Perigo: Usina nuclear iraniana pode causar novo Chernobyl, segundo jornal


07.10.2011 - Londres - A primeira usina nuclear do Irã não é segura e pode causar um desastre como o de Chernobyl, na Ucrânia, ou o de Fukushima, no Japão, segundo documentos aos quais teve acesso o jornal britânico "The Times".

Trata-se do reator Bushehr, no leste do país, que começou a operar no mês passado após obras que duraram 35 anos feitas por engenheiros de "segunda classe", afirmou o jornal. Os documentos foram entregues ao jornal por uma fonte de confiança e elaborados supostamente por um ex-membro do departamento legal da Organização da Energia Atômica do Irã.

Segundo "The Times", a usina foi montada a partir de tecnologias russa e alemã de diferentes épocas, mas não resistiria a um forte terremoto e não dispõe de um bom programa de treinamento para funcionários ou um plano de contingência em caso de acidente.

Apesar de o jornal insistir que a autenticidade do documento não pode ser confirmada, especialistas nucleares consideram que não há razão para duvidar de seu conteúdo.

O Irã é o único país com uma usina nuclear que não se somou à Convenção de Segurança Nuclear, que obriga os participantes a cumprir níveis internacionais de segurança.

O chefe do Centro de Estudos Estratégicos do Kuwait, Sami al Faraj, que é assessor do Governo kuwaitiano, considera que um acidente em Bushehr seria um "desastre para o mundo".

Al Faraj não conseguiu avaliar a segurança de Bushehr porque a cooperação do Irã com seus vizinhos é "nula" e afirmou que os iranianos estão jogando "roleta russa" com o mundo.

A construção da usina começou em 1975 quando o Xá do Irã concedeu o contrato de construção à Kraftwerk Union da Alemanha, mas os alemães se retiraram depois da revolução islâmica de 1979.

A usina sofreu danos na guerra Irã-Iraque (1980-88), apesar de o regime de Teerã ter continuado com o projeto nos anos 1990 para demonstrar que a República Islâmica era capaz de estar à altura das conquistas científicas do Ocidente e para isso utilizou engenheiros russos que não construíam reatores nucleares desde finais dos anos 1980, destacou o jornal.

Fonte: UOL noticias

==========================================================

Leia também...

Japäo: Comissão Europeia classifica acidente nuclear de apocalipse

Mar tem nível de radiação 1.250 vezes acima do aceitável no Japão

Japäo: Radiação na atmosfera, ventos podem levar nuvem radioativa para Tóquio

Japão: detectado vestígio de radiação em água corrente de Tóquio

Japão registra primeira contaminação de alimentos por radiação

EUA detectam aumento de radiação na chuva após Fukushima

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne