Institutos meteorológicos alertam: Calor atingirá 40 ºC no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Risco de Fortes Temporais


03.02.2014 - Diversos institutos meteorológicos brasileiros estão alertando para calor extremo na semana que entra, o qual deve prosseguir até o domingo (09).

Como este blog visa informar, estamos repassando as principais notícias sobre a terrível onda de calor. Pessoas que sofrem de doenças agravadas pelas altas temperaturas devem se prevenir.

REGIÃO SUL: O Sul do país encontra-se atualmente em uma zona de bloqueio atmosférico, o que impede que frentes frias possam chegar à região. Em razão disso, o ar aquece ainda mais e a temperatura aumenta no decorrer do tempo.

n/d

Porto Alegre teve o mês de janeiro mais quente da história, com média de 33,1 ºC (o recorde anterior era de 30,2 ºC), enquanto outras partes do Estado, principalmente a Leste, registraram temperaturas muito acima de suas médias, chegando à casa dos 40 ºC.

A partir desta segunda-feira (03), as temperaturas em todo o Rio Grande do Sul deverão beirar os 40 ºC, provocando fortes temporais com possibilidade de granizo e ventania.

n/d

O calor extremo também chegará a Santa Catarina e Paraná até a terça-feira, elevando a temperatura e também provocando risco de temporais.

 

n/d

Super célula de tempestade "negra" foi fotografada no Uruguai.

REGIÃO SUDESTE: O calor chega na quarta-feira. Os termômetros poderão chegar aos 40 ºC em partes do Oeste, Noroeste e Centro paulista, e Oeste e Sul do Rio de Janeiro.

REGIÃO CENTRO-OESTE: O tempo deve esquentar ainda mais também na quarta-feira, com maior influência no Leste de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso e Minas Gerais também deverão sentir um leve aumento na temperatura.

De acordo com os institutos meteorológicos, o calor extremo deve se dissipar a partir do domingo (09) nos Estados do Sul e no decorrer da semana seguinte (10 a 14 de fevereiro) nas outras regiões.

CALOR SE INTENSIFICA NOS PRÓXIMOS 5 DIAS

As simulações numéricas mostram, inclusive, uma intensificação da forte massa de ar seco entre este sábado (01) e a próxima terça-feira (04). Cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina,Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiáspodem ter nos próximos dias, marcas de temperatura entre 35°C e 40°C e com valores ainda maiores, em áreas do noroeste, centro e centro-leste (Grande Porto Alegre) gaúcho, sul e centro-leste de Santa Catarina, leste e sudeste de Mato Grosso do Sul e no oeste e noroeste deSão Paulo.

Os mapas abaixo do modelo MBAR rodado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram a temperatura máxima esperada para às 16 horas (Brasília-verão) de hoje até terça-feira

RISCO DE CICLONES ESTRA-TROPICAIS: Assim como em 2004 - quando ocorreu o Furacão Catarina, o único acontecido no Brasil - as águas do Atlântico Sul estão com temperaturas muito mais elevadas do que o normal (30 ºC, quando deveriam estar com no máximo 25 ºC), o que propicia a formação de super-células responsáveis pelos ciclones. Porém, não existem alertas sobre a possível ocorrência de outro fenômeno como o de 2004.

n/d

FONTES: De Olho No Tempo / INMET / Cptec-Inpe / Terra
http://issoeofim.blogspot.com.br/ , Blog Um Novo Despertar  e  www.rainhamaria.com.br

===============================================

Nota de www.rainhamaria.com.be

Diz na Sagrada Escritura:

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

 

Veja Também...

Visôes do Autor deste Site: Fenômenos Climáticos Intensos no Céu

Calor sem fim: Frentes frias que vêm da Argentina e do Uruguai estão bloqueadas

Passageiros de navios de cruzeiro assustados com forte tempestade durante viagem

Tornado destrói igreja evangélica em Novo Hamburgo RS

Santa Catarina: Homem divulga imagens de tornado na Serra e relata susto

Achava que tsunami só acontecia na Ásia, relata morador de Itaoca SP, devastada

Caos em Bauru SP: Temporal transforma ruas em rios e causa destruição

Europa toma susto com tempestade do tamanho da França com ondas gigantes

Estudo revela ciclones cada vez mais fortes no leste da Ásia

Cenas de um Tornado devastando uma cidade americana filmado por um morador

Climatólogos Advertem: O Tempo Prepara Surpresas em 2014

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne