Terremoto no Chile liberou energia de 1500 bombas atômicas e foi detectado em SP


02.04.2014 -

n/d

O intenso terremoto de 8.2 magnitudes liberou a mesma energia que 1500 bombas atômicas e foi detectado na cidade de São Paulo apenas 11 minutos depois da ruptura, ocorrida abaixo do leito do oceano Pacífico.

O evento ocorreu na costa do Chile às 20h36 e disparou alertas de tsunamis para todos os países sul-americanos banhados pelo Pacífico, além de avisos de emergência que se propagaram desde a América Central até a costa oeste do México.

Este foi um dos maiores tremores ocorridos no Chile em toda a sua história. Antes desse, o maior evento havia ocorrido em fevereiro de 2010, quando um mega terremoto de 8.8 magnitudes ocorrido em Maule produziu efeitos em todo o país e destruiu grande parte da infraestrutura de diversas cidades.

Em 1960, o país foi alvo de um abalo de 9.5 magnitudes, o maior evento conhecido já registrado no planeta.

Deslizamento entre Placas

Da mesma forma que em 2010 e 1960, o evento dessa segunda-feira foi causado pelo choque entre a placa tectônica de Nazca, a oeste do epicentro e a sul-americana, a leste. Essa movimentação da crosta terrestre também é a responsável pela formação da cordilheira dos Andes, que domina a face ocidental da América do Sul.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, USGS, o hipocentro do tremor foi localizado a 96 km da cidade de Iquique, na costa chilena, abaixo das coordenadas 19.642°S 70.817°W, a 20 km de profundidade. Nesta região, a placa de Nazca escorrega por abaixo da placa sul-americana em sentido leste, à razão de 65 milímetros por ano.

O tremor acontece quando a pressão na zona de interface entre as placas cresce a tal ponto que ocorre a ruptura, liberando toda a energia armazenada. Um tremor de 8.2 magnitudes libera a mesma energia que 1496 bombas atômicas similares à que destruiu a cidade de Hiroshima em 1945. O evento de 2010 liberou energia equivalente à detonação de 12 mil bombas atômicas.

Ondas em São Paulo

A ruptura que provocou o tremor dessa segunda-feira ocorreu às 20h36 pelo Horário de Brasília e provocou uma série de ondas mecânicas que se propagaram pela crosta terrestre e atingiram todo o planeta.

Em São Paulo, o sismógrafo do Apolo11 mostrou que as ondas de compressão do tipo P chegaram ao centro da cidade às 20h47 BRT enquanto as ondas do tipo S, por viajarem mais lentamente atingiram a estação 400 segundos depois, as 20h54 BRT. A distância aproximada do epicentro até a estação é obtida multiplicando-se a diferença em segundos entre os tempos de chegadas das ondas P e S por 8, o que resultou em cerca 3400 quilômetros.

Fonte: Apolo11

============================

Nota de  www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque as comportas do alto se abrem e os fundamentos da terra tremem. A terra se quebra, a terra é abalada violentamente, a terra é fortemente sacudida. A terra cambaleia como um bêbado, é agitada como uma cabana. Sua rebelião pesa sobre ela, ela cairá e já não se levantará". (Is 24, 18-20)

"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (Lc 21,11)

"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)

"Quando os homens disserem: Paz e segurança!, então repentinamente lhes sobrevirá a destruição, como as dores à mulher grávida. E não escaparão". (1Ts 5,3)

 

Leia também...

Fortíssimo Terremoto no Chile teve pelo menos 20 réplicas superiores a 5.0 graus

Reportagem: Tremores de terra assustam moradores de Montes Claros MG

EUA: Novo Terremoto atinge a Califórnia, com mais de 100 réplicas registradas

O Atlântico treme: Terremoto 5.8 graus registrado próximo da costa brasileira

EUA: Supervulcão Yellowstone registra o maior terremoto em 34 anos

EUA: Terremoto em Los Angeles assusta apresentadores de telejornal

Tremor de 3,2 graus assusta moradores na Grande Belo Horizonte MG

Especialistas alertam que terremoto com tsunami poderá matar milhares em Portugal

Site Apolo11: Erupção do vulcão Cumbre Vieja pode causar um tsunami no Bras

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne