Novo vírus encontrado no Brasil, gera diarreia, paralisia e pode até matar


23,06.2015 -

n/d

Rio de Janeiro - Pesquisadores da Fiocruz da Amazônia e do Laboratório de Medicina da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, encontraram, pela primeira vez no Brasil, um tipo de vírus que causa diarreia e paralisia flácida temporária nos membros inferiores de crianças de até cinco anos.

O vírus do gênero Gemycircularvirus também pode causar encefalite e, em casos muito extremos, levar à morte, de acordo com estudo publicado na revista “Virology”.

“A paralisia nos membros inferiores não é simplesmente a fraqueza que dá após longos períodos diarreicos. É uma paralisia total, com impossibilidade de andar por até duas semanas”, explica Patrícia Orlandi, pesquisadora da Fiocruz Amazônia, em comunicado da FioCruz.

A descoberta do vírus no Brasil aconteceu quase que por acaso. Com o objetivo de analisar quais tipos de vírus e bactérias mais acometem as crianças na capital do Amazonas, estudiosos coletaram, de 2007 a 2009, 1.500 mil amostras de fezes de crianças de zero a dez anos com diarreia atendidas no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio e na Policlínica da Codajás (PAM Codajás), em Manaus.

“O pesquisador da Califórnia, Tung Gia Phan, viu nosso estudo e entrou em contato solicitando 600 amostras para analisar com relação a novos tipos de vírus. Em cinco das 600 amostras, ele encontrou o vírus do gênero Gemycircularvirus”, diz Patrícia.

“Parece pouco, mas significa dizer que o vírus está circulando e que temos de melhorar o diagnóstico para que haja tratamento adequado e o quadro não se agrave.”

Não há diagnósticos realizados do vírus, uma vez que foi descoberto apenas recentemente. No entanto, médicos já tinham observado os sintomas que ele causa, mas sem sua identificação. O próximo passo é, então, diante dos resultados, iniciar um estudo para desenvolver um kit de diagnóstico rápido do vírus, segundo Patrícia, uma vez que atualmente ele só pode ser feito após a análise molecular das fezes do paciente.

“Com o desenvolvimento de um kit para diagnóstico, auxiliaremos na vigilância epidemiológica de um vírus que é tão agressivo e que, até então, era desconhecido”, disse. “Tentaremos descobrir, ainda, se o vírus está circulando na região Amazônica para diminuir a incidência de casos.”

Saiba mais

Contágio. A transmissão do Gemycircularvirus é feita de forma oral, a partir do consumo de água contaminada. Não há diagnósticos realizados do vírus, uma vez que foi descoberto apenas recentemente.,

Fonte: O Tempo noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6,8)

 

Veja também...

Paciente com raiva humana morre após um mês internado em Campo Grande MS

Estados Unidos: Novo virus descoberto faz 1ª vítima fatal

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne