Sinal dos Tempos: Neonazismo ameaça a Grécia


25.09.2013 -

n/d

A crise econômica pressagia o nazismo, concluem peritos, analisando acontecimentos na Grécia. Os ânimos nacionalistas crescem naquele país a partir de 2008. E só o assassinato de um grego antinazista por partidários do partido de extrema-direita parlamentar Aurora Dourada obrigou a sociedade a refletir sobre os acontecimentos decorridos.

A morte de Pavlos Fyssas, de 34 anos, conhecido rapper e ativista do movimento antinazi, trouxe à tona da sociedade grega um mal-estar face do partido de extrema-direita Aurora Dourada, do qual o assassino confesso é simpatizante. Políticos começaram a falar diretamente que o nazismo está despertando na Grécia. A crise econômica e uma diminuição brusca do nível de vida influíram também na mudança dos ânimos da tradicionalmente democrática população grega, considera a redatora-chefe do jornal grego Omonia, Inga Abgarova:

“A crise na Grécia torna-se mais grave a cada dia. Naturalmente, a sociedade pergunta quem é o culpado pela vida ruim que vive-se. Não tenho medo de dizer que são os nazistas, porque o partido Aurora Dourada não dissimula a sua atitude em relação ao movimento nazista, propondo uma resposta pronta e muito cômoda para as pessoas: a culpa é dos estrangeiros que chegam ao nosso país, privando-nos de emprego e pão”.

A ideia de que migrantes respondem pela desgraça de gregos caiu num solo tão favorável que a organização Aurora Dourada, desconhecida até 2008, ganhou centenas de milhares de partidários para 2012 e passou para o Parlamento. Oficialmente, os deputados de extrema-direita negam seu envolvimento no neonazismo, mas, antes de reuniões, podem saudar uns a outros com o levantamento caraterístico de mãos, o símbolo do seu movimento faz lembrar a suástica e uma parte de dirigentes simpatiza-se abertamente com Hitler.

Até hoje, as autoridades da Grécia reagiam lealmente a sua atividade, porque, em particular, não podem aplicar medidas duras contra migrantes. Tendo medo do descontentamento de Bruxelas, elas concordaram silenciosamente com os métodos de nacionalistas. Ultimamente, o espancamento de alheios, sua intimidação, a destruição de bens e até seus assassinatos não são raros na Grécia. Mas os processos penais, se intentados, terminam em nada na maioria dos casos, porque uma metade dos efetivos das estruturas judiciárias são membros ou simpatizantes do Aurora Dourada.

Mas o assassinato de um músico antifascista popular provocou uma ressonância bastante grande, destaca o redator-chefe da edição eletrônica Russkie Afiny, Pavel Onoiko:

“Pela primeira vez foi morto um grego. Antes disso foram assassinados estrangeiros. Estes assassinatos foram acompanhados de aplausos, afirmando-se que todas as desgraças provêm de estrangeiros. Os problemas começaram com a morte de um grego. Este caso indignou toda a gente. Respectivamente, o rating do partido caiu bruscamente”.

Todas as forças políticas da Grécia censuraram o assassinato. O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, declarou que não permitirá aos neonazistas fazer frustrar a democracia. O partido Pasok, que faz parte da coalizão governamental, apelou a que sejam utilizados todos os métodos legais para lutar contra o movimento Aurora Dourada. Propõe-se até que a atividade do partido radical seja proibida.

Mas, pela popularidade, o Aurora Dourada é o terceiro partido no país. E mesmo seu encerramento pode aumentar a legitimidade de suas ideias, por conceder aos neonazistas um nimbo de lutadores que sofreram em prol da sociedade grega. Nos anos 30 do século passado, a pobreza e o desemprego contribuíram para a propagação das ideias do nazismo na Europa. Tudo terminou com a Segunda Guerra Mundial. Será que os atuais políticos terão provas de bom senso para impedir uma nova epidemia de nazismo?
Fonte: Voz da Russia

===================================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores". (Salmos 1, 1)

"Ainda que floresçam os ímpios como a relva, e floresçam os que praticam a maldade, eles estão à perda eterna destinados". (Salmos 91, 8)

 

Leia também...

Sinal dos Tempos: Nazismo volta a levantar a cabeça na Europa

Revista ISTOÉ: Os nazistas brasileiros

Judeus dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial: Pio XII é um fiel amigo nosso

Na Alemanha, Papa Bento XVI diz que Holocausto tem origem no rechaço a Deus

Papa lembra vítimas do nazismo e condena a ofensa gravíssima a Deus

Papa presta homenagem a Pio XI em sua oposição ao nazismo

 

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne