Sinal dos Tempos: Placa em rua de Guarulhos avisa sobre alto risco de assalto


04.06.2013 -

n/d

Uma placa colocada em uma rua de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, tem espantado os motoristas que pretendem estacionar seus carros no local, que fica na rua atrás da Secretaria de Educação do município.

A foto foi enviada pelo internauta Renato pelo VC no G1. Ele disse ter visto a imagem circulando pelas redes sociais e um amigo dele apontou o nome da rua. A origem da placa, no entanto, continua desconhecida.

O G1 tentou falar com moradores da rua para avaliar a situação de segurança. A rua é uma travessa de uma das avenidas movimentadas da cidade, a Monteiro Lobato, mas não é comercial, e havia poucos carros estacionados. Nesse trecho, existem apenas galpões.

No galpão em frente à placa, que possui câmeras de segurança instaladas no portão, ninguém atendeu. Também não havia informações sobre o nome da empresa no local.

A professora Magda Aparecida de Souza, de 39 anos, estacionava na rua quando foi questionada se tinha visto a placa. "Nossa senhora, não tinha visto. Ainda bem que você me falou, vou tentar estacionar em outro lugar", afirmou assustada.

Ela afirma que frequentemente precisa ir até a Secretaria de Educação, mas costuma parar em frente ao prédio, e não na rua aos fundos. "É que hoje eu passei ali e não tinha vaga. Mas agora vou lá ver se tem. Aqui eu não paro mais não", disse, saindo com o carro.

Um dos moradores da rua, que preferiu não se identificar, afirma que quem colocou a placa foram pessoas do comércio da região que têm medo de serem assaltados. “Porque muitas vezes o comércio deles fica sem ninguém à noite”, disse.

“Foram roubados três carros. É professor, professora, porque tem um departamento da prefeitura do município. Não cabe dentro do pátio da prefeitura, então esses funcionários que têm carro, não tem lugar para por. Então põem nessa rua que tem menos trânsito. É para espantar ladrões”, afirma.

Por meio da Secretaria de Segurança Pública, o delegado titular do 6º DP de Guarulhos, Edson Silveira, informou que de janeiro até abril deste ano apenas uma ocorrência de roubo de veículo que aconteceu nesta rua foi registrada no distrito e que foi aberto inquérito policial para investigar o caso.

"O delegado ressaltou a importância do registro do boletim de ocorrência para que a polícia possa mapear as áreas onde há maior incidência criminal e promover ações estratégicas para combatê-los", diz a nota.

Já a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos informou que as rondas no local foram intensificadas com o Grupamento de Operações Táticas Especiais (Gote) e Grupamento de Trânsito (Gtran). "Outras medidas a serem tomadas para melhorar ainda mais a segurança da área estão em análise", disse a prefeitura em nota.

A Polícia Militar esclareceu que realiza o policiamento ostensivo preventivo na região de Guarulhos por meios dos mais diversos programas de policiamento existentes na instituição, entre os quais o Radiopatrulhamento e a Força Tática, sempre objetivando a diminuição dos crimes.

"Somente nos quatro primeiros meses deste ano, foram presos na área do 15º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano 495 pessoas presas em flagrante delito, recolhidas 62 armas de fogo, apreendidos mais de 64 kg de drogas ilícitas e recuperados 289 veículos que haviam sido roubados/furtados", diz a corporação.

"Cabe também esclarecer que o policiamento é dinâmico, sendo readequado de acordo com as necessidades locais, seguindo o Plano de Policiamento Inteligente. É de fundamental importância que a população faça denúncias ao telefone 181, ou ligue para o 190 em casos de emergência", complementa a PM.

No 6º DP, foram registrados de janeiro a abril deste ano 50 roubos e 57 furtos de veículo. A rua Paulo José Bazzani fica a 1 km de distância do 1º Distrito Policial, onde foram registrados neste ano 102 roubos e 172 furtos de veículo. Em 2012, foram 328 roubos e 627 furtos.

Apenas em 2013, Guarulhos registrou 1.128 roubos e 766 furtos de veículo, segundo números da Secretaria de Segurança Pública.

Fonte: G1

========================================

Leia também...

Bem Vindo ao Fim dos Tempos: Baixada fluminense registra 142 estupros em um mês

Um terço dos assassinatos em SP em 2012 e 2013 foi por motivos fúteis

Bem Vindo ao Fim dos Tempos: Ladrão invade Igreja e esfaqueia Padre no interior de SP

Sinal dos Tempos: Menino de 12 anos aponta arma e manda homem se ajoelhar

Sinal dos Tempos: Adolescente de 15 anos tatua corpo para marcar assassinatos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne