Artigo do Padre José do Vale: A Vontade de Deus


07.10.2012 - “Nenhum daqueles que clamam: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino de Deus, mas somente aquele que faz a vontade de mau Pai, que está nos céus (Mt 7,21)

“Para os olhos da fé, nenhum mal é mais grave do que o pecado. E nada mais, além do pecado, traz consequências tão graves, tanto para os próprios pecadores, como para a Igreja e para o mundo inteiro” (Catecismo da Igreja Católica, 1488). Se não fizermos a vontade do Pai, Jesus vai declarar solenemente a cada um de nós: “Nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, malfeitores” (Mt 7,23)! Se não ouvirmos e não obedecermos à palavra de Deus (Tg 1,22).

Algumas das conseqüências que ocorrem por não obedecermos ao Senhor Jesus são:
• O cativeiro (2 Rs 24,12);
• A escravidão (Rm 6,16);
• A cegueira espiritual (1Jo 2,11);
• Dar lugar para o diabo (Ef 4, 27);
• E condenação eterna (Jo 5,29).

Além dessas tragédias, quando pecamos continuamos a crucificar Jesus (Hb 6,6). Através do pecado, demonstramos desprezo por Cristo (Hb 6,6). Rejeitamos a Ele, o único que nunca nos rejeitou (Jo 6,37). Quando decidimos pecar, tornamos nula a morte de Jesus por nós (1Cor 1,17), em vez de agradecermos a Deus por nos amar até à morte de cruz.
No entanto, quando nos arrependemos de nossos pecados, nós restauramos o nosso relacionamento com o Senhor. Então, Ele lava e leva até mesmo as vidas mais desarrumadas a trabalharem para o bem daqueles que o amam (Rm 8,28).
Resisti à tentação. Obedecei ao Senhor. Arrependei-vos e fazei a vontade de Deus, e a vontade de Deus é a santificação (1Ts 4,3).
Com seu grande mestre, São João Bosco, São Domingos Sávio aprendeu o segredo da santidade: estar sempre alegre; evitar o pecado e fazer com amor e dedicação os próprios deveres. A sua frase inesquecível: “Prefiro a morte ao pecado”.

O Papa Bento XVI afirma: “O maligno procura corromper sempre a obra de Deus, semeando divisão no coração humano, entre corpo e alma, entre o homem e Deus, nas relações interpessoais, sociais, internacionais, e também entre o homem e a criação. O maligno semeia guerra; Deus Cris paz” (L’osservatore Romano, 28/07/2012, p.12).
Contra toda armadilha do maligno, a santidade é a mais poderosa das armas. “Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor” (Hb 12,14). “Sede santos em todas as vossas ações, porque Deus é santo” (Pd 1,15-15).

A nossa mais bela missão é fazer a vontade de nosso Pai Celestial. Amar a Deus e o próximo são caminhos para perfeição eterna.

Pe. Inácio José do Vale
Professor de História da Igreja
Instituto Teológico Bento XVI
E-mail: [email protected]

www.rainhamaria.com.br

================================================

Leia também...

Artigo do Padre José do Vale: Provas da Existência de Deus

Artigo do Padre José do Vale: Os Amados Santos

Artigo do Padre Inácio José do Vale: A Igreja e os jovens santos

Artigo do Padre José do Vale: O Padre é todo de Cristo e da Igreja

Artigo do Padre José do Vale: O Santo Cura d’Ars

Artigo do Padre José do Vale: Tempo do Engano

Artigo do Padre José do Vale: A Fé e a Razäo


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne