O Cardeal Burke denuncia a intercomunhão perante a homenagem do Papa a Lutero na Suécia: Este é um sacrilégio. É um dos pecados mais graves


30.10.2016 - Hora desta Atualização - 18h25

n/d

É um dogma católico romano "irreformável" que somente aqueles que acreditam que Jesus Cristo está realmente presente no pão e no vinho consagrados são capazes de receber a Sagrada Comunhão, disse o Cardeal Raymond Burke. O cardeal do Vaticano disse que São Paulo deixa claro que, se a pessoa receber a Comunhão e não reconhece o corpo de Cristo, "come sua própria condenação." "Este é um sacrilégio. É um dos pecados mais graves ", disse ele.

(Life Site News / InfoCatólica) O cardeal estava respondendo a uma pergunta sobre a intercomunhão com outras confissões cristãs feitas pelo jornalista John-Henry Westen LifeSiteNews durante o lançamento da versão croata do livro do cardeal sobre a Eucaristia em Zagreb, Croácia, em 23 de outubro.

"Ninguém pode vir a receber a Santa Eucaristia se não acredita que a hóstia que está recebendo, apesar de que se parece com pão, tem gosto de pão e cheiro de pão, é realmente o Corpo e Sangue de Cristo. Apenas a pessoa que crer nisso pode se aproximar do Santíssimo Sacramento, pode vir a receber a Sagrada Comunhão ", disse.

Estes comentários Burke fez apenas alguns dias antes da viagem do Papa Francisco a Lund, na Suécia, para comemorar o 500º aniversário da ocasião em que Martin Luther pregou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, 31 outubro de 1517. Bispos Luteranos e católicos manifestaram o seu desejo de que o Papa permita a intercomunhão, pelo menos inicialmente, por luteranos casado com católicos.

n/dn/d

O Papa mostrou abertura para os luteranos receber a Sagrada Comunhão com os católicos e no ano passado disse a uma mulher luterana que "vá em frente" guiado por sua consciência. Também no ano passado, um pastor luterano de Roma insistiu que o papa "abrisse a porta" para a intercomunhão entre católicos e luteranos depois que o Papa visitou uma comunidade luterana e afirmou que as duas religiões "devem caminhar juntas."

n/d

O Cardeal Robert Sarah, chefe da liturgia do Vaticano, no entanto, respondeu dias mais tarde afirmando que "não é permitida a intercomunhão entre católicos e não-católicos" e acrescentando que "temos de confessar a fé católica. A não-católicos não podem receber a comunhão. Isso é muito, muito claro. Não é uma questão de seguir a própria consciência ".

Burke descreveu como "muito problemática" alguém sugerir que a próxima festa em honra de Martin Luther deve ser "causa de algum tipo de" hospitalidade eucarística "ou inter-comunhão".

"Isso não é possível. Sim, é algo irreformável ", disse.

"Ou realmente a Sagrada Hóstia é o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, ou não é.  E se assim for, oferecer  o Sagrado à alguém que não crer, é o mais grave dos pecados”, concluiu.

Declaração completa do Cardeal Burke

LSN: Eminência, há alguma coisa na Santa Eucaristia para evitar a intercomunhão com outras denominações cristãs? Na próxima semana temos ... e mesmo agora, alguns dos líderes luteranos expressaram a esperança de comunhão, receber e ter a intercomunhão entre as duas confissões. Existe alguma coisa sobre a Sagrada Eucaristia para evitar isso? E se assim for, é irreformável esse ensinamento?

Cardeal Raymond Burke: O que está na Santa Eucaristia [impedindo a intercomunhão entre as diferentes confissões]? É a realidade de que a Eucaristia é o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, após o sacerdote, emprestando sua voz ao próprio Cristo, que é aquele que age na missa, pronunciar as palavras da consagração, a substância do pão e do vinho se tornam o corpo e o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, ninguém pode se aproximar para receber a Santa Eucaristia se  não acredita que a Hóstia que está recebendo, apesar de que se parece com pão, tem gosto de pão e cheiro de pão é realmente o Corpo e Sangue de Cristo. Apenas a pessoa que crer pode aproximar-se do Santíssimo Sacramento, para receber a Santa Comunhão.

Paulo deixa isso muito claro no capítulo 11 da sua primeira carta aos Coríntios, porque havia abusos na celebração da Eucaristia na Igreja primitiva. Ele disse muito claramente que a pessoa que recebe a Sagrada Comunhão sem reconhecer o corpo de Cristo, come sua própria condenação. Este é um sacrilégio. É um dos pecados mais graves.

Por isso nós não convidamos a receber a Sagrada Comunhão aqueles que não acreditam na presença real. Em primeiro lugar, por respeito para com nosso Senhor Jesus Cristo e respeito pela realidade da Eucaristia, mas também o respeito pelas pessoas, e convidá-los para receber algo que eles não acreditam é um grande sinal de desrespeito [ao Senhor] e faz um grande dano às almas daqueles que são convidados.

Isto é simplesmente assim. Por exemplo, [tomemos] a crença Luterana clássica: eles têm essa idéia sobre a Sagrada Comunhão que há um tipo de presença moral de Nosso Senhor durante a sua celebração da liturgia. No entanto, quando a liturgia termina, esses pães que são usados e eu uso o termo "pão" deliberadamente, porque eles não são o corpo de Cristo são colocadas de volta em uma gaveta para outro momento.

Para nós, uma vez que as hóstias que foram colocadas no altar são consagradas, se transubstanciam no Corpo e Sangue de Cristo e se guardam no Sacrário para os enfermos e moribundos, para nossa adoração e para a posterior comunhão dos fiéis. Essas hóstias devem ser tratadas como se fosse a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo no meio de nós.

Creio que é muito problemático sugerir que a celebração que terá lugar em homenagem a Martin Luther, tenha algum tipo de “hospitalidade eucarística” ou intercomunhão. Isso não é possível. Sim, é algo irreformável.

"Ou realmente a Sagrada Hóstia é o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, ou não é. E se assim for, oferecer  o Sagrado à alguém que não crer, é o mais grave dos pecados”.

Publicado originalmente em Life Site News  -  Tradução de Bruno Moreno

Fonte: http://infocatolica.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Homilia do Padre Dornelles: Cumprem-se as Profecias de Daniel. O ataque a Santa Missa e a Santíssima Eucaristia

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne