Falta de chuva faz Rio secar em Minas Gerais e revela paredão de 100 anos


22.07.2014 - Um paredão construído há 100 anos para represar o Rio Verde e gerar energia em Varginha (MG) secou por causa da estiagem que atinge a região e agora está à mostra. A barragem fazia parte de uma usina que era responsável pelo abastecimento de 52 municípios do Sul de Minas. A unidade foi desativada no final da década de 1950.

n/d

Foto de arquivo mostra como paredão ficava normalmente em Varginha.

"Desde a infância a gente frequenta aqui porque meu pai sempre gostou de pesca. Na minha vida, nunca vi uma situação desse jeito. A água chegou a passar um metro acima do paredão. É como se a gente tivesse perdido uma parte da infância", reclama o produtor musical Rosildo Beltrão.

A atual situação do Rio Verde, que em muitos pontos agora parece apenas um pasto, surpreende os moradores.

n/d

Atual situação da represa causa preocupação para especialistas em Varginha.

No mês de janeiro, o volume de chuvas registrado em Varginha foi de 117,9 milímetros, menos da metade do previsto. Para não comprometer o abastecimento de água na cidade, a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) teve que investir em uma nova forma de captação.

"Em fevereiro nós colocamos uma captação por meio de balsa flutuante no meio do Rio Verde. Essa balsa lança a água no nosso canal. Isso fez com que a população fosse totalmente abastecida", explica o gerente regional da Copasa, Marco Aurélio Ribeiro.

Pelos estudos da Copasa, a previsão é que volte a chover até novembro. Até lá, a cidade não corre risco de desabastecimento. Mesmo assim, segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde, nos 31 municípios banhados por essas águas, a situação pode demorar a voltar ao normal.

"O impacto é direto. Essa água da Bacia do Rio Verde, como em outras regiões, é usada para a irrigação, principalmente neste período seco. Ela é usada para a atividade industrial, para todas as atividades econômicas, não tem como fugir disso. Ver a atuação de um rio secando é um impacto muito grande e isso assusta, chamando a atenção da sociedade para adotar medidas preventivas e corretivas em relação a isso. No momento, não há o que fazer a não ser economizar água", diz o presidente da bacia hidrográfica, Valentim Calenzani.

Fonte: G1

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

Diz na Sagrada Escritura:

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Ap 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)

 

Leia também...

Visôes do Autor deste Site: A Terra começa a sentir as Dores do Parto

Visôes do Autor deste Site: O Cavalo Preto e seu Cavaleiro Cavalgam

Fiéis fazem procissão para ter de volta água na torneira em Itu SP

Seca do Cantareira pode levar SP a depender de caminhões-pipa e água engarrafada

Estiagem no interior de SP faz afluente do rio Tietê secar completamente

Sistema Alto Tietê pode secar: Em 2015 de onde vamos tirar a água? Perguntam

Seca baixou a vazão do Rio Tiête mais de 50% e revela pedras escondidas há 70 anos

A seca nos rios do Sistema Cantareira: Vão desaparecer peixes, aves e outros animais

Situação Preocupante: Falta de chuva seca hidrovia em SP e para transporte de grãos

O baixo nível da represa do Rio Jundiaí revela paisagem incomum e surpreende moradores

Diretor da Sabesp: A energia vai acabar antes da água, se cenário de estiagem persistir

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne