O drama de uma Igreja autoexilada: A Salvação de Cristo não é mais necessária, mas basta uma "proximidade religiosa do humano"


11.08.2020 -

n/d

Por Stefano Fontana

O número 509 da revista “Il Mulino” agora em distribuição é inteiramente dedicado a “E agora? Itália pós-emergência ". Como se sabe, a revista Bolognese é uma expressão do progressismo em geral e católica em particular e tem por trás dela o "poder" das Edizioni del Mulino: mais ou menos toda a intelectualidade que conta passa daí. Marcello Neri, teólogo e conferencista no Instituto G. Toniolo de Ciências Religiosas de Modena, escreve um artigo com um título interessante: “A religião inútil” (pp. 489-496). Vamos ver porque "inútil" segundo ele (e segundo nós).

Durante a emergência do coronavírus , muitos, incluindo o New Daily Compass, tinha criticado a Igreja italiana precisamente por isso: ter demonstrado a inutilidade da religião (católica). Fechou as igrejas antes que o governo lhe pedisse, aceitou a legislação civil no campo litúrgico, aceitou a violação da Concordata, não disse nada diante de regras aparentemente absurdas e ilógicas, não reagiu apesar de ser tratado muito pior que pizzarias , aplicou regras ainda mais restritivas do que as promulgadas ao se tornar uma Igreja do Estado, não criticou a falsidade instrumental do apelo político aos ditos especialistas, indicou a respeito da distância social a forma de testemunhar o amor ao próximo sem pensar em colaborar desta forma às consequências negativas das próprias medidas, aceitas as decisões administrativas como verdades absolutas e, sobretudo,

Meu pastor repetiu várias vezes do altar que Deus não pune com dificuldades, mas nos dá forças para enfrentá-las. Assim, Deus não é mais o Todo-Poderoso, mas se torna um animador moral e social. Tudo o que Ele pode fazer, Ele faz através de nós, mas então Ele não pode fazer nada. Este, de fato, é um Deus imanente e não mais transcendente. Além de um Deus impotente: a salvação não vem de Deus, mas dos médicos e do governo. A religião, portanto, exilou-se por si mesma: igrejas fechadas, sem procissões propiciatórias, sem orações.

Éramos também nós que censurávamos o fato de a Igreja promover uma religião inútil. Mas agora "Il Mulino" também o faz, só que para a revista italiana do neo-iluminismo que a religião decidiu ser inútil é um bem, na verdade um dever da Igreja. O achado é o mesmo, mas a avaliação é o oposto. E isso nos diz que não foi por acaso que a Igreja optou por ser inútil na pandemia, mas por motivos teológicos, ao contrário daqueles que reclamaram dessa escolha da inutilidade. Também neste caso emergiram duas teologias opostas e antitéticas, como infelizmente somos agora obrigados a verificar em todos os campos da vida da Igreja.

Marcello Neri explica por que a religião deve se tornar inútil. A Igreja deve sair do "paradigma da necessidade", isto é, da afirmação de que é necessária para o mundo; e deve aceitar sua “não imunidade aos assuntos humanos”, isto é, não se considerar acima da história, porque “faz séculos que não foi mais necessário ao homem, que aprendeu a fazer e a viver sem ela”. Supondo que essa observação seja pertinente, ela permanece, porém, apenas uma observação factual, confundi-la com uma observação de valor (isto é, que isso está certo) é historicismo. Como historicismo é pensar que Cristo não é "necessário" e que o Cristianismo não diz nada imune à história. Cristo tem "palavras de vida eterna" e nem um pingo de suas palavras mudará.

Para Neri, a religião deve transformar-se aceitando ser “a proximidade religiosa do humano”, isto é, estar humanamente ao lado do homem sem lhe falar da salvação de Cristo; e deve "fazer um pacto com outras religiões em nome da fraternidade entre os povos e as culturas, que esboçou o imaginário de uma religião possível por vir". A Igreja não deve mais "construir mundos paralelos" (só existe um mundo, o da história profana) ou fazer valer "seus direitos exclusivos de salvação" (a salvação está em todo o mundo).

Seria precisamente uma religião inútil , visto que para esses fins bastaria um humanismo genérico, uma capacidade de intervenção "a favor do humano comum a todos nós". Uma pena que este ser humano se perca sem a luz de uma religião que afirma ser verdadeira em um sentido transcendente e absoluto e que quer ser salvo pelo homem em vez de salvá-lo. Ou que deseja ser salvo por outras religiões em vez de fingir que as salvará construindo uma "possível religião por vir". Os dogmas da religião católica têm um enorme efeito histórico, mas precisamente porque não são apenas históricos.

Grande parte da teologia católica é agora ateísta . No sentido de que Deus não deve mais se ver na história porque é alheio à "lógica causal com a qual vinculamos os acontecimentos". É a tese de Ernst Bloch segundo a qual apenas o cristão pode ser um bom ateu porque Cristo na cruz é o homem que se sentou no lugar do pai. Na cruz, Deus teria se esvaziado ( Kenosis ) e se tornado inútil.

Fonte: lanuovabq.it  -  Enviado por Vitor Hugo

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Nota de www.rainhamaria.com.br

Disse Santo Ambrósio de Optina, sobre o Fim dos Tempos e os hereges que irão querer dominar a Igreja: "Quando você ver nas Igrejas o descaso (indiferença com o Sagrado) aos atos Divinos, aos ensinamentos dos Santos, e da ordem estabelecida por Deus, saiba que os hereges já estarão presentes. O Senhor disse que eles podem ser facilmente reconhecidos pelos seus frutos".

 

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