Artigo do Padre José Ruy: A Perseguição


21.07.2012 - Evangelho segundo São Mateus (Mt), capítulo 10

(16) Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.

(17) Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas.

(18) Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.

(19) Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer.

(20) Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.

(21) O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão.

(22) Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

(23) Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem.

 

Meus queridos irmãos e irmãs, Jesus Cristo hoje no evangelho nos dá mais uma nova característica daqueles que se dispõem a seguir a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ele enviou os apóstolos, disse como eles deveriam proceder na missão, e hoje dá mais uma característica dessa missão que é dada aos apóstolos e a cada um de nós. Essa característica é justamente a PERSEGUIÇÃO.

É famosa uma história de que um dos papas quando estava fazendo a catequese das crianças, disse-lhes que a Igreja tinha cinco notas, ou características. Então as crianças da catequese disseram: 'não, nós aprendemos que a Igreja tem quatro, as notas da Igreja são que ela é una, santa, católica e apostólica'. E o papa então disse para as crianças: 'não, a Igreja tem uma quinta nota, e a quinta nota da Igreja é que ela é perseguida'.

Todo aquele que se dispõe a ser discípulo fiel de Jesus Cristo, fervoroso no evangelho, sempre encontrará perseguição, sempre encontrará contradição. Aquele que prega o evangelho incomoda; se não incomoda pelas palavras, incomoda pelo estilo de vida. O mundo não os entende. Aqueles que não entendem a mensagem de Jesus, ou mesmo que até a conhecem mas não querem seguir Jesus, não conseguem entender ou aceitar a nós que somos discípulos Dele. Isto é fato. Nós incomodamos e os tribunais do mundo sempre terão algum cristão. Basta olharmos a imprensa... neste mundo em que parece que ninguém se preocupa com ninguém, que ninguém está interessado em saber o que o outro faz ou deixa de fazer, o que o outro pensa ou deixa de pensar, aos cristãos não, aos cristãos sempre se olha com cuidado, se veem os detalhes, se percebe o testemunho de vida, se critica, se coloca nos jornais... tudo isto é fato. Nós incomodamos.

Por isso, Nosso Senhor Jesus Cristo no início já quis nos advertir: 'eis que vos envio como ovelhas em meio de lobos; sede portanto prudentes como as serpentes e simples como as pombas'.

Ontem na meditação do evangelho e depois mais à noite rezando ainda sobre o evangelho do dia, eu pensava... 'poxa, como nós devemos pedir a Deus que as nossas limitações, que as nossas ideias, que os nossos pecados, não sujem, não limitem a palavra do evangelho que nós levamos. Peçamos a Deus essa graça; temos uma missão de levar ao mundo uma palavra importante; nem sempre o mundo vai acolher essa palavra, nem sempre vai aceitá-la de bom grado, mas é nosso dever dizê-la, proclamá-la, pois essa é a palavra que o mundo precisa. Por isso Jesus Cristo nos envia, nós que somos suas ovelhas queridas, mesmo que nos envie em meio aos lobos, mas nos envia porque sabe que esses lobos também precisam da palavra do evangelho.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Padre José Ruy

Fonte: www.pr.gonet.biz

===============================

Leia também...

Padre John Flynn: Perseguição aos cristãos cresce em todo o mundo

Devoção a Maria: força dos católicos nos tempos de perseguição

A Bem-Aventurança da Perseguição

Um olhar mais profundo sobre a perseguição anticristã pelo mundo

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne