Com previsão de rajadas de 160 km/h, prédios são evacuados em Montevidéu


19.09.2012 - Árvores caídas, janelas estilhaçadas, prédios evacuados e cancelamentos dos serviços de barcos são alguns dos transtornos enfrentados na manhã desta quarta-feira pela população de Montevidéu devido aos fortes ventos que atingem a capital uruguaia.

O serviço de meteorologia elevou vermelho (o mais elevado) o nível de alerta, prevendo rajadas entre 120 km/h e até 160 km/h, ao mesmo tempo que as autoridades recomendam que a população não saia de casa. Quem ousou enfrentar o vento, teve dificuldades para caminhar pelas ruas de Montevidéu. Cordas chegaram a ser amarradas nos pilares do prédios para que as pessoas conseguissem atravessar as ruas.

O vento é provocado por um ciclone extratropical atuando no Atlântico e que também deve atingir o Rio Grande do Sul com intensidade na tarde de hoje, principalmente o Litoral Sul e a Campanha, com previsão de ventos de até 100 km/h. Em Bagé, já foram registradas rajadas de mais de 100 km/h, e em Jaguarão, o vento passa dos 90 km/h.

Os bombeiros uruguaios, que desde a noite de terça-feira já atenderam mais de 300 chamados, decidiram evacuar alguns dos edifícios mais altos de Montevidéu, entre elas a Torre Executiva, a Torre de Antel e alguns andares do World Trade Center, além de vários outros prédios da Cidade Velha.

Os shoppings Montevideo, Tres Cruces, Portones e Punta Carretas também foram fechados. A medida também é tentativa de reduzir o número de pessoas circulando pelas ruas da capital uruguaia, onde estão expostas à queda de árvores (mais de cem já haviam desabado até a manhã de hoje), ao rompimento de cabos elétricos e telefônicos e à quebra das vidraças dos prédios mais altos. No Banco Hipotecário do Uruguai, por exemplo, o vento provocou a queda de ladrilhos em toda a parte lateral do edifício de nove andares.

Além de interromper o serviço de barcos no porto de Buceo, o vento atirou algumas embarcações contra as rochas ou em direção à praia. O represamento das águas do Rio Prata também fez sumir a faixa de areia da praia de Pocitos, uma das mais baladas de Montevidéu.

Mortes no Paraguai

Também o Paraguai está sofrendo com a mau tempo. Pelo menos cinco pessoas, entre eles um adolescente de 16 anos, morreram e 50 ficaram feridas em consequência dos ventos que superaram os 140 km/h. A Direção de Meteorologia de Paraguai disse que o fenômeno assumiu características de "tornado de menor categoria", destruindo cerca de 5 mil casas nos departamentos Central, Ñeembucú, Caazapá e Itapúa.

Várias áreas da capital Assunção e do restante do país sem energia elétrica nem água potável.

Fonte: Terra noticias

==============================================================

Vídeo divulgado pelo jornal uruguaio El Observador mostra a força do vento

 

 

Leia também...

Sinal dos Tempos: Vaporizou tudo, diz homem que registrou tornado de fogo

Bola de Fogo caída do céu provoca explosäo e causa danos na Argentina

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne