Sinal dos Tempos: Primeira escola para travestis é inaugurada na Argentina


18.04.2012 - Bachillerato Popular Mocha Celis é a primeira escola para travestis que se tem notícia. Ela foi inaugurada na Argentina e funciona no bairro de Chacarita, na capital. A instituição funciona em um prédio compartilhado com outros projetos sociais.

Seu nome é uma homenagem a um travesti argentino que não sabia ler nem escrever. Celis trabalhou como prostituta em Buenos Aires. Estima-se que 90% das travestis argentinas vivam de fazer programas. Quando era presa, sempre precisava de ajuda para entender o que lhe davam para assinar. Ele foi assassinado, mas a polícia nunca apontou os culpados. Na Argentina, a estimativa de vida dos travestis é de 35 anos.

A escola segue a proposta de educação do pedagogo brasileiro Paulo Freire. São lecionadas literatura, cooperativismo, matemática, noções digitais, memória e reconhecimento trans, entre outras matérias. O curso tem duração total de três anos.

A ideia de fundar a escola surgiu em 2011. As primeiras aulas começaram apenas no mês passado e está com inscrições abertas até 20 de abril para quem completou o ensino fundamental. Hoje são 25 alunos e alunas, mas nem todos são travestis ou transexuais. A escola aceita qualquer aluno.

Os fundadores da escola dizem que pretendem mudar a forma convencional de educar. As aulas são dadas em mesas redondas, para que os professores estejam em posição de igualdade aos alunos. Sua intenção é “ir além dos livros didáticos” que normalmente ensinam que meninos usam azul e meninas, rosa. Usa-se “as” transexuais para as garotas que nasceram garotos mas se vêem como mulheres e “os” transexuais para a situação contrária. Todos são chamados pelos nomes que escolheram ter.

“A maior parte da população travesti deixa a escola por causa do preconceito”, diz Francisco Quiñones, um dos criadores e hoje coordenador da escola. “Nós queremos lhes dar a possibilidade de se formar e ter uma opção de vida que não seja a prostituição. Na escola regular, as transexuais se sentem violentadas desde a chamada de classe, quando geralmente se usa o nome de nascença. O mesmo para o caso de garotos”, explica.

A iniciativa não agradou a Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT). Reis acredita que travestis e transexuais não deveriam freqüentar escolas especiais, pois “serão criados em uma bolha”, e não vão estar preparados para se reintegrar à sociedade.

“Nós compartilhamos o problema, mas preferimos trabalhar de outra maneira. Em um estudo recente da Unesco, contatou-se que 40% dos estudantes masculinos da educação básica não gostariam de estudar na mesma sala que um estudante gay e 60% dos profissionais de educação não sabem como lidar com essa questão na sala da aula”, defende o presidente da ABGLT.

Hoje, 20 estados brasileiros já aceitam que o “nome social” de travestis e transexuais seja usado no lugar do nome na certidão de nascimento.

Com informações Yahoo e Jezebel Brasil   -  Gospel Prime

==================================

Leia também...

Sinal dos Tempos: Escola argentina autoriza aluno a se vestir de mulher

Sinal dos Tempos: Banheiro para transexuais faz sucesso em escola

Sinal dos Tempos: Menino surpreende escola ao voltar das férias como menina

Culto na Argentina mistura a palavra de Deus com shows de travestis seminuas

Revista sueca tenta passar uma imagem de Jesus consumista e homossexual

Inglaterra: Ativista gay interrompe missa e constrange padre

Desrespeito ao Cristianismo: Concurso gay elege sócia mais gostoso de Jesus nos EUA

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne