O coração que o fogo não destruiu: um milagre pós-martírio no Rio Grande do Sul


21.12.2015 -

n/d

Padre Roque Gonzalez e companheiros mártires.

O padre Roque Gonzalez (1576-1628) nasceu de uma família da alta sociedade do Paraguai e veio trabalhar entre os índios no Caaró, atual Rio Grande do Sul (Brasil). Além de lhes ensinar os princípios cristãos, o padre formou núcleos de resistência indígena contra a brutalidade praticada por uma parcela dos colonizadores europeus.

Eram as reduções, formadas por uma praça central com a igreja, a escola e outras repartições voltadas a orientar os índios no cultivo da terra, no trato dos rebanhos e uma série de outras questões econômicas e sociais.

Não só o padre Roque, mas também os padres Afonso Rodrigues e João del Castillo, todos jesuítas, se dedicavam por inteiro à missão de conversão e proteção dos índios num trabalho pioneiro e comunitário que se estendeu por muitas regiões. Infelizmente, ele encontrou a oposição de gente gananciosa e invejosa: entre essas pessoas estava um pajé, que, sentindo abalada a sua liderança, açulou um pequeno grupo de revoltosos contra o missionário.

Em 19 de novembro de 1628, ia ser inaugurado o sino da igreja na aldeia dos índios guaicurus, no Caaró. O povo se aglomerou ao redor e tudo corria bem. Mas o assassinato dos padres Roque Gonzalez e Afonso Rodrigues já tinha sido tramado à surdina pelo pajé da aldeia. Um pequeno grupo de revoltosos se misturou aos fiéis na hora da bênção. Quando o padre Roque se abaixou para erguer o sino, um deles desferiu dois golpes de machado de pedra contra a sua cabeça. O padre Afonso foi vítima da mesma crueldade. Em seguida, o grupo ateou fogo à igreja, retalhou os corpos dos dois mártires e os lançou às chamas.

n/d

No dia seguinte, voltaram para ver as ruínas. Do peito do cadáver do padre Roque, parecia ouvir-se uma voz: “Meus filhos, ainda que me matem, não me afastarei de vocês”. Aterrorizado, o cacique mandou abrir o peito do sacerdote e arrancar-lhe o coração. Espetou-o numa seta e novamente o atirou no fogo.

O coração do padre Roque, no entanto, não foi consumido pelas chamas. Alguns piedosos o recolheram intacto, fruto de um estupendo milagre, e o guardaram.

n/d

Hoje o coração de São Roque Gonzalez está guardado na Capela dos Mártires do Colégio Cristo Rei, na cidade de Assunção, Paraguai, e é venerado como relíquia.

n/d

Os padres Roque Gonzalez e Afonso Rodrigues (+15/11/1628) foram martirizados em Caaró e o padre João del Castillo (+17/11/1628) em Pirapó. Os três foram canonizados em 1988, por ocasião da visita do papa João Paulo II. Fonte: http://pt.aleteia.org

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?" (Romanos 8, 35)

"E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória". (1 Pedro 5, 4)

"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte". (Apocalipse 12, 11)

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida". (Apocalipse 2, 10)

 

Veja também...

Santo Estêvão primeiro Mártir da Santa Igreja Católica

Padre Miguel Agustin Pro, Mártir da Fé: Viva Cristo Rei...Viva Cristo Rei

São Carlos Lwanga e demais mártires, no combate ao grave pecado do homossexualismo, na defesa da Palavra de Deus

Os fervorosos 40 mártires do gelo: Você conhece a história destes homens?

Padre Francisco Alves, Tesouros de Exemplos: Como morre um Vigário

Padre Francisco Alves: Os Três Degraus da Forca

O que diriam os mártires da fé, São João Fischer e São Tomás Morus, sobre o ecumenismo do Papa Francisco

Bispos alemães estão do lado de Santo Tomás Moro ou Henrique VIII? Acaso os Santos Tomás Moro e João Fisher sacrificaram suas vidas em vão? Pergunta o Arcebispo Samuel Aquila

Fim dos Tempos: Os mártires da fé. E você, continuará indiferente?

São só crianças, mas sabem que são filhos de mártires cristãos: Meu pai não renegou a fé e eu tenho orgulho dele!

Documentário do Discovery Channel: Mártires e Santos da Igreja Católica

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne