Vulcão equatoriano Reventador registra atividade sísmica e explosões


19.11.2012 -  O vulcão equatoriano Reventador, situado cerca de 90 quilômetros de Quito, mantém alta atividade sísmica e gerou várias explosões, informou neste domingo o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.

Pelo menos sete explosões foram registradas nas últimas 24 horas, além de tremores leves relacionados com a emissão de gases magmáticos, indicou uma fonte do IG.

Segundo os relatórios do Instituto, ontem foi registrada uma queda leve de cinza na população do Chaco, situado nos arredores do vulcão.

Embora o céu encoberto na zona tenha impedido a realização de observações diretas de sua cratera, os instrumentos de medição sísmica que o IG tem instalados na montanha mostram a intensa atividade interna, acrescentou a fonte.

A atividade do Reventador começou a experimentar uma nova fase eruptiva no começo deste ano e nos últimos dias, foi caracterizada pela geração de fluxos de lava, explosões e a presença de colunas de emissão de gases de maior altura.

Segundo relatório do instituto, a eventual entrada de novo magma no sistema vulcânico poderia causar "um maior aumento nos níveis de atividade" e o colapso do domo de sua cratera, o que poderia dar passagem à geração de fluxos piroclásticos (rochas incandescentes) que desceriam por alguns rios que nascem na montanha.

O Reventador, de 3.485 metros de altitude, gerou em novembro de 2002 uma grande explosão e lançou ao ar milhões de toneladas de cinzas que, por efeito do vento, chegaram até Quito, cidade que foi tingida com um manto grosso desse material.

O Reventador se encontra em um pico da cordilheira oriental dos Andes equatorianos, porta de entrada para a Amazônia e, junto ao Tungurahua e Sangay, está na lista dos mais ativos entre os mais de 50 vulcões do país.

Fonte: Folha SP

=============================================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Profecia de Nossa Senhora de La Salette, aparição na França em 1846, reconhecida pela Igreja em 1851.

"As estações serão mudadas, a terra não produzirá senão maus frutos, os astros perderão os seus movimentos regulares, a lua não refletirá senão uma luz avermelhada; a água e o fogo causarão ao globo terrestre movimentos convulsivos e horríveis terremotos, que farão tragar montanhas, cidades...
Chegou o tempo. O sol se escurece; somente a fé viverá".

Leia também...

Vulcões à beira da erupção: Cientistas antecipam de onde virá o próximo foco de destruição

Sinal dos Tempos: Vulcões estão acordando?

Japão: Pressão no Monti Fuji é 16 vezes maior, alertam cientistas

EUA: Sequência de terremotos atinge Yellowstone onde está localizado Supervulcão

O Perigo de uma Mega Erupção Vulcânica e Terremotos no noroeste dos EUA

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne