do Rei Jesus e nada mais além disto.

Compartilho meus sonhos a pedido de amigos, se alguns destes sonhos, podem ao menos levar alguma mensagem aos corações, já terá valido a pena tê-los publicado na internet.

Mas, pelo meu coração, sou obrigado a dizer aos escarnecedores:

"O Tempo de Deus não é o mesmo tempo dos homens".

Pois, diz na Sagrada Escritura:

"De fato, mil anos para ti são como o dia de ontem que passou, como as horas da noite". (Salmos 90, 4)

"Vou ficar de sentinela, e postar-me sobre a trincheira; vou espreitar o que vai me dizer o Senhor, e o que ele vai responder ao meu pedido.
E o Senhor respondeu-me assim: Escreve esta visão, grava-a em tabuinhas, para que ela possa ser lida facilmente; Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará.
Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade". (Habacuc 2, 1-4)

=======================

19.08.2015 - Governo do Estado torna oficial a crise hídrica na Grande SP

n/d

Mais de um ano e meio após o início da crise, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) publicou nesta terça-feira (18) portaria na qual reconheceu oficialmente, pela primeira vez, que a situação hídrica na Grande São Paulo é crítica.

A medida permite que o Estado suspenda as licenças de captação particulares de águas superficiais e subterrâneas para priorizar o abastecimento público na região onde moram mais de 20 milhões de pessoas.

O reconhecimento da gravidade da crise era cobrado por promotores e entidades civis desde 2014 quando começou a crise em razão da estiagem no sistema Cantareira, um dos seis mananciais que abastecem a região.

n/d

A portaria foi publicada no Diário Oficial pelo superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), Ricardo Borsari, responsável pela gestão dos recursos hídricos no Estado.

No documento, ele "declara em situação de criticidade hídrica a região da bacia hidrográfica do Alto Tietê", onde ficam cinco dos seis sistemas que abastecem a Grande São Paulo.

Ele afirma que o motivo é a "gravidade da situação de armazenamento" de um desses sistemas, o Alto Tietê. Ainda segundo a portaria, "ações de caráter especial deverão ser adotadas visando a assegurar a disponibilidade hídrica de modo seguro e eficiente". Procurado ontem, o DAEE não comentou a medida.

Responsável por atender 4,5 milhões de pessoas, o sistema Alto Tietê atravessa o mês mais seco da história e contabilizava ontem apenas 15,6% da capacidade.

n/d

Em dezembro de 2014, início da temporada chuvosa, o nível do manancial chegou a 4%. Segundo o DAEE, a seca mais aguda em 2015, o baixo estoque dos reservatórios e o "potencial negativo dessa situação anômala sobre as populações servidas pelo Sistema Alto Tietê" levaram à declaração de criticidade.

Na portaria, o DAEE afirma que é "obrigação permanente do Estado minorar riscos ao abastecimento público de água" e cita leis e decretos que autorizam o governo a suspender parcial ou totalmente as outorgas que liberam a captação de água em rios, represas e poços artesianos para "atender a usos prioritários de interesse coletivo". O texto diz que a captação sem outorga do órgão é infração passível de multa.

Para a promotora Alexandra Facciolli, do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) de Piracicaba, a declaração de criticidade hídrica "constitui formalidade imprescindível pela Lei de Política Nacional de Saneamento para a aplicação das medidas restritivas, como multa e racionamento. Ambas já foram adotadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com aval do governo.

"Essa medida vai deflagrar uma fiscalização mais rigorosa sobre as captações não autorizadas e definir quais medidas restritivas poderão ser adotadas para garantir o abastecimento público", disse Alexandra.

n/d

Ela lembra que desde março uma resolução do DAEE e da Agência Nacional de Águas (ANA) para a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari, e Jundiaí (PCJ), definiu critérios de restrição de uso da água conforme a situação dos rios. Ontem, pela primeira vez, cidades da região tiveram de reduzir a captação em até 30%.

Ações movidas na Justiça por promotores e entidades civis já cobravam a declaração oficial da crise antes da liberação de obras emergenciais e da cobrança de sobretaxa. Todas foram julgadas improcedentes ou derrubadas por recurso do governo.

"Inverteram a ordem do processo. Primeiro aplica a multa, depois reconhece a situação, e o plano de contingência não foi apresentado até hoje", critica Marco Antonio Araújo, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Fonte: Estadão SP via UOL noticias

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br 

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Calor e ar seco explodem número de queimadas sobre o Brasil

Sensação térmica de 72ºC no Irã: Uma das leituras mais extremas já registradas no mundo, afirma meteorologista

Forte onda de calor supera 50°C por 13 dias seguidos entre a Arábia Saudita, Irã, Iraque e Kuwait

Clima do Fim dos Tempos: Onda de calor na Itália faz carros derreterem no sol

Profecia Biblica se cumprindo: Rio Eufrates secando rapidamente

Sinal dos Tempos: Um terço dos aquíferos do mundo está secando, mostram dados da Nasa


 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne