Como ficar calado quando vemos a dignidade excelsa de nossa Mãe Maria Santíssima rebaixada por uma recente declaração de Francisco que disse que é uma "tonteria" (idiotice) proclamar Nossa Senhora Corredentora?


21.12.2019 -

Por Padre João Batista de A. Prado Ferraz Costa

A cada dia que passa torna-se mais evidente a insensatez de certos católicos conservadores que afirmam que, diante das inúmeras declarações desconcertantes e dos ensinamentos heterodoxos do papa Francisco, a única atitude correta (deveriam confessar, a única atitude cômoda), a única postura coerente de um católico é limitar-se a rezar pelo papa, disfarçando ao máximo seus desvios, numa dissimulação, num acobertamento de seus erros.

n/d

Ao contrário dessa posição cômoda, que evita os dissabores de todo tipo de perseguição, Santa Catarina de Sena, que chamava o papa “o doce Cristo na terra”, dizia que o silêncio tudo corrompe.

Como ficar calado quando vemos a dignidade excelsa de nossa Mãe Maria Santíssima rebaixada por uma recente declaração de Francisco Bergoglio que disse que é uma “tonteria” proclamar Nossa Senhora Corredentora? Impossível guardar silêncio em face de quem tripudia sobre o título mais glorioso da Rainha dos Mártires.

Se o papa, em tom sereno e digno, se reportasse às dificuldades teológicas que o título de corredentora atribuído à Maria Santíssima implica, acataria respeitosamente as palavras do Santo Padre. Mas não é o caso.

A declaração infeliz de Francisco exige uma reparação pública, porque qualquer palavra, qualquer gesto tendente a diminuir a dignidade da Medianeira de todas as graças – a qual não é um simples membro ilustre do corpo místico de Cristo que intercede pelos seus filhos, como pretende a teologia modernista -, sobre ser suspeita de heresia, é nociva à piedade das pessoas mais simples e contradiz a doutrina tradicional resumida nos célebres dizeres de São Bernardo: De Maria nunquam satis.

É verdade que o título de corredentora suscita certas dificuldades, coisa admitida por  teólogos abalizados como o cardeal Pietro Parente no Dizionário di Teologia Dommatica (cf. verbete “Corredentrice”, Roma, 1957), mas não se trata de dificuldades insanáveis.

Corredentora é um título atribuído a Nossa Senhora com longa história. Consta ter aparecido pela primeira vez no século XIV, sendo precedido pelo título de “Redentora”, do século X, empregado para nomear a Mãe do Redentor.

n/d

Os verdadeiros teólogos católicos resolvem as dificuldades em torno do título “corredentora”, admitindo a corredenção de Nossa Senhora como uma realidade secundária e subordinada à redenção principal, suficiente e necessária de Cristo. Maria Santíssima não se limitou a ser o meio pelo qual nos veio o Redentor, mas consentiu com sua vontade livre na obra da Encarnação Redentora e ao longo da sua vida uniu-se à Paixão de Cristo. Tanto assim que São Boaventura diz que ” só havia um altar: a cruz do Filho onde a Mãe era sacrificada juntamente com o Cordeiro Divino. Por isso, pergunta-lhe: “Ó Maria, onde estáveis? Junto à cruz? Ah! com muito maior razão digo que estáveis na mesma cruz, imolando-vos crucificada com vosso Filho.” (Apud As glória de Maria, de Santo Afonso Maria de Ligorio)

Somente os protestantes que negam a necessidade das obras para a salvação (sola fides) e não compreendem a distinção fundamental entre a redenção objetiva (operada por Cristo) e a redenção subjetiva (a necessária colaboração do homem com a graça para a sua justificação) não podem aceitar que se diga que Nossa Senhora é corredentora, não no sentido de que a mediação ou corredenção de Maria seja principal ou equivalente à de Cristo, quer dizer, não há dois redentores, Cristo e Maria, mas secundária, dependente da redenção principal de Cristo, não porque fosse absolutamente necessária, mas por um disposição divina: Deus quis a participação de Maria Santíssima no drama do Calvário.

Para os católicos fiéis à tradição e ao magistério constante dos papas, a questão é pacífica. Com efeito, além da Sagrada Escritura que, segundo a interpretação do Doutor Máximo São Jerônimo, nos fala, no livro do Gênesis (III, 14-15), de uma mulher (Maria Santíssima) e de sua estirpe (Jesus Cristo), a qual, com Cristo, esmagará a cabeça da serpente, além desta passagem da Sagrada Escritura e de outras do Novo Testamento, temos os ensinamentos dos grandes papas anteriores ao desastroso Concílio Vaticano II. Por exemplo, a respeito de Nossa Senhora Corredentora escreveu o papa Leão XIII na encíclica Iucunda semper: “sobre o calvário, levada por um imenso amor de nós, para dar-nos novamente a vida sobrenatural da graça e ter-nos como filhos espirituais, ofereceu ela mesma  seu Filho à justiça divina e com ele morreu espiritualmente traspassada por uma espada de dor em seu coração.” São Pio X diz uma verdade importantíssima sobre a corredenção de Maria Santíssima na encíclica “Ad diem illum, que esclarece a idéia de que Maria foi associada à obra redentora de Cristo por disposição divina e não unicamente por sua livre vontade, de maneira que sua corredenção é necessária hipoteticamente, quer dizer, porque Deus a quis: Maria foi associada à Redenção de Cristo e não foi Maria que se associou à dolorosa obra de resgate da humanidade de Jesus.Temos ainda a carta apostólica de Bento XV (primeiro papa a definir teologicamente a doutrina de Nossa Senhora Corredentora), Inter sodalicia, na qual diz: “Maria, sobre o calvário, aos pés da cruz, sofreu de tal maneira e quase morreu com seu Filho padecente, por um designo divino, e imolou o seu Filho para aplacar a justiça divina, de modo que, com razão, se pode dizer que Maria redimiu, juntamente com Cristo, o gênero humano”. Temos ainda o ensinamento de Pio XII na sua importantíssima encíclica Mystici Corporis: “Ela finalmente, suportando com ânimo forte e confiante imensas dores, verdadeira Rainha dos mártires, mais que todos fiéis, “completou o que falta à paixão de Cristo…pelo seu corpo que é a Igreja (Cl. 1, 24), e assistiu ao corpo místico de Cristo, nascido do Coração rasgado do Salvador, com o mesmo amor e solicitude materna com que amamentou e acalentou no berço o menino Deus.”

Tendo em vista estes monumentos de sabedoria e piedade cristãs que nos legou a Sagrada Tradição, custa-nos entender como Bergoglio possa dizer que “Nossa Senhora Corredentora é uma tonteria”, como possa dizer uma coisa tão vulgar, tão desprovida de siso, coisa própria dos mais reles hereges. A explicação só pode ser uma: uma nova religião se instalou no Vaticano, sob a influência do neo-modernismo e da teologia da libertação. Pretenderam-se sábios em sua vã ciência moderna, em um desprezo soberbo da tradição, tornaram-se estultos.

A nossa reação e resistência a tão incomensurável devastação da vinha do Senhor deve ser sem nenhum acanhamento e compromisso com os poderosos do dia.

Sed haec est hora illa vestra, et potestas tenebrarum. 

Não tenhamos ilusão e não nos deixemos abater: os modernistas, desde o Vaticano II, triunfam e empreendem sua obra devastadora. Combatamos o erro com desassombro, não importa de onde venha.

A nós nos resta permanecer firmes aos pés da cruz, com nossa Mãe Corredentora, porque a iniquidade não triunfará.

Anápolis, 14 de dezembro de 2019

Visto em: santamariadasvitorias.org

 

Veja também...

Carta de uma fiel católica leiga ao Papa Francisco: "Pensarei no senhor de uma maneira humana, mais do que apenas um Papa mau que está destruindo a Igreja"

Francisco negou a Doutrina da Co-Redenção de Maria, sustentada por vários Doutores da Igreja e excelentes teólogos, bem como pelo Magistério Pontifício, inverteu o Dogma da Maternidade Divina de Nossa Senhora

Leigos católicos imploram ao Papa Francisco que honre a Santíssima Mãe de Deus, Rainha Maria, não a "Mãe Terra" (Pachamama) em carta aberta

Cardeal Raymond Burke: Católicos têm Nossa Senhora de Guadalupe como Mãe, "não Pachamama" ("Mãe Terra" adorada por Francisco)

Francisco propõe acrescentar "pecado ecológico" contra nossa "casa comum" ao Catecismo (pecado contra a "Mãe Terra"?)

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne