Fontes de água secando: Reservatórios do Centro-Oeste e Sudeste chegam a níveis alarmantes


03.05.2014 -

n/d

Em abril de 2012, estoque de água era de 76% e, no mês passado, 32,18%.
Representantes do ONS vão se reunir em Brasília para debater a crise.

O período das fortes chuvas já terminou, e os reservatórios das regiões que mais produzem energia no país seguem em níveis baixos. Os níveis dos reservatórios chegaram a índices preocupantes nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que têm 70% da capacidade de armazenamento no país.

Em abril de 2012, o estoque de água era de 76%. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) calcula que essas regiões fecharam o mês passado com 38,8% de reservatórios cheios. É um nível que se aproxima do que foi registrado em abril de 2001, ano do racionamento: 32,18%.

n/d

O professor Nivalde de Castro afirma que um agravante é o gasto com as termelétricas, que respondem por 20% da eletricidade consumida. Essas usinas são contratadas para funcionar, no máximo, quatro meses por ano. Em esquema de emergência, já estão operando sem parar desde outubro de 2012, como alternativa para economizar água dos reservatórios.

“Sem o programa de estímulo à redução do consumo de energia elétrica, nós ficamos entre a cruz e a espada. Por um lado, a demanda vai crescer. Por outro lado, a oferta de termelétrica que vai ter que bancar parte dessa demanda. Mas, como não chove na média histórica, os reservatórios não vão crescer. O cenário é um cenário preocupante e crítico”, aponta Nilvalde de Castro, professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que ainda não há necessidade de diminuir o consumo e que vai acompanhar as chuvas nos meses de maio a novembro. Se necessário, recomendar a adoção de medidas adicionais para garantir o fornecimento de energia  – o que pode incluir o racionamento.

Fonte: Jornal da Globo - G1

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br  -  por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Operador Nacional do Sistema Elétrico admite propor corte de luz no Brasil

O baixo nível da represa do Rio Jundiaí revela paisagem incomum e surpreende moradores

Previsão da Sabesp: Regiões de São Paulo podem ficar até 5 dias sem água

Especialistas alertam para grande risco de faltar água em São Paulo

Bacia do Rio Paraíba que abastece o Estado do RJ pode secar em 8 meses

A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne