Organização Mundial da Saúde alerta que mortes por câncer aumentaram para 8,8 milhões por ano. O câncer é responsável por quase um em cada seis óbitos no mundo


04.02.2017 -

n/d

Por Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que o câncer mata 8,8 milhões de pessoas todos os anos, em sua maioria, nos países de média e baixa rendas. O resultado atual mostra uma aumento em relação a 2012, quando foram registrados 8,2 milhões de óbitos.

Para combater o problema, a agência da ONU lançou esta sexta-feira um novo guia com o objetivo de melhorar as chances de sobrevivência dos pacientes. O lançamento foi feito para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, este sábado, 4 de fevereiro.

Diagnóstico precoce

A meta é garantir serviços de saúde com foco no diagnóstico precoce e no tratamento da doença ainda nos estádios iniciais.

n/d

Em entrevista à ONU News, o ministro da educação de Portugal, Tiago Brandão Rodrigues, que é especialista em oncologia, falou sobre a importância do diagnóstico precoce.

"É absolutamente fundamental o diagnóstico precoce. Por muito que as terapias tenham evoluído nos últimos anos, acima de tudo o diagnóstico que nos leva a um melhor prognóstico das doenças, porque nós sabemos que é absolutamente fundamental entender se temos ou não temos um cancro, em que estadio está, de que natureza é, numa época inicial da doença. E isso aumenta muito as probabilidades do prognóstico, isto é, a cura, poder eventualmente existir numa doença que infelizmente é uma luta contra as estatísticas."

n/d

Atualmente, um dos maiores desafios é que vários casos de câncer são detectados muito tarde, mesmo em países com ótimos sistemas de saúde. Nesta fase, eles são bem mais difíceis de serem tratados com sucesso.

O câncer é responsável por quase um em cada seis óbitos no mundo. Mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença anualmente e a OMS calcula que esse número deve passar de 21 milhões até 2030, mais do dobro da população de Portugal.

Doenças crônicas

O diretor do Departamento de Doenças Crônicas da OMS, Etienne Krug, disse que "o diagnóstico do câncer em estágios avançados e a incapacidade de fornecer tratamento condenam as pessoas a um sofrimento desnecessário e morte precoce".

O novo guia da organização sugere a adoção de três passos importantes: em primeiro lugar, os países devem melhorar a comunicação pública sobre os diferentes sintomas da doença e devem também encorajar as pessoas a buscarem cuidado de saúde quando eles surgirem.

Em segundo lugar, a OMS quer que os governos invistam mais em equipamentos e treinamento do pessoal da área de saúde e, por último, quer ainda que os governos assegurem que os pacientes de câncer tenham acesso a tratamentos seguros e eficazes, incluindo para aliviar as dores, sem terem que se endividar.

Custo

Segundo a agência, em 2010, o custo econômico anual do tratamento do câncer através dos gastos médicos e perda de produtividade passou de US$ 1,1 trilhão.

n/d

Os especialistas explicam que estratégias para melhorar o processo de diagóstico precoce pode ser rapidamente incorporadas aos sistemas de saúde a um custo muito baixo.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 tem como meta assegurar vidas saudáveis e peomover o bem-estar para todos. Os países prometeram reduzir em um terço as mortes prematuras causadas por câncer até 2030.

Além disso, eles concordaram também com a implementação de uma cobertura de saúde universal, que inclui proteção financeira, acesso a serviços de saúde de qualidade e ainda acesso a remédios e vacinas para todos.

Fonte: www.unmultimedia.org

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

 

Veja também...

Haverá Pestes: Superbactéria resistente a todos os antibióticos existentes, mata idosa nos EUA. A Organização Mundial de Saúde, considera a bactéria uma ameaça urgente para a saúde humana

Haverá Pestes: OMS diz que epidemia de tuberculose é mais grave do que se esperava. Foram 10,5 milhões de casos no último ano

Haverá Pestes: Leishmaniose, uma doença causada por protozoários que faz o corpo de uma pessoa apodrecer e se fragmentar, chamada de doença dos zumbis, se espalha pelas Américas, dizem cientistas

Haverá Pestes: Ministério da Saúde confirma epidemia de sífilis no Brasil

Virologistas brasileiros: Mosquitos já transmitem 37 vírus capazes de provocar doenças em humanos no Brasil

Infestação de pernilongos tira o sono dos paulistas: Moradores de São Paulo são categóricos, dizem que nunca viram nada igual. Os fabricantes de telas contra insetos, aquelas instaladas nas janelas, garantem que jamais trabalharam tanto

Haverá Pestes: Brasil soma dezenas de mortes por febre amarela e tem dezenas de casos suspeitos, uma tragédia anunciada

Haverá Pestes: 2016 já teve mais de 1,9 milhão de casos de dengue, chikungunya e zika

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne