Tempestade solar atinge Terra nesta sexta e sábado


23.11.2012 - Duas ejeções de massa coronal, produzidas por explosões no Sol, deverão atingir a Terra nesta sexta-feira e sábado, de acordo com informações da Nasa.

O fenômeno poderá causar problemas intermitentes em satélites, sistemas de navegação e em ondas de rádio. De acordo com as previsões, há 65% de chances de intensas auroras boreais no continente antártico.

As ejeções ocorreram nos dias 20 e 21 de novembro no centro da estrela.

Segundo a Nasa, o Sol está entrando em um período de atividade intensa, conhecido como “máximo solar”, que deve atingir seu auge em 2013.

A Agência Espacial Norte-Americana prevê uma tempestade solar de forte intensidade para maio de 2013. Se a previsão for correta, o sol poderá prejudicar sistemas de telecomunicações, como TV e internet, e os de energia.

Segundo um relatório divulgado em agosto pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, uma gigantesca liberação de partículas geomagnéticas poderia destruir mais de 300 dos 2.100 transformadores de alta voltagem que são a espinha dorsal da rede elétrica norte-americana, deixando 130 milhões sem luz.

Fonte: IAnotícia

=============================================

Leia também...

Comissão Européia admite risco de tormenta solar catastrófica

Tempestade Solar entra na lista de ameaça à segurança no Reino Unido

NASA avisa sobre possível super tempestade solar ainda em 2012 ou 2013

Supertempestade solar pode matar milhões, diz relatório nos EUA

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne