Fato que se repete: Milhares de peixes são encontrados mortos no Tocantins


18.02.2014 -

n/d

Milhares de peixes foram encontrados mortos, próximo à barragem da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães em Lajeado, a 50 km de Palmas. Um internauta flagrou a mortandade no domingo (16) e gravou um vídeo (veja ao lado). As imagens mostram que os peixes ficaram presos entre as pedras, após o fechamento das comportas da usina.

De acordo com pescadores, após 30 minutos que as comportas foram fechadas, o nível da água caiu cerca de 15 metros e essa mudança brusca na quantidade da água é o que provocou a mortandade de peixes.

O presidente da Colônia de Pescadores de Lajeado, Domingos Ferreira Lima, diz que todos os meses, toneladas de peixes morrem no local. “Na água mansa eles sobem e soltam a água, mas a água joga para o remanso e fica todo o peixe a boiar. Vaza demais, o bicho quer sair e não tem como sair, fica entre as pedras”, conta.

A Investco, empresa que administra a usina, é a responsável pela manutenção das comportas e  pelo controle do nível da água. Segundo Lima, a abertura e o fechamento da barragem trazem prejuízos para o meio ambiente, para pescadores e ribeirinhos. “Acaba com o peixe todo de uma mesma vez”, diz ele, acrescentando que a mortandade dos animais acontece na piracema, período em que fica proibido o exercício da pesca nos rios, lagos ou qualquer outro corpo hídrico no estado.

Nesta terça-feira (18), os técnicos da Investco e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) vão ao local para verificar o que está causando a morte dos peixes.

Fonte: G1  -  enviado pelo amigo Leonardo Petillo

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra. Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem." (Os 4, 1-3)

 

Veja também...

Milhares de peixes são encontrados mortos às margens do Rio Piracicaba

Contaminação da água: No Peru, 500 golfinhos morreram e não há explicação oficial

Vírus na água teria matado mais de mil golfinhos na Florida este ano

Morte de sardinhas em massa na costa oeste dos EUA deixa cientistas perplexos

EUA: Massiva morte da vida marinha na Costa Oeste está se acelerando

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne