Igrejas italianas abertas, mas fechadas: Os Bispos reféns do Governo


28.03.2020 -

n/d

Por Andrea Zambrano

Ainda os fiéis estão parados, mas as igrejas estão abertas, mas sem uma comunicação A Polícia e as Armas não aceitam autocertificações por motivos religiosos, como mostra o telefonema do Bússola para um comissário da Lombardia. O Ministério do Interior não nos ouve e o CEI pede um esclarecimento oficial, que poderá chegar hoje. Mas os bispos têm sido mornos e agora eles se encontram perseguindo as concessões de um governo que faz o que quer, sentindo-se no direito de obscurecer a liberdade de culto. Quando um pouco mais de determinação seria suficiente.

O último em ordem de aparição foi um magistrado que contou sua desventura. "A dúvida, na verdade a certeza, é que, para o nosso mundo doente de corpo e espírito, Nosso Senhor Jesus Cristo vale menos que um cigarro", diz o juiz napolitano Domenico Airoma, que se viu frente a frente com um policial ao qual ele teve que explicar - em vão - que ele estava indo à igreja para visitar o tabernáculo. O magistrado ouviu a resposta de que mais ou menos muitos italianos hoje em dia se sentem parados. «As igrejas estão fechadas», «vá orar em casa», «você não pode entrar aqui», «se não sair, iremos denunciá-lo» e outras variações ao tema das igrejas inacessíveis, mesmo que abertas. "Você tem que ser humano", disse o chefe de polícia Gabrielli aos agentes. E menos ruim.

Airoma está em boa companhia. De Lecce, indo até Varese, passando pela Ligúria e Ancona, foram muitos os relatos de leitores que foram parados pela polícia e tiveram que "justificar" que a oração fazia parte de uma situação de necessidade. A todas essas pessoas até o momento não chegaram respostas tranqüilizadoras quanto à possibilidade de ter acesso às igrejas. Que permanecem em aberto mesmo após o projeto de decreto de 25 de março passado - modificado mais tarde ontem - que previa o cadeado sem muitos elogios. Mas, mesmo que aberto (leia o artigo de Giacomo Rocchi aqui), ninguém do governo jamais quis explicar o que escrever na autocertificação: razões para o culto? Necessidades espirituais? Nada.

Até o Novo Compasso Diário tentou ontem chamando quartéis dos carabinieri e questure (de Bolonha para Nápoles passando pelo Brianza e Bérgamo), chegando à assessoria de imprensa do Ministério do Interior: sem esclarecimentos e quando alguém alguém do outro lado do telefone que ele atendeu, é o caso do Ministério do Interior, nos disseram: 'Quando o funcionário chegar, vamos pedir-lhe para apresentar o assunto a ele'. É evidente que a questão é política e não é confiada ao capricho de um líder.

E, sendo políticos, os bispos teriam que resolvê-lo. Em vez disso, esses dias continuaram com o relacionamento bastante problemático e incomum entre a polícia e os fiéis, que, na ausência de um esclarecimento entre a CEI e o governo, tiveram que disputar a praça vazia em frente à igreja como um desafio. Humilhante pelo direito de ir ao culto e deprimente pelo abuso de poder daqueles policiais que - sem nenhum apoio legal - pararam os fiéis. «Veja - um comandante de uma delegacia da Lombardia que nos diz sem palavras - se eu encontrar alguém que vá à igreja, digo que as igrejas estão fechadas porque é certo que as igrejas estão fechadas. E se você insistir eu multo ». Questionável, mas também perturbador.

É o resultado de um curto-circuito que basicamente demonstra duas coisas: que o governo faz o que parece pisotear lindamente outra liberdade, a do direito ao culto, e que os bispos neste jogo são muito mornos. Submisso, refém e perseguindo de tempos em tempos uma concessão a ser obtida pela graça recebida de Giuseppi, quando, pelo menos, tinha que ser o contrário, porque as limitações às igrejas, que ainda gozam de extraterritorialidade, tinham que ser concedidas ao governo após uma negociação de última hora isso salvaguardaria a dignidade do culto que os italianos devem continuar desfrutando.

De fato, até hoje - exceto pelas comunicações que, no entanto, poderiam chegar mais tarde - o jogo ainda não foi desbloqueado e, apesar da CEI - finalmente - ontem de manhã, pediu ao governo que esclarecesse a questão das igrejas abertas, mas inacessíveis.

"Escrevi ao ministério pedindo que anotassem as coisas que definimos ontem - explica o porta-voz da CEI, Don Ivan Maffeis, ao New Daily Compass -. Conseguimos "rasgar" um sim na presença de um pequeno grupo de pessoas (acólitos, cantores, músicos, diáconos etc ...) para as comemorações do Tríduo Pascal. Com base nisso, parece-nos que é consenso que um membro dos fiéis possa entrar na igreja para orar enquanto as condições de segurança forem garantidas ».

O raciocínio de Don Maffeis é lógico, mas a lógica, infelizmente neste triste caso, entrou em conflito contra a porta do Palazzo Chigi.

«Até hoje insistimos em ter uma resposta positiva porque o que você relatou é verdadeiro: as pessoas se vêem rejeitadas pelas igrejas, não sabem o que escrever na autocertificação e, além disso, encontram-se no decreto de que as igrejas permanecem abertas. É claro que há algo que não funciona ", diz ele, ao especificar que as relações com o governo ainda são boas.

À noite, uma abertura tímida parece vir: "O governo, através do Ministério, interpreta como nós, mas apenas em palavras", nos dizem do Cei. Na verdade, não há confirmação escrita que possa vir hoje.

Virá? Em breve para se desequilibrar.  O certo é que todos os fiéis devem poder escrever livremente - como já fazem compras, farmácia, trabalho e todas as novas situações de necessidade adicionadas ontem na quarta reimpressão do formulário - «Vou rezar em igreja porque o culto é um estado de necessidade ». Se essa possibilidade não for reconhecida e colocada em preto e branco, ainda nos encontraremos diante da raquete vermelha do policial que intima o Alt. E pela força que menciona isso, as primeiras multas também começarão.

E, no entanto, para resolver o problema, bastava uma ligação do presidente da CEI, Bassetti para Conte, mais ou menos desse conteúdo: "As igrejas permanecem abertas e os fiéis vão para lá exatamente como fazem as compras agora".

Fonte: lanuovabq.it  via  sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

Os agentes guardam as Igrejas: Eis a polícia religiosa!

Contra o coronavírus suspenderam Missas com a cumplicidade do Vaticano. Mas sem a ajuda de Deus, será uma catástrofe

Desabafo de um Padre do Interior do Rio de Janeiro sobre o Coronavírus e a Liberdade Religiosa

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne