Revista Época: Não foi só aqui. O mundo todo passou calor nos últimos meses


22.03.2014 -

n/d

Está um calor fora do normal. Mas você não está sozinho. Não foi só o Brasil que passou por um verão mais quente. O planeta todo esteve com temperaturas mais altas do que o normal nos últimos meses, segundo a Nasa, agência espacial americana. Considerando todas as regiões do mundo, a média de temperatura de dezembro até agora foi a décima mais alta desde que as medições começaram há 119 anos.

O mapa acima mostra como as temperaturas se desviaram do considerado normal nos vários cantos do planeta. O período analisado é de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Os trechos em vermelho mostram onde a temperatura média foi até 8 graus centígrados acima da média do século XX. As áreas em azul tiveram temperaturas até 8 graus abaixo da média. A única região mais fria do que o padrão foi o Oeste e o Centro da América do Norte.

n/d

Médias globais de temperatura entre dezembro e fevereiro. Os trechos em vermelho mostram onde a temperatura média foi até 8 graus centígrados acima da média do século XX. As áreas em azul tiveram temperaturas até 8 graus abaixo da média. (Foto: Divulgação/ Nasa)

A Europa teve um inverno bem mais quente do que o tradicional. Os Países Baixos e a Áustria tiveram o segundo inverno mais quente já registrado. A Suíça teve o terceiro mais quente. As flores e os brotos da primavera chegaram semanas mais cedo em vários lugares da Europa. Partes da China, da Rússia e da Austrália também viveram temperaturas acima do normal para o período.

É possível ver que o Sudeste e parte do Sul do Brasil (em vermelho) tiveram temperaturas mais altas do que o normal do século passado. Já o Centro Oeste e a Amazônia tiveram temperaturas ligeiramente mais baixas.

O calor fora do comum que os brasileiros vêm experimentando neste verão têm várias causas possíveis. Estações com temperaturas fora do normal fazem parte da variabilidade natural do clima. O everão anormalmente seco reduziu a cobertura de nuvens e ajudou a esquentar as coisas aqui embaixo.

n/d

No caso das grandes cidades, há ainda uma tendência de extremos mais acentuados de calor por causa da desertificação local. Quando você troca mata atlântica densa e verdejante por uma superfície de concreto e asfalto, aumenta a concentração de calor nos centros urbanos. É o que ocorrem no Rio e em São Paulo, por exemplo.

Seria fácil atribuir os recordes de calor e secura do verão ao aquecimento global. Mas não há como garantir essa associação. Ao contrário. Segundo os cientistas, a tendência das mudanças climáticas é para verões mais quentes porém também mais chuvosos no Sul e Sudeste do Brasil. As mudanças climáticas são complexas.

Fonte: Blog do Planeta - Revista Época

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Ondas de calor no Brasil poderão ser mais frequentes, diz especialista

Onda de calor é uma das mais extensas desde o início das observações em Porto Alegre

Onda de calor em Santa Catarina está entre os extremos climáticos deste ano em todo mundo

Com o calor, temperatura chega a 57ºC em ponto de ônibus de Curitiba

Racionamento de água afeta meio milhão de pessoas no interior de SP

Austrália: Onda de calor com temperatura de 50°C provoca morte de animais

Califórnia decreta emergência por causa de incêndios devido a forte onda de calor

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne