Padre Marcelo Tenório, sobre os 500 Anos da Reforma e Francisco: A expressão; Prefiro errar com o Papa do que acertar sozinho, é de uma ignorância extrema, pois como ensina Santo Agostinho, o erro não tem direitos, quer venha do Papa


07.11.2016 - Hora desta Atualização - 08h00

n/d

(Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens! São Mateus 16, 23)

Muitos perguntaram a minha opinião sobre esse assunto entre eles fieis assustados, escandalizados e desanimados.

É bom entender que a autoridade do papa é plena, suprema e absoluta mas sempre a serviço da Verdade Católica que é imutável. nenhum papa tem autoridade divina para mudar a Fé e não está ele acima da Fé, mas é dela o guardião e simples servidor.

O axioma ”Onde está o Papa está a Igreja”, só é válido quando ele se faz eco das tradição e verdades apostólicas, caso contrário nem ele está na Igreja nem a Igreja nele.

A expressão ”Prefiro errar com o Papa do que acertar sozinho”, é de uma ignorância extrema, pois como ensina Santo Agostinho, ”o erro não tem direitos”, quer venha do papa, do príncipe ou do plebeu.

n/d

São Tomás, ao falar da correção fraterna,lembra a repreensão que S. Paulo fez a S. Pedro diante de todos.: “Resistir na cara e em público ultrapassa a medida da correção fraterna. São Paulo não o teria feito em relação a São Pedro se não fosse de algum modo o seu igual (…). No entanto, é preciso saber que, caso se tratasse de um perigo para a Fé, os superiores deveriam ser repreendidos pelos inferiores, mesmo publicamente. Isso ressalta da maneira e da razão de agir de São Paulo em relação a São Pedro, de quem era súdito, de tal forma, diz a glosa de Santo Agostinho, que ‘o próprio Chefe da Igreja mostrou aos superiores que, se por acaso lhes acontecesse abandonarem o reto caminho, aceitassem ser corrigidos pelos seus inferiores’” (S. Tomás., Sum. Theol. IIa-IIae, q. 33, art. 4, ad 2m).

É famoso o caso do Papa Libério que ficou ao lado da heresia ariana contra Santo Atanásio, que se colocou publicamente contra o pontífice nesta questão e foi excomungado por isso. Por justiça, depois, Atanásio foi canonizado como ” herói da Fé”, e Libério, o papa, excomungado.

A presença de um Papa nas comemorações deste infeliz, danoso e diabólico episódio que foi a Reforma Protestante, configura um grande escândalo, que gera confusão e prejuízo à Fé, além de humilhar a Igreja.

 

n/dn/d

Todavia, é importante dizer, como nos lembrou Dom Schneider, que já temos uma resposta INFALÍVEL aos erros de Martinho Lutero: o Concílio de Trento. O ensinamento do Concílio Tridentino contra a heresia luterana é INFALÍVEL, EX CATHEDRA, e os comentários do Papa Francisco, neste plano, não gozam de infalibilidade.

No mais rezemos pelo Papa, a fim de que seja fiel á Verdade e conduza a Igreja por caminhos de segurança, contra todas as heresias.

Fonte: Da mihi animas - via - Sensus Fidei

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Declarou o Arcebispo francês Marcel Lefebvre:

"Não será dever de um católico julgar entre a fé que lhe ensinam hoje e a que foi ensinada durante vinte séculos de tradição da Igreja? Ora, eu acredito sinceramente que estamos tratando com uma falsificação da Igreja, e não com a Igreja católica. Por quê? Porque eles não ensinam mais a fé católica. Não defendem mais a fé católica. Eles arrastam a Igreja para algo diferente da Igreja Católica. A verdade e o erro não estão em pé de igualdade. Isso seria colocar Deus e o diabo em pé de igualdade, visto que o diabo é o pai da mentira, o pai do erro. Como poderíamos nós, por obediência servil e cega, fazer o jogo desses cismáticos que nos pedem colaboração para seus empreendimentos de destruição da Igreja? Se acontecesse do papa não fosse mais o servo da verdade, ele não seria mais papa. Não poderíamos seguir alguém que nos arrastasse ao erro. Isto é evidente. Não sou eu quem julga o Santo Padre, é a Tradição. Para que o Papa represente a Igreja e seja dela a imagem, é preciso que esteja unido a ela tanto no espaço como no tempo já que a Igreja é uma Tradição viva na sua essência. Na medida em que o Papa se afastar dessa Tradição estará se tornando cismático, terá rompido com a Igreja. Eis porque estamos prontos e submissos para aceitar tudo o que for conforme à nossa fé católica, tal como foi ensinada durante dois mil anos mas recusamos tudo o que lhe é contrário.  E é por isso que não estamos no cisma, somos os continuadores da Igreja católica. São aqueles que fazem as novidades que estão no cisma.  Estou com vinte séculos de Igreja, e estou com todos os Santos do Céu!”

Em relação ao Ecumenismo, ou melhor dizendo, à Unidade Cristã, e ao legítimo diálogo religioso entre cristãos, é essa a caridade que todo católico deve objetivar: trazer à VERDADEIRA e ÚNICA Igreja aos cristãos para que tenham acesso aos Sacramentos e à Verdade. O Ecumenismo não é a modificação da fé e doutrina católica. Não se trata de mudar o significado dos dogmas, de adaptar a verdade aos gostos de uma época! (ou de um antipapa)

Declarou o Papa São Félix III: "Não se opor a um erro é aprová-lo. Não defender a verdade é suprimi-la".

 

Veja também...

O Cardeal Burke denuncia a intercomunhão perante a homenagem do Papa a Lutero na Suécia: Este é um sacrilégio. É um dos pecados mais graves

Padre Christian Bouchacourt: Sob o falso pretexto do amor ao próximo e do desejo de uma unidade artificial e ilusória, a fé católica é sacrificada no altar do ecumenismo que põe em perigo a salvação das almas

Padre Marcelo Tenório: A estátua de Lutero dentro do Vaticano e ao lado do próprio papa. Um grande escândalo e exige das almas fieis um ato de reparação. Lutero foi um herege, maldito e desobediente

Mas a que Igreja, afinal, pertence o papa Francisco? Lutero não seria um herege, mas um reformador injustamente perseguido, e que a Igreja deve recuperar os dons da reforma protestante. É isto papa Francisco?

Artigo do jornalista católico Antonio Socci: No dia da Senhora de Fátima (esquecida), Bergoglio fez com que entrasse triunfalmente no Vaticano a estátua de Lutero, o mais famoso herege, como se fosse um santo

Homilia do Padre Dornelles: Bergoglio e Lutero, dois grandes hereges, mas Bergoglio é pior heresiarca que Lutero, porque será Bergoglio que irá colocar a Igreja aos pés do anticristo

Profissão de Fé de São Pedro Canísio: Abomino Lutero, detesto Calvino, amaldiçoo todos os hereges

Padre Luigi Villa: Martinho Lutero, homicida e suicida

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne